O ESTUDO DE CASO
Por: Lorran Ribeiro • 24/4/2021 • Trabalho acadêmico • 401 Palavras (2 Páginas) • 143 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINITRAÇÃO ESTRATÉGICA
Resenha Crítica de Caso ou Artigo: CASO HARVARD Nokia
Nome do aluno: Lorran Ribeiro Dos Santos
Trabalho da disciplina: GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA INOVAÇÃO EMPRESARIAL
Tutor: Professor: ANDREA QUINTELLA BEZERRA
Local:
ITAPERUNA RJ
Ano: 2021
ESTUDO DE CASO HARVARD: Nokia:
Os autores abordam a experiência de um treinador de guarnição de remo militar de Wes Pointe do exército dos Estados Unidos. O treinador busca compreender nesta temporada como nas competições entre dois barcos, ou seja, duas equipes por ele formada e treinada a Varsity Junior (VJ) que era composta por remadores menos potentes que frequentemente vencem a equipe Varsity (V) composta pelos oitos melhores remadores. O treinador reuniu varias informações e fez vários experimentos com os remadores e mesmo assim não se conseguiu identificar o problema. Porque um esporte muito disputado ignora os fatores de pequenos significados que poderia custa a vitória.
Os fatores críticos do sucesso era a combinação de habilidades pessoais e coordenação de equipe um fator fundamental nesse e se ter habilidades de se trabalhar em equipe exige-se quase perfeição na sincronia dos remadores, portanto atitude mental dos remadores deveria estar em perfeita harmonia e focados na meta comum de cruzar a linha de chagada na frente dos outros barcos. Entretanto para se alcançar o objetivo por uma equipe e essencial ao sucesso de todos anulando o desenvolvimento de talentos individuas como em outros esportes, como no basquete ou futebol. Ter confiança no trabalho e preciso pra se chegar ao êxito por se tratar de um esporte coletivo a individualidade prejudica a todos.
Eram considerados desagregadores de equipe a equipe Varsity Jr se motivam de palavras de forças para a equipe enquanto a Varsity demostrava em suas palavras individualismo e questionando desempenho dos companheiros ao treinador. Atitude mental da equipe Varsity Jr era positiva enquanto a da Varsity era questionável.
Conclusivamente podemos observar que o autor deste artigo mostra que o treinador não dar a devida importância pro trabalho em equipe e liderança observamos que o foco e exclusivamente, as habilidades físicas dos atletas e se deixa de lado os recursos psicológicos como variáveis criticas do sucesso. Portanto a liderança efetiva deixou a desejar tanto por parte do treinador como dos remadores, assim como o fator humano dos competidores foram ignorados.
Referência:
SNOOK, SCOOT, POLZER, JEFRE T Título A GUARNIÇAO DE REMO DO EXÉRCITO, HARVARD BUSINESS SCHOOL, REV 30 DE MARÇO DE 2004.
...