O Dissertação Fayol
Por: Angelica Da Silva Azevedo • 14/6/2017 • Dissertação • 503 Palavras (3 Páginas) • 355 Visualizações
Fundamentos da Administração e Modelos de Gestão 14 de abril de 2015
Ricardo Thielmann
Aluna: Angélica da Silva Azevedo angecazevedo@hotmail.com
Curso: Ciências Contábeis
Publicações Póstumas de Henri Fayol: Revisitando sua Teoria Administrativa
Edson Miranda de Souza e Afrânio Carvalho Aguiar
Publicações / Póstumas / Fayol
O texto apresenta pensamentos e textos desenvolvidos por Fayol, mas que não foram publicados e acabaram sendo esquecidos com o tempo. E no decorrer do mesmo, os autores desenvolvem esses pensamentos os tornando conhecidos aos estudiosos e interessados no assunto.
Ao contrário do que se pensava Henri Fayol não era um pensador administrativo que focava apenas no modelo organizacional da empresa e a via como um ser fechado e que não interage com a sociedade. Fayol tinha sim um pensamento que ia além dos portões da organização. O único problema é que suas ideias, que chegam a ser comparadas a pensamentos que foram criados mais à frente de seu tempo, como a Teoria das Relações Humanas, não foram devidamente publicadas e expostas para serem analisadas e estudadas, levando assim a se acreditar que Fayol fazia parte de uma administração autoritária.
Os pensadores da época de Fayol acreditavam que a empresa deveria agir somente de forma reativa, ou seja, apenas para resolver e corrigir problemas que iam sendo descobertos pelo decorrer do caminho. Fayol por sua vez já pensava que a empresa poderia agir de forma prévia, antecipando-se aos problemas, que já poderiam ser evitados e solucionados antes mesmo de ocorrerem. Outro ponto em que Fayol se difere dos pensadores de sua época é que ele não via a organização como um local fechado e totalmente à parte da sociedade a sua volta, ele a via como um ser que interage com o mundo a sua volta.
Fayol também acreditava que a administração é necessária em qualquer área, logo, ela deve ser ensinada para capacitar e guiar novos administradores. Com esse objetivo, Fayol desenvolve então 10 princípios administrativos que vão nortear o ensino da administração. Esses princípios por sua vez mesmo sendo desenvolvidos há muito tempo, ainda hoje são muito utilizados.
Esses pensamentos desenvolvidos por Fayol continuam a fazer parte das organizações. A forma de comando e divisão de autoridades onde cada funcionário tem apenas um supervisor a quem deve prestar contas. A disciplina e ordem que são as respostas a essa autoridade. O planejamento que nos proporciona estabilidade nas atitudes e tomadas de decisão. A divisão clara e objetiva dos níveis de autoridade e funções são explicitados através do organograma. E as informações geradas pela contabilidade que proporcionam um conhecimento da empresa pelos seus administradores e funcionários. Todos esses são fatores que ainda hoje se fazem presentes nas organizações.
...