O IMPACTO QUE A FALTA DE EXPERIENCIA PODE CAUSAR AO MICROEMPREENDEDOR: UM ESTUDO DE CASO MARCIA CONFECÇÕES NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU - PR
Por: lucimardacosta • 10/11/2019 • Trabalho acadêmico • 4.619 Palavras (19 Páginas) • 375 Visualizações
- CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS[pic 1]
TECNÓLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ESTELA MARIZ DOS SANTOS
O IMPACTO QUE A FALTA DE EXPERIENCIA PODE CAUSAR AO MICROEMPREENDEDOR: UM ESTUDO DE CASO MARCIA CONFECÇÕES NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU - PR
FOZ DO IGUAÇU – PR, 2019
O IMPACTO QUE A FALTA DE EXPERIENCIA PODE CAUSAR AO MICROEMPREENDEDOR: UM ESTUDO DE CASO MARCIA CONFECÇÕES NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU – PR
ESTELA MARIS DOS SANTOS [1]
CRISTINA BATISTA DOS SANTOS[2]
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo, apresentar meios para que o empreendedor tenha fácil acesso para legalizar e administrar seu negocio. Que apesar de ter um numero grande de empreendedores no Brasil, a falta de acesso e informação ainda é muito grande. Pode se perceber que esta prática de empreender vem crescendo mais e mais. É uma forma alternativa de trabalho para escapar das dificuldades econômicas que o país enfrenta. Deste modo busca se maneiras de inserir no mercado de trabalho. Diante disso, avaliou se o perfil de uma empreendedora que tenta se inserir no mercado de trabalho. A partir de uma fundamentação teórica, analisou-se o conceito do tema abordado, o papel e as dificuldades encontradas para se empreender. Com a realização do trabalho, conclui – se que o empreendedorismo é de fundamental importância como estratégia de negócios, norteando o empreendedor nas suas decisões. Assim diminuindo os riscos e transformando idéias em oportunidades.
Palavras-Chave: Empreendedorismo, Microempreendedor, Planejamento, Oportunidade.
INTRODUÇÃO
O tema abordado neste trabalho tem o intuito, mostrar o quão importante é ter um mínimo de experiência para poder gerir um empreendimento.
Para Dolabela (2006, p. 29) “O empreendedor é um ser social, produto do meio em que vive (época e lugar)”. A atividade empreendedora não é algo atual, existe desde sempre, pois a inovação é parte da natureza do ser humano. Dolabela (2006, p. 30) mostra ainda que [...] “o empreendedor é o responsável pelo crescimento econômico e pelo desenvolvimento social. Por meio da inovação, dinamiza a economia”. Empreender é a capacidade de reinventar os meios para atender as necessidades da sociedade e proporcionar grandes transformações tanto econômicas como sociais.
O empreendedor é um empresário que possui perseverança, tem energia, fixa metas e faz de tudo para alcançá-las. É inovador e criativo e principalmente conhece e gosta do que faz.
Por este motivo este estudo de caso torna-se de fácil compreensão, pois os empreendedores já não são vistos apenas como provedores de mercadorias desinteressantes e que são movidas apenas por lucros.
Ao contrário, são estimuladores que assumem riscos, veem oportunidades em uma economia em crescimento e produtiva. São eles os geradores de empregos, que introduzem inovações e estimulam o crescimento econômico.
Tendo como problemática de pesquisa, a falta de planejamento, Saber aonde se quer chegar e como fazer para chegar lá, com a pergunta: Qual impacto que o microempreendedor sofre com a falta de experiência em abrir e administrar seu negócio?
Um dos pontos satisfatórios em abordar esse conteúdo, que é desafiador, pois, cada pessoa tem as suas próprias intenções, uns querem ganhar mais dinheiro, outros buscam adquirir competências e habilidades para administrar seus negócios.
O objetivo geral desta pesquisa será identificar fatores que auxiliam o microempreendedor nos processos que devem ser seguidos no início de sua jornada.
Os objetivos específicos será pesquisar fatores burocráticos para auxiliar o microempreendedor; fornecer subsídios ao microempreendedor organizar suas ideias, objetivos e estratégias em um Plano de Negócios e promover ao empreendedor uma opção eficaz para inserção permanente no mercado.
2 EMPREENDEDOR
O empreendedor é aquele, que se posiciona no centro do processo econômico de forma a equilibra-lo, assumindo o papel de intermediário entre as classes de produtores e consumidores. O empreendedor é compreendido, sobretudo, como sujeito inovador que impulsiona o desenvolvimento econômico e social por intermédio de mudanças, alterando o sistema por meio da identificação de novas oportunidades. (COSTA, 2011).
De acordo com o SEBRAE (2006), há alguns anos atrás ter uma empresa, era um sonho difícil de ser realizado, pois os empreendedores se deparavam com alguns obstáculos: a carga tributária e a burocracia. Com isso era muito difícil para o empreendedor abrir seu negócio e trabalhar na formalidade.
Diante desses fatores, muitos empreendedores começaram a trabalhar irregularmente, com o passar dos anos, quando o empreendedorismo começou a ser popularizado; os órgãos governamentais, viram a necessidade de criar meios para inserir a entrada desses pequenos empreendedores no mercado.
2.1 O PERFIL DO EMPREENDEDOR
O empreendedor tem como característica ser criativo e inovador. Está sempre buscando novos caminhos e soluções para suas rotinas, tendo em vista as necessidades das pessoas, sendo assim sua forma de empreender.
A essência do empreendedor de sucesso é buscar negócios e oportunidades, estar sempre com a preocupação de melhorar seu produto.
Segundo o SEBRAE (2006), 98% das empresas do Brasil, são de micro e pequenas empresas, Este numero vem crescendo muito nos últimos anos,sendo elas micro e pequenas empresas.
Estes resultados se dão pelo interesse de ter seu próprio negocio e em sair da informalidade.
Para Azevedo (1992) estes dados estão relacionados à disponibilidade de capital do empreendedor, mesmo que seja resultado de seus direitos, após sair de seu trabalho. O sonho e a necessidade de trabalhar com o que se da trazer.
Sendo assim, para que o empreendedor tenha êxito em seu empreendimento, deve se ter algumas dessas características para evitar deslizes pelo caminho: desenvolver a imaginação, criar meios para resolver problemas rotineiros, estabelecer prazos, identificar os fatores internos e externos da empresa, isso tudo com muita organização e planejamento,
...