O Diagnóstico Empresarial
Por: feerlima • 27/8/2022 • Artigo • 1.321 Palavras (6 Páginas) • 126 Visualizações
DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL – ZUDDI SEMIJOIAS
Alfredo Schafer, Alex Michels, Cíntia Carla de Brito, Fernanda Dums de Lima, Wilhelm Filipe de Antoni Rohten¹
Fabiane Tessmann²
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Parafraseando Chiavenato, o planejamento estratégico está sempre ligado com os objetivos estipulados a médio e longo prazo de uma determinada empresa que afetam desde a direção até a viabilidade da empresa. Com isso, percebe-se que se o diagnóstico empresarial for aplicado de forma isolada ele não será suficiente pois é preciso que o planejamento estratégico seja realizado de maneira integrada a todos os planos operacionais da organização.
Diagnóstico empresarial é uma avaliação interna dos processos da empresa, que tem como objetivo observar o funcionamento da empresa como um todo. Nessa avaliação são identificados os pontos fortes e fracos que a mesma apresenta. As respostas obtidas por meio do diagnóstico empresarial possibilitam um entendimento do porquê a empresa apresenta tais resultados e desse modo facilitam e auxiliam na tomada de decisões para corrigir e, até mesmo, evitar problemas, deixando assim a empresa mais organizada. Todavia, se esse diagnóstico não for bem feito de nada adianta fazer melhorias pois elas irão trazer problemas piores do que os que a empresa já apresenta.
A identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é uma fase do desenvolvimento do planejamento estratégico da organização. É realizada por meio de dados atualizados, obtidos por profissionais internos ou até mesmo de empresas especializadas, o que se torna de extrema importância para alcançar resultados. Com os dados formatados em mãos, os executivos delinearão os próximos passos que a organização seguirá a curto, médio e longo prazo. (OLIVEIRA, 2019, p. 22)
Analisar o ambiente é o processo de monitoramento para identificação de riscos e oportunidades presentes no cenário da empresa e perceber de que modo eles podem influenciar nos resultados, essa análise é composta por todos os fatores, internos e externos. A finalidade para todos esses processos é avaliar o ambiente de um modo que todos consigam se adaptar e se adequar as mudanças estabelecidas. Mas para que se obtenha sucesso é preciso entender a dinâmica do ambiente, como ele funciona, as metas, estruturas, objetivos e outros fatores.
O diagnóstico visa levantar as necessidades passadas, presentes ou futuras por intermédio de pesquisas internas, a fim de descrever o problema e preservas uma intervenção. Envolve a coleta e o cruzamento de dados e informações, a definição dos pontos fortes e fracos e o detalhamento dos problemas por meio de uma análise aprofundada, visando identificar as suas causas e definir ações para os pontos passíveis de melhoria. (CAVALCANTI e MELLO, 1981. Apud SILVA, 2010, p. 47)
Um fator importante nesse processo é a famosa análise SWOT, que analisa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa. Forças e fraquezas relacionam-se com o ambiente interno e as oportunidades e ameaçam com os fatores externos. No Brasil é conhecida também como Análise FOFA (FFOA), é um sistema que verifica a posição estratégica de uma determinada empresa em seu ramo de atuação, pode ser utilizada em qualquer cenário, desde a criação de um site até a gestão de uma empresa multinacional.
Com um bom planejamento todos da empresa falam a mesma língua e isso melhora a comunicação e faz com que todos, juntos, sigam o mesmo caminho em busca da realização do objetivo. Sem o planejamento estratégico é muito mais difícil identificar os perigos e o potencial da empresa, e é justamente por identificar ameaças e oportunidades que a análise SWOT permite que a empresa se prepare para fazer investimentos certeiros.
Depois disso tudo, define-se um plano de ação, onde são elaboradas as formas que as estratégias serão executadas. Além disso tudo, os benefícios do planejamento estratégico são o auxílio na tomada de decisões, desse modo todas elas são feitas baseadas em informações e voltadas para o sucesso da empresa.
Desse modo, o diagnóstico empresarial nada mais é que uma coleta de dados e informações da empresa, com a intenção de saber qual a realidade em que a empresa está inserida e enfrentando, traçar um perfil, estabelecer um bom plano e fazer com que todos tenham conhecimentos de todas as áreas envolvidas, buscando, assim, descobrir qual a situação atual e identificar soluções novas para a melhoria da empresa e a obtenção de bons resultados.
De acordo com Sobral (2012), “o sucesso ou insucesso da organização depende, principalmente, da qualidade da sua administração, porque são os administradores que estabelecem os objetivos e guiam a organização de forma a alcançá-los”.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Para elaboração desse trabalho realizamos uma entrevista com Pedro Antônio Remus, sócio proprietário da empresa Zuddi Semi joias. A entrevista foi realizada na sede da empresa localizada na rua Quinze de janeiro, no centro de Canoas, Rio Grande do Sul. Durante a entrevista Pedro foi questionado sobre conceitos, os treinamentos dos funcionários, investimentos, clientela, inovações e estratégias da empresa.
No decorrer da conversa as respostas das perguntas foram obtidas, bem como ficamos a par do diagnóstico e da situação estratégica da empresa. Pedro cita que o conceito de responsabilidade socio-empresarial é fazer reuniões semanais para definir com os sócios projetos que serão levados adiante. E ainda, ele comenta que a empresa não realiza investimentos a longo prazo pois é uma empresa do ramo varejista, mas que investem constantemente na capacitação de seus colaboradores pagando cursos técnicos com diploma. Pedro destaca que a empresa, no momento, não pretende ampliar o seu mercado de trabalho e sim, busca desenvolver seus produtos levando como base tanto as tendências como as necessidades imediatas do consumidor.
...