O Gerenciamento de Custo
Por: Ronilson Soares Ventura • 9/2/2018 • Dissertação • 799 Palavras (4 Páginas) • 132 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Trabalho da Disciplina: Gerenciamento de Custo
RIO DE JANEIRO - RJ
Janeiro/2018
FICHAMENTO
TÍTULO: Gerenciamento de Custo
CASO: Apple Computer 2006
REFERÊNCIA:
DAVID B. YOFFIE, MICHAEL SLIND. Apple Computer 2006. Harvard Business School, 30 de maio de 2007.
O Caso “Apple Computer 2006”, aborda o desafio dos CEOs da empresa Apple Computer de permanecer e aumentar a participação no mercado mundial de PCs. O autor também referência as demais empresas de tecnologia de computadores, demostrando o início e a atual disputa do acirrado mercado de PCs.
Steve Jobs e Steve Wozniak, com aproximadamente 20 anos abandonaram a faculdade e fundaram a Apple Computer no ano de 1976. Naquela época Jobs já tinha uma visão clara “Levar um computador fácil de usar para todo homem, mulher e criança”. Em abril de 1978, a empresa lançou o Apple II que revolucionou o mercado de computadores e uma cifra de U$ 1 bilhão em vendas anuais em menos três anos.
Em 1981 a IBM entrou no mercado com o objetivo de oferecer softwares e hardwares mais “abertos”, estratégia contrária da Apple, que possuía um sistema completamente fechado. Neste momento a Apple começou a perder uma fatia de mercado, apesar da receita da Apple continuar crescendo.
Em 1984 a Apple lançou o Macintosh, estabelecendo um grande avanço em termos de facilidade de uso, porém a falta de softwares compatíveis, prejudicaram bastante as suas vendas. Consequentemente o lucro líquido da Apple caiu 17% levando a empresa a uma crise. Neste momento Steve Jobs foi afastado do cargo de CEO da Apple.
Entre os anos de 1985 e 1993, o cargo de CEO da Apple foi assumido pelo Sr. John Sculley, cuja estratégia era conseguir participações no mercado corporativo, educacional e também na área de editoração eletrônica. Em 1991, a pressão de preços atingiu a Apple, que consequentemente reduziu seu número de funcionários em 10% e terceirizou maior parte da sua produção. Entretanto, estas ações não foram suficientes para sustentar a lucratividade da Apple. A sua margem bruta neste período estava em 34%, ou seja, 14 pontos abaixo da média nos últimos 10 anos.
Em julho de 1993, o conselho administrativo nomeou Michael Spindler como novo CEO da Apple, porém seus esforços de fabricar clones do Mac e revigorar os seus principais mercados: educacional e editoração eletrônica, não foram suficientes para segurar “a onda” dos usuários do Windows.
Entre os anos de 1996 e 1997, o engenheiro Gilbert Amelio assumiu o cargo de CEO da Apple. Seu principal objetivo era melhorar os resultados financeiros da Apple, para isso racionalizou sua linha de produtos, reduziu a folha de pagamento e reconstituiu as reservas de caixa. Em relação aos produtos Mac, utilizou a estratégia de diferenciação de preços mais elevados e o lançamento de um novo sistema operacional. Porém suas ações foram totalmente desordenadas, levando a perda de U$ 1,6 bilhões.
...