O Estudo de Caso
Por: Jeferson Silva • 31/3/2023 • Trabalho acadêmico • 637 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
Jeferson Luíz Gonçalves da Silva08/04/2021
Teoria das Organizações
Estudo de Caso
A empresa Foxtrot abriu há 15 anos uma fábrica de tintas na pequena cidade de Pirilampo. Na época, o dono da empresa, que é natural daquela cidade, ficou sensibilizado com os apelos que foram lançados pelo então prefeito para criar alguma atividade que gerasse emprego na região, já que a antiga atividade cafeeira estava em franca decadência.
Aproveitando-se das isenções fiscais oferecidas, a Foxtrot inaugurou uma fábrica, para a qual transferiu algumas máquinas já obsoletas que foram substituídas na sua fábrica principal que acabara de ser modernizada. Todo o controle dos processos era feito utilizando um software inadequado para uma indústria e é mantido por uma equipe de programadores e analistas que possuem uma defasagem tecnológica muito grande (utilizam uma linguagem de programação muito defasada e atrasada).
Os programadores estão todos desmotivados, pois não recebem treinamentos há mais de 5 anos, tempo esse que para área de TI é muito grande. Dados das notas fiscais eram digitadas várias vezes, muita redundância de informações, as informações dos relatórios gerenciais não batiam, etc. A ideia era manter em Pirilampo a fabricação de um tipo específico de corante industrial, produzido em menor escala do que as tintas fabricadas na matriz. Inicialmente, tudo ia muito bem.
De fato, a tecnologia era ultrapassada, faltavam relatórios gerenciais de apoio para decisão, os equipamentos eram ultrapassados, a equipe de tecnologia não estava atualizada com as novas tecnologias, os custos com a equipe de redes e de manutenção de computadores era muito alto, o datacenter da empresa era caro e defasado, e mantinham servidores caros para serviços como webmail e armazenamento de documentos, não se sabia o custo real dos produtos, quanto se gastava com equipe de TI e serviços prestados por eles. Entretanto, os incentivos fiscais e a proximidade do mercado consumidor do norte do país reduziam drasticamente os custos de transporte, o que acabava compensando a perda de produtividade decorrente, alcançando as metas colocadas. A empresa era saudada como uma grande incentivadora do desenvolvimento da região e contava com a simpatia da população.
Após a leitura cuidadosa do caso apresentado, responda as questões a seguir:
1) Analise a decisão da criação da fábrica da Foxtrot em Pirilampo sob o ponto de vista dos três indicadores básicos da qualidade da administração: a eficiência, a eficácia e a efetividade. Qual desses fatores foi privilegiado na ocasião? Qual foi o mais desconsiderado? Explique argumentando sua análise.
No texto lido acima, pode-se interpretar que o que mais foi desconsiderado na empresa Foxtrot foi a eficiência, pois o planejamento até a meta está todo bagunçado com máquinas obsoletas, softwares inadequados, colaboradores mal capacitados, informações que não batiam, e custos para manutenção altos.
A eficácia foi totalmente priorizada, pois mesmo com toda a bagunça no planejamento e produtividade, a meta foi alcançada devido aos baixos custos de transporte.
2) O que poderia ser feito para que a organização pudesse alcançar efetividade? Descreva uma proposta.
As metas já estão sendo batidas, então, para alcançar a efetividade, é preciso tratar a eficiência, fazendo um melhor uso dos recursos que a empresa tem disponível. Nesse caso, investir em máquinas e equipamentos, revisão de softwares e redes, e também o treinamento e capacitação dos colaboradores.
...