O Estudo de Caso McDonald's
Por: isanascimento_ • 9/9/2019 • Projeto de pesquisa • 711 Palavras (3 Páginas) • 726 Visualizações
Conseguinte, estabeleceremos uma proposta que nos remonta aos tempos antigos, relacionado a ancestralidade do homem e seus comportamentos inseridos ao aspecto social e suas relações externas com o meio. É de conhecimento por meio de fontes históricas, que em tempos remotos o homem constituía negociações uns com os outros. Animais, espaços; territórios; objetos; alimentos; entre outros. Sendo assim, a administração que se dá pelo verbo Administrar no qual representa todo o processo que seja inerente à situações que envolvem pessoas, recursos, atividades e objetivos a serem cumpridos. Porém, nem sempre este processo deve seguir um padrão ou linearidade baseados sempre em conhecimentos acadêmicos. Há de se valorizar e atentar-se ao “instinto administrativo”. Recapitulando para o período em que os homens estabeleciam suas negociações uns com os outros, muito se tinha sobre o “instinto administrativo”. E isto segue e estende-se até aos tempos atuais, onde muitos conseguem alcançar o sucesso ao acompanhar todos os elementos em geral que o cercam. No entanto, com o passar dos anos, com o avanço da complexidade e grande oferta de produtos e serviços que geram novidades aos consumidores, o planejamento ganhou espaço e se tornou um elemento imprescindível para os que desejam alcançar seu lugar e todos os benefícios. O planejamento não só ganhou importância, e passou a ser ferramenta fundamental, como passou a ser estudado e explorado em suas diversas camadas. Ampliando um campo de visão, a administração é também um fator presente no ser humano através do instinto, pois foi obteve sua extensão cada vez mais densa na vida a medida que a complexidade das relações e sociedade avançavam. Mas isso não é suficiente, a administração sem alternativas mais rebuscadas pode acarretar negativamente em muitos aspectos. O planejamento é algo inerente a ser tratado lado a lado nos campos Administrativos. Desta forma, a possibilidade de crescimento e desenvolvimentos são maximizados. Visando sempre também, como peça fundamental, o ganho e a eficácia. Porém, para que este processo de gerenciamento baseado em resultados tenha sucesso, são realizadas algumas estratégias que tem 4 funções essenciais, sendo: PODC.
A sigla PODC representa as palavras:
Planejamento
Organização
Direção
Controle
Chiavenato (2004), demonstra que através dessas funções em perspectiva atual, é possível formar um processo administrativo interativo, cíclico e dinâmico. Dentre essas funções, o Planejamento tem importância fundamental acerca dos demais elementos, pois sem o mesmo não se tem clareza, nem direção, nem objetivo e intenções de onde queremos chegar e como irá ser feito para tal alcance.
OBS: o planejamento deve antecipar as ações do administrador
Função planejamento: “É o processo de interferir na realidade, com o propósito de passar uma situação conhecida para a outra situação desejada, dentro de um intervalo definido de tempo” (MAXIMIANO, 1995, p.197)
Com o planejamento, é possível antecipar as mudanças que ocorrerão e assim, prevê-las. Ray Croc por sua vez, implantou o que talvez faltava quando a rede de fast-food dos irmãos Mc Donald’s estava sob o domínio deles. Por intermédio do planejamento, Ray definiu que estaria aberto a dar asas à criatividade, ousadia e tudo que lhe garantisse conforme a própria linearidade do sistema do restaurante: em pouco tempo! As abordagens estudadas acerca do meio de atuação em Administração, demonstram que assim como o planejamento se fez necessário em seus demais campos de execução e processamento, a tomada de decisão também tomou título de outro elemento a ser trabalhado conjuntamente. É um processo que emerge maioria das vezes em muitas situações, pois maioria das vezes há desafios a serem enfrentados que possam surgir dependendo do caminho que se é tomado. Por isso, quando os problemas surgem, o administrador deve enxergar aquilo como uma possibilidade de diagnóstico, que por sua vez o planejamento estratégico contribui fortemente para o encaminhamento de qual escolha fazer e como aquilo irá resultar. Contudo, estes elementos criaram ligação ao avanço dos novos modelos de gestão, e fizeram-se e serão necessários em sua totalidade. Ray Croc levou isso consigo estreitamente, e podemos enxergar atualmente em todos os lugares do mundo as funções de uma boa administração, o planejamento estratégico trabalhando copiosamente, o investimento e visão de enxergar que problemas e obstáculos são oportunidades para o gestor quando se tem controle a nível geral profissional e conhecimento das tomadas de decisão.
...