O IMPACTO DO MARKETING ONLINE NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS NO BRASIL
Por: marcelamorena • 21/6/2017 • Artigo • 5.028 Palavras (21 Páginas) • 324 Visualizações
O IMPACTO DO MARKETING ONLINE NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS NO BRASIL.
Marcela Morena Cavalcante Alves1
RESUMO
O marketing digital ou marketing online, como também é conhecido, foi desenvolvido a partir dos conceitos de marketing aliados à ampla utilização da internet e do desenvolvimento de novas tecnologias. Este trabalho tem como objetivo analisar como a utilização de estratégias do marketing digital na internet influenciaram na comercialização de produtos e serviços no Brasil. Para isso, se fez uma pesquisa bibliográfica sobre os principais conceitos de marketing e marketing digital e uma análise qualitativa da comercialização de produtos e serviços por meio eletrônico. Inicialmente se faz uma abordagem geral sobre o marketing tradicional, expondo seus principais conceitos e objetivos. Em seguida, é feita uma contextualização do surgimento da internet e sua conceituação, para enfim, poder ser apresentado o marketing digital que fora criado para desenvolver estratégias e ações de marketing, comunicação e publicidade através da internet. Por fim, há uma análise qualitativa sobre o comércio eletrônico nos últimos anos no Brasil, como ele foi desenvolvido e um acompanhamento de seu crescimento.
Palavras-chave: marketing digital; internet; e-commerce
_____________________________________________________________________ 1 Graduanda em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.
1 INTRODUÇÃO
O desenvolvimento de novas tecnologias nas últimas décadas, principalmente nas áreas de informática, das telecomunicações e de informação vem modificando fortemente a forma como as pessoas se comunicam, fazem negócio e se relacionam em seus diversos ambientes. A internet é, sem dúvida, a principal dessas tecnologias desenvolvidas, pois é através dela que milhões de pessoas se conectam, quase que instantaneamente, a outras ao redor do mundo.
Hoje praticamente todas as empresas, independente do porte, utilizam a internet de alguma maneira em seus processos, seja para atrair novos clientes ou fortalecer os vínculos com os já existentes, seja para melhorar seu relacionamento com os fornecedores ou encontrar novos ao redor do mundo, ou outras tantas aplicações. Essa explosão tecnológica aliada à abertura dos mercados mundiais impactou significantemente na forma como as empresas entregam valor para seus clientes e, consequentemente sobre as estratégias de marketing adotadas pelas empresas. (KOTLER; AMSTRONG, 2007).
Para Kotler (1999, p. 249):
A sucessora da sociedade industrial - a economia da informação - penetrará e mudará quase todos os aspectos da vida diária. A revolução digital alterou de maneira fundamental nossos conceitos de espaço, tempo e massa. “Uma empresa não necessita ocupar muito espaço; pode ser virtual e estar em qualquer Iugar”.
A partir da junção do marketing tradicional com a internet é aberta uma ampla gama de novas possibilidades e dentre elas, um novo campo de estudos: o Marketing Digital, ou Marketing Online, que possibilita a interação online entre consumidores e as organizações. Conforme Santos (2015) os conceitos relativos ao marketing digital ainda são novos e de ampla extensão.
O objetivo geral deste trabalho é analisar o impacto do marketing online na comercialização de produtos e serviços no Brasil. Para isso, temos como objetivos específicos compreendermos as diferenças entre o marketing tradicional e o digital e analisar como as diferentes ferramentas da internet influenciam na compra e venda de produtos e serviços brasileiros.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica a fim de coletar informações precisas sobre o tema proposto. De acordo com Marconi e Lakatos (2009) a pesquisa bibliográfica é realizada a partir de estudos já tornados públicos em livros, teses, publicações em revistas, jornais e em outros meios de comunicação. Os principais autores consultados foram Kotler, Armstrong e Cobra, autores renomados no campo do Marketing e da Administração.
O presente trabalho está dividido em três seções. A primeira visa introduzir os conceitos principais de marketing, marketing digital e suas ferramentas online de acordo com os principais autores da área. Na segunda seção são apresentados os resultados encontrados e por fim, as conclusões sobre o tema abordado.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 MARKETING
A vasta utilização do termo marketing como uma expressão para se referir apenas à propaganda ou venda é um erro comum e era assim que o marketing era visto antigamente, entretanto o marketing não deve ser entendido por este velho conceito. Vendas e propaganda são apenas duas das ferramentas que o marketing utiliza. Atualmente o marketing é entendido muito mais amplamente e visa satisfazer as necessidades dos clientes. (KOTLER; AMSTRONG, 2007).
Segundo Cobra (1993, p. 24), marketing é muito mais do que apenas venda e propaganda, é uma “filosofia de trabalho, em que todos na organização devem pensar e agir sob a égide do marketing”. Ainda segundo o autor, o marketing procura buscar desenvolver produtos e serviços de boa qualidade que atendam a necessidades específicas, sendo o elo entre o produtor e o distribuidor e seus consumidores.
O marketing é um processo administrativo e social pelo qual os indivíduos e organizações obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de valor com os e troca de valor com os outros. Em um contexto mais específico dos negócios, o marketing envolve construir relacionamentos lucrativos e de valor com os clientes. Assim, definimos marketing como o processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar seu valor em troca. (KOTLER; ARMSTRONG, 2007, p. 4).
Para Kotler (1996) marketing é “a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca”. Kotler e Keller (2006) consideram estes processos de troca como sendo o conceito central do marketing e se referem a obtenção de um produto ou serviço desejado de outro através do oferecimento de algo em troca. De acordo com os autores, para que essa troca seja efetivamente realizada são necessárias cinco condições: a existência de no mínimo duas partes, cada parte ter algo de valor para a outra, existir a capacidade de se comunicar e realizar a entrega, a possibilidade da aceitação ou recusa da troca ofertada e por fim, que os envolvidos acreditem na negociação realizada.
...