O MARKETING SOCIAL COMO FERRAMENTA NAS ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS, UTILIZANDO COMO BASE: WWF BRASIL, CARE BRASIL E INSTITUTO AKATU
Por: amandastort92 • 27/12/2017 • Trabalho acadêmico • 7.527 Palavras (31 Páginas) • 493 Visualizações
[pic 1]
AMANDA FEIJÓ SALLES
POLYANA FULCHINI GARCIA BATISTA
MARKETING SOCIAL E TERCEIRO SETOR
O MARKETING SOCIAL COMO FERRAMENTA NAS ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS, UTILIZANDO COMO BASE: WWF BRASIL, CARE BRASIL E INSTITUTO AKATU
[pic 2]
Londrina
2014
AMANDA FEIJÓ SALLES
POLYANA FULCHINI GARCIA BATISTA
MARKETING SOCIAL E TERCEIRO SETOR
O MARKETING SOCIAL COMO FERRAMENTA NAS ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS, UTILIZANDO COMO BASE: WWF BRASIL, CARE BRASIL E INSTITUTO AKATU
Anteprojeto apresentado ao Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual de Londrina, sendo parte da matéria Metodos e Técnicas de Pesquisa em Administração II.
Orientador: Prof. Dr. Fernando Kaname Westphal
Londrina
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
ONU Organizações das Nações Unidas
IDH Índice de Desenvolvimento Humano
RSE Responsabilidade Social
TS Terceiro Setor
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 – Classificação dos desafios das organizações do Terceiro Setor.............22
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
1.1 SITUAÇÃO PROBLEMA 7
2 - objetivo geral 7
2.1 Hipótese 8
2.2- Objetivos Especificos 8
2.3 – Justificativa 9
3 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 10
3.1 O Marketing 11
3.2 O Marketing Social 11
3.3 Terceiro Setor 15
3.3.1 Terceirto Setor No Brasil 16
3.4 - Marketing Social no Terceiro Setor 22
4 - METODOLOGIA 24
4.1 – Estratégia de pesquisa 24
4,2 – Delimitação da pesquisa 24
4.3 - Operacionalização 24
1.1 - Coleta de Dados 25
4.5 – Análise de Dados 25
4.6- Cronograma e Orçamento 25
4.7 – Limitações Prováveis da Pesquisa 25
REFERÊNCIas 27
APENDICES..............................................................................................................32
APENDICE A – QUESTIONÁRIO.............................................................................33
APENDICE B – OPERACIONALIZAÇÃO.................................................................35
1 INTRODUÇÃO
Em pleno século XXI, a sociedade enfrenta muitos problemas ambientais, como: efeito estufa; poluição da água; desmatamento de florestas e extinção de espécies animais (CURI, 2009); além dos problemas sociopolíticos, como: crises economico-financeiras; dificuldade em investimentos; baixas taxas de crescimento econômico-sutentável e a incapacidade governativa dos políticos, devido a corrupção e falta de espírito de liderança. (AREIAS, 2013)
O Terceiro Setor, constituído de organizações não-governamentais, luta para amenizar essas situações e suprir serviços de caráter público, com o objetivo de melhorar a sociedade em que vivemos.
Sua fonte de renda é composta principalmente por doações voluntárias, tanto do governo quanto de pessoas jurídicas ou físicas, e com o comércio de produtos relacionados à instituição e seus projetos. (KANITZ, 200-?)
Sendo assim, se faz importante e necessária a utilização do marketing social para divulgação de suas idéias e projetos para conquistar pessoas com ideologias semelhantes, que farão as doações que sustentam e mantém organizações sem fins lucrativos funcionando.
Kotler e Roberto (1992, p.25), definem o marketing social como:
O termo marketing social apareceu pela primeira em 1971, para descrever o uso de princípios e técnicas de marketing para a promoção de uma causa, idéia ou comportamento social. Desde então, passou a significar uma tecnologia de gestão da mudança social, associada ao projeto, implantação e controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de uma idéia ou prática social em um ou mais grupos de adotantes escolhidos como alvo.
Neste trabalho, estudaremos como três organizações do Terceiro Setor poderiam utilizar o marketing social para favorecer suas causas e disseminá-las e quais os resultados que poderiam ser alcançados se adotassem esse novo processo.
As organizações escolhidas para a pesquisa são: CARE Brasil. WWF Brasil e Instituto Akatu. Elas são grandes instituições não governamentais, sendo que a CARE Brasil e a WWF Brasil são internacionais.
A WWF Brasil é uma organização que identifica problemas de conservação ambiental, e com isso implanta, geralmente com ajuda de parceiros, projetos de caráter demonstrativo que apontam soluções para esses problemas.
...