TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marx e American Factoty

Por:   •  25/11/2019  •  Dissertação  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 4

         [pic 1]

                                         Marcos Antônio Pereira

                                                                         17/0017826 

                                                                    Economia Política  

Dissertação sobre o filme American Factory 

O filme “American Factory” ao retratar a abertura de uma fábrica em Ohio nos Estados Unidos e mostrar as condições de trabalho e a realidade vivida pelos trabalhadores apresenta uma visão da sociedade e do mundo capitalista que pode ser comparada, em alguns aspectos, a visão apresentada por Marx no livro “O Capital”.

A descrição do trabalho realizado dentro da fábrica da Fuyao Glass America se apresenta como um notório ponto de similaridade com a teoria desenvolvida por Karl Marx, pois a apresentação de um trabalho com grande divisão social do trabalho, cujos trabalhadores não têm consciência do processo produtivo como um todo, o que desencadeia uma hierarquização da atividade produtiva, são pontos de encontro entre o filme e o livro “O Capital”. Esse processo de dissociação do trabalhador e do produto do trabalho é justamente o que Marx define como alienação, onde a produção da mercadoria, que é o vidro automotivo no caso da Fuyao, é o objetivo pelo qual ocorre a “coisificação” dos trabalhadores.

É notável no filme, a não dependência dos trabalhadores por parte da fábrica, o processo produtivo com extrema divisão do trabalho e simplificação das atividades individuais torna os trabalhadores descartáveis, o que se mostra presente no medo dos trabalhadores em perder o emprego, assim como em algumas demissões apresentadas no filme. Outro ponto de similaridade apresentado no filme parte exatamente da ideia por trás de algumas demissões apresentadas, pois é retratada no filme a decisão de substituir alguns trabalhadores por máquinas que já estavam suficientemente desenvolvidas ao ponto de fazer o trabalho de alguns empregados. Essa ideia vai ao encontro da teoria de Karl Marx, no que tange a sua definição de “exercito industrial de reserva”, pois para Marx o sistema capitalista cria desemprego, ao passo que a mecanização desocupa trabalhadores. Para Marx, com o avanço da sociedade capitalista e da mecanização os trabalhadores são substituídos por maquinas e isso se torna um dos fatores da criação de uma massa de indivíduos desempregados, o que na visão do capitalista é benéfico, pois esse “exército” de desempregados torna possível uma regulação do lucro e da acumulação capitalista ao, já que os trabalhadores podem ser alocados conforme a taxa de lucro do capitalista, que é representado no filme pelo empresário e dono da Fuyao, Cao Dewang.  

Essa ideia de mecanização ainda encontra respaldo na teoria do Marx em sua definição de “Lei Geral de queda da taxa de lucro”, que se apresenta como uma tendência de mudança da composição do capital, com aumento da mecanização, e consequente aumento de produtividade e acompanhado de uma queda na taxa de lucro (dado a menor participação da força de trabalho na construção do “valor” da mercadoria).

O filme apresenta, ainda, uma breve comparação entre a atividade produtiva da Fuyao na China e nos Estados Unidos, onde é relatado que os turnos de trabalho na China duram 12 horas  havendo apenas 2 dias de folga por mês, e que as horas extras são obrigatórias em comparação com apenas 8 horas por turno de trabalho nos Estados Unidos e finais de semana livres. Pode-se entender então, que a jornada de trabalho na China ser maior que nos Estados Unidos, devido a possibilidade desse fato dados as leis trabalhistas na China, é uma forma de aumentar os lucros do capitalista; a esse processo de aumento da jornada de trabalho sem acréscimo necessário nos salários, Marx definiu como “mais-valia absoluta”. Pode-se entender, também, que a diminuição dos salários dos trabalhadores que antes trabalhavam na General Motors e agora trabalham para a Fuyao, é uma forma de criação de mais valia, pois segundo Marx a mais-valia é justamente a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com