O GERENCIAMENTO DE RISCOS EM UM PROJETO
Por: eduardonblima • 3/11/2017 • Monografia • 2.448 Palavras (10 Páginas) • 374 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE/FACULDADE INTEGRADAS ANHANGUERA
Curso de MBA GESTÃO DE PROJETOS[pic 2]
EDUARDO NERY BISPO DE LIMA
GERENCIAMENTO DE RISCOS EM UM PROJETO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO
Guarulhos – SP
Junho/2016
EDUARDO NERY BISPO DE LIMA[pic 3]
GERENCIAMENTO DE RISCOS EM UM PROJETO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO
Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de GESTÃO DE RISCOS NO PROJETO, no Curso de MBA GESTÃO DE PROJETOS da Universidade/Faculdade Anhanguera, sob a orientação do Prof. Carlos Pignatari.
Guarulhos – SP
Junho/2016
RESUMO[pic 4][pic 5]
Com o avanço no conhecimento em projetos que vem sendo adquirido através dos anos, as empresas estão buscando aprimorar seus produtos e serviços, sendo renovando e inovando seus produtos ou ainda sendo os pioneiros nos serviços prestados. Para isso implementam projetos com início e fim, porém não observam um dos pontos mais importantes para a emprega final, o risco.
Não sendo minuciosamente mitigado e planejado, os riscos de um projeto podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do mesmo, entre um produto de extrema qualidade e satisfação do cliente ou o fechamento da empresa.
PALAVRAS-CHAVE: RISCO. PROJETO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.....................................................................................................pag. 4
1 OBJETIVO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS ……….........pag. 5
2 GERENCIAMENTO DE RISCO........................................................................pag. 6
3 IDENTIFICAR OS RISCO…………………......................................................pag.9
4 ANALISE QUALITATIVA DOS RISCOS.........................................................pag.11
5 ANALISE QUANTITATIVA DOS RISCOS......................................................pag.14
6 PLANEJA RESPOSTA AO RISCO.....................................................................pag.15
7 CONTROLAR RISCOS........................................................................................pag.16
CONCLUSÃO..........................................................................................................pag.17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....................................................................pag.18
INTRODUÇÃO[pic 6][pic 7]
O Desastre Ambiental ocorrido na cidade de Mariana MG, foi um case claro da falta de planejamento de risco e acompanhamento do projeto como um todo.
A Samarco tentou se explicar por diversas vezes, porem seus argumentos pouco foram acatados pela justiça federal e acabaram chegando a nenhuma conclusão. Fica claro que por parte da Samarco não houve um plano de acompanhamento do risco das barragens, levando ao enorme desastre.
Este trabalho visa apresentar planos de risco que poderiam ter sido implementados no projeto da Samarco e suas ações para mitigar os erros no projeto.
[pic 8]
1 OBJETIVO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS
O objetivo deste plano de gerenciamento de risco é estudar através do case proposto os riscos que foram apresentados aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos, reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto e orientar a equipe do projeto sobre como os processos de riscos serão executados.
Podemos destacar que a alta demanda imposta na produção de minério de ferro da cidade de Mariana, entre 2014 e 2015 foi decisiva para o rompimento da barragem e assim o desastre.
Vamos estudar a capacidade operacional, o espaço físico para este alta demanda e os impactos ambientais em Mariana devido este projeto.
Destacamos que o estudo acima se dá pela notícia publicada pelo jornal Estado de SP onde enfatiza o aumento da produção: “..aumentou em 9,5 milhões de toneladas ao ano, em 2014, a capacidade de produção de minério de ferro em sua unidade industrial na região.”
O plano de gerenciamento dos riscos é desenvolvido e aprovado durante a fase de planejamento do projeto e é um plano auxiliar do Plano de Gerenciamento de Projetos.
[pic 9]
2 GERENCIAMENTO DE RISCO
2.1 Processos de riscos
- Riscos identificados
- Grande aumento da produção na região;
- Falta de gerenciamento de riscos;
- Catástrofes naturais.
- Projeto de ampliação;
- Rejeito;
- Risco de multas.
Podemos observar que no case proposto não houve o planejamento dos risco para o projeto, podemos ainda ver que não foi observado que com o alto volume designado para a operação os impactos ambientais poderiam ser enormes.
Com o projeto de ampliação devido a construção de um terceiro concentrador, na unidade Germano, foram calculados apenas o alto lucro que poderia ser obtido e o aumento da capacidade de produção, ficando totalmente desvinculado algum planejamento quando ao risco dos rejeitos.
• Análise qualitativa dos riscos
Após a identificação dos riscos no projeto, o risco que serão objetos de análise serão:
- Projeto de ampliação.
- Grande Aumento da produção na região
- Rejeitos
- Risco de multas
...