O Impacto dos Custos nas Empresas
Por: Isabelle Ss • 10/10/2023 • Trabalho acadêmico • 745 Palavras (3 Páginas) • 68 Visualizações
O IMPACTO DOS CUSTOS NAS EMPRESAS
ACADEMICO: Isabelle Souza Santos tutor Externo: RENATO RAULINO
INTRODUÇÃO
Considerando que custear é parte do processo de competir e a competitividade agrega a sua importância às tomadas de decisão de uma empresa, cabe no estudo inicial sugestionar quais seriam os impactos possíveis dos sistemas de custeio na gestão da empresa.
A flexibilidade e a produção têm sido institucionalizadas como uma composição da realidade de qualquer organização. Esse cenário representa a quantidade que se produz e a forma que ela irá representar a importância da organização no mercado. Quanto maior o impacto dessa produção, maior a necessidade de se apresentar benefícios de custeio e implementação de adoções de custos operacionais.
Entende-se que os principais princípios de custeio e as operações neles baseadas seguem uma filosofia de parâmetros contábeis. Entende-se por essência que são classificados em custeio por absorção, padrão (direto) ou variável. Alinhados à convergência dos sistemas de produção, a implementação do custeio pode trazer benefícios para a produção, estabilizando ou não resultados.
Esses procedimentos constituem via de mão dupla com o sistema de tomada de decisão em uma relação dialógica para adotar um sistema de custeio elaborado, o qual se adeque ao enfoque operacional da empresa, entendendo que o desempenho da instituição nesse aspecto irá vincular os tributos presentes no cenário da lucratividade. Aderir a algumas práticas para uma gestão enxuta possibilita um processo produtivo de destaque se os benefícios incorrerem como consequências dos sistemas de custeio e o alinhamento dos resultados específicos.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Hendriksen et al (2009) irão abordar o sistema de custeio baseado no lucro bruto: o sistema padrão (direto). Sob essa égide, a informação que a instituição detém para os seus recursos econômicos trazem um objetivo muito claro de gestão de custos dos produtos tal qual eles se apresentam. O custo é o que ele representa no demonstrativo e são parte da missão gerencial, desempenhando as atividades que são padrão e que representam claramente a lucratividade da empresa nos mercados competitivos. Como demonstram o que de fato representam nos serviços prestados, dão mais clareza e confiança no momento da tomada de decisão.
No sistema de custeio por absorção, para Kapanowski (2018), os produtos e serviços são custeados de forma que o valor seja o investimento em massa a ser distribuídos aos volumes e unidades equivalentes aos montantes, considerando material utilizado e horas gastas. Apesar de ser uma metodologia tradicional, o autor entende que é um instrumento gerencial que irá voltar-se para a valoração de estoques e está submetido a uma legislação fiscal. Logo, a sua representação é equivalente somente ao montante produzido mais as porcentagens de custos adicionadas. Com a probabilidade de adição de rateios, o aumento dos custos subjetivos acaba por não retratar informações tão transparentes à gestão, a qual interpreta as informações com apenas um recorte da produção.
...