O ESTUDO E A UTILIZAÇÃO DA HP-12C NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO
Tese: O ESTUDO E A UTILIZAÇÃO DA HP-12C NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: anus • 1/10/2013 • Tese • 539 Palavras (3 Páginas) • 367 Visualizações
Essa ATPS tem como objetivo a maior utilização e familiaridade com a calculadora HP 12C. Para tanto foram efetuadas diversas pesquisas, procurando analisar e conhecer essa importante ferramenta.
Foram propostos desafios, o que resultou em diversos cálculos matemáticos. Desde juros simples, compostos, porcentagens, além de operações básicas como adições, subtrações, divisões e multiplicações.
Logo adiante poderá ser visto todo o conteúdo dessas atividades, e o raciocínio detalhado de como os resultados foram obtidos.
O ESTUDO E A UTILIZAÇÃO DA HP-12C NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO
Provavelmente de todas as máquinas financeiras presentes no mercado a mais antiga é a HP 12C. Lançada em meados de 1981 possui a facilidade de efetuar mais de 120 funções específicas. Para o uso em negócios proporciona o trabalho com 20 diferentes fluxos de caixas, operações com taxas internas de retorno e valores presentes líquidos.
A 12C trabalha com a lógica RPN ( Em inglês: Reverse Polish Notacion, o que significa Notação Polonesa Reversa) – o que permite uma entrada mais rápida de dados e uma execução eficiente de cálculos. Embora pareça ser um pouco confusa inicialmente é uma calculadora excelente que possibilita que o usuário realize rapidamente qualquer análise ou operação financeira.
Na área de administração, torna-se imprescindível seu uso, pois resolve operações quotidianas como: Juros Simples e compostos, amortizações, valores presentes e futuros, taxas de retorno, fluxos de caixa, etc. No caso de Juros simples e compostos a calculadora é um útil aliado, porque alcança-nos valores que demandariam enorme tempo se efetuados em cálculos no papel ou até mesmo na calculadora científica convencional. E esses cálculos de juros serão apresentados a seguir.
DESAFIOS PROPOSTOS
O desafio proposto tratava-se de um casamento, e os gastos referentes à sua realização. Ao final do primeiro caso a atividade nos mostra três respostas, cabendo-nos dizer se seriam verdadeiras ou falsas. Não foi anexado o documento do software emulador da calculadora HP12C, pois a atividade prática pedia pra que acesse o link, apenas aqueles que não possuíam a calculadora. Porém a sequência de cálculos, como a lógica aplicada na resolução dos exercícios pode ser vista adiante:
CASO A:
O primeiro valor que o desafio cita é referente à compra de um vestido de noiva e de terno e sapatos, o que totaliza 12 vezes de R$ 256,25, sem juros no cartão de crédito.
Portanto temos: 256,25 X 12
Na calculadora 12C o cálculo feito é o seguinte:
256,25 ( ENTER) 12 ( X)
Resultado: R$ 3075,00
Reservamos esse resultado e
...