TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto dos Custos para as Empresas

Por:   •  29/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

   Acadêmicos

 - Eliziana Albano Ferreira

                                                         - Fabio Adriel Luz da Rosa

                                                         - Jean Pierre Boavista Arbo

                                                         - Luelen Borges do Amarante

                                                        

                                                                         Tutor Externo – Adriana Giovanela

  1. INTRODUÇÃO

     A importância do cálculo dos custos para as empresas, a sua quantificação e o ponto de nivelamento entre receita e despesas.

     As informações relacionadas à contabilidade de custos devem ser utilizadas de forma coerente, na gerencia e na estratégia que devem caminhar juntas.

     Todas as decisões devem ser tomadas utilizando informações recebidas através da análise de custos, afim de atingir um resultado operacional positivo. A ausência de informações de custo ameaça a estabilidade da empresa. Porém, é importante ressaltar que mesmo nas empresas com informações de custos, a mesma ameaça existe, na medida em que não forem utilizadas da forma adequada para tomada de decisões.

    Tempos atrás se conduzia a empresa de forma intuitiva para atingir o sucesso, atualmente, com a globalização e o aumento da concorrência e competitividade, começa-se a perceber a necessidade da melhoria na qualidade de informações gerenciais abrangendo todos os setores da administração.

     Um bom plano de contas, especificando no maior grau de detalhe a composição das contas é indispensável a boa gestão. O orçamento econômico (orçamento de competência) e o orçamento financeiro (regime de caixa) são peças integrantes para o sucesso empresarial. Tais orçamentos devem conter, os próximos 12 meses, sendo cada mês vencido substituído por mais um mês vincendo.

Tal plano de contas e o respectivo balancete devem ser apresentados em duas formas: uma sintética contendo grandes contas e outros analítica contendo as subcontas .

As contas de resultados (receita e despesas) devem ser apresentadas com o maior detalhe possível para tornar visível sua apropriação no custo do produto final para fixar a margem de contribuição.

No ativo permanente especificar os ( I ) (investimentos), ( II ) imobilizado, ( III ) diferido.

No Passivo ( I ) circulante, ( II ) exigível de curto e longo prazo.

No patrimônio liquido (capital) ( I ) as reservas ; as reservas de reavaliação e ( II ) reserva de lucro. Outras Contas são as provisões para crédito em liquidação.

Na especificação do resultado, os custos devem permitir a análise econômica para subsidiar as decisões empresariais e principalmente o custo das mercadorias vendidas com previsão para devoluções e cancelamentos.

A demonstração de origem e aplicação dos recursos é instrumento indispensável para orientação do administrador e permitir conhecer a origem e  aplicação dos recursos que aumentaram ou reduziram o capital de giro e a variação do circulante.

O Plano de Contas deve contemplar os requisitos antes expecificados.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

       Os custos fixos e custos variáveis incidentes sobre os produtos ou mercadorias vendidas são indispensáveis para o cálculo do resultado do empreendimento. Os custos Fixos são os custos dispendidos independente das quantidades vendidas. Os custos variáveis incidem diretamente sobre as unidades vendidas.

       O Ponto de nivelamento é o volume de vendas que cobre os custos fixos e variáveis a partir do qual a empresa passa a ter lucro. Classificar o imposto dos custos fixos e variáveis sobre o preço

dos produtos ou mercadorias vendidas é indispensável a gestão que busca resultados positivos (lucro).

       O resultado fornece a informação para cálculo da taxa de retorno sobre o investimento e de ajustar sua visibilidade ou não, conforme a taxa de retorno sobre o investimento.

       Existem custos imputados que não implicam em desembolso da empresa.

       São as depreciações sobre os bens e taxa de juros para remuneração do capital antes imputados e não desembolsados.

       Outro componente que convém  provisionar são os imprevistos ( orçamento de vendas).

       As taxas aceitas para os custos imputados são: Imprevistos 3% sem receitas; juros compostos de 4% a.a s/capital; depreciação; 3% s/imóveis; 10% s/moveis e utensílios e 20% s/maquinas, veículos e equipamentos.

        A representação gráfica do Ponto de nivelamento; do ponto de nivelamento e custo unitário e dos itens mais comuns que entram na projeção dos custos e resultados são:

         Para visualizar melhor a importância da boa especificação do plano contábil para classificação as desésas e receitas apresenta-se os dois GRÁFICOS a seguir:

[pic 2][pic 3]

3. METODOLOGIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (170.9 Kb)   docx (105.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com