O PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO
Por: Thiago567 • 25/5/2018 • Trabalho acadêmico • 4.460 Palavras (18 Páginas) • 242 Visualizações
Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
POLO: Centro de Educação a Distância
ACADÊMICO: Thiago – RA: 500000000
TUTOR A DISTÂNCIA: Fábio Cerqueira
RELATÓRIO FINAL DO PROINTER
Telêmaco Borba - Paraná
Maio de 2017
ACADÊMICO: Thiago– RA: 500000000
TUTOR A DISTÂNCIA: Fábio Cerqueira
RELATÓRIO FINAL DO PROINTER
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I).
Telêmaco Borba – Paraná
Maio de 2017
- SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CONSIDERAÇÕES E OBSERVAÇÕES SOBRE A ENTREVISTA 4
1.1 RELATÓRIO DA ENTREVISTA 4
1.2 PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO 5
1.3 ANÁLISE DA MATRIZ SWOT 6
1.3.1 PONTOS FORTES 6
1.3.2 PONTOS FRACOS 6
1.3.3 OPORTUNIDADES 7
1.3.4 AMEAÇAS 7
2. PLANO DE NEGÓCIOS 8
2.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA 8
2.2 PRODUTOS E SERVIÇOS 9
2.3 MERCADO E COMPETIDORES 9
2.4 MARKETING E VENDAS 10
2.5 ANÁLISE ESTRATÉGICA 11
2.6 PLANO FINANCEIRO 11
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14
ANEXO I 15
INTRODUÇÃO
Para chegar ao sucesso, uma empresa não depende apenas de sorte. Para uma empresa atingir o sucesso é necessário ser planejado cada passo e cada ação. Pois é através do planejamento que se pode reduzir a um nível bem baixo o fracasso de uma empresa, um plano de negócio bem feito e montado de forma responsável pode ser a chave do sucesso de um empreendimento. O plano de negocio que atualmente tem se tornado uma das principais armas dos empresários quando o assunto é sucesso, ele pode trazer uma grande quantidade de benefícios para a empresa. Quando se monta e analisa cada parte de um plano de negócios, pode se perceber de quão grande é a ajuda que ele pode proporcionar. É através de um plano de negócios que o empreendedor pode identificar os riscos e pode propor planos para minimizá-los e até mesmo evitá-los. Identificar oportunidades e ameaças, os pontos fortes e fracos em relação à concorrência e o ambiente de negócio, conhecer melhor o mercado, os produtos e serviços, definir estratégias de marketing com diferenciais em produtos e serviços, montar um plano financeiro eficiente, entre outros benefícios. Com a ajuda do plano de negocio o empreendimento só tem a ganhar, além de poder buscar em instituições financeiras, ou outros locais de apoio a pequenos empreendimentos, um investimento para iniciar um negócio ou até mesmo para ampliar seu empreendimento para assim poder alcançar novos objetivos com seu negócio.
CONSIDERAÇÕES E OBSERVAÇÕES SOBRE A ENTREVISTA
- RELATÓRIO DA ENTREVISTA
Baseado nas respostas do empreendedor pôde observar que a ideia de empreender, pode vir de uma necessidade. Como dito por ela, “a ideia nasceu no período da faculdade com o objetivo de conseguir uma renda extra para ajudar nas despesas”. Isto nos mostra que um empreendedor não necessita planejar abrir seu negócio, às vezes podemos nos motivar a sermos empreendedor, por motivo de uma dificuldade ou talvez por fazermos algo que gostamos, etc. “Empreender é o pensamento seguido da atitude de fazer acontecer” (Bezerra, Murialdo Epesmel, Data não informada), ou seja, para empreendermos muitas vezes precisamos pensar, necessitar, e o mais importante temos que por nossas ideias em ação.
Empreender nem sempre é tarefa fácil, a entrevistada mesmo disse, “por diversas vezes não pude estar com minha família devido ao prazo de entregas de encomendas.”. Isso mostra o que disse Guilherme Junqueira, gerente-executivo da ABStartups “Ninguém saiu do nada e se transformou em um grande case sentado, esperando. Tem uma pegada muito forte de sacrifício”. Então vemos que é necessário fazermos estes sacrifícios para podermos ter algo de sucesso, nada vem sem sacrifícios.
Ao longo da entrevista com a empreendedora, podemos notar que nem tudo são flores. Para ser um empreendedor devera enfrentar alguns perrengues, ira ter momentos cansativos, de sacrifícios, estresse. Mas por mais que haja todas essa dificuldades não podem deixar de termos algo muito importante para o ramo do empreendedorismo, não podemos deixar de termos ÉTICA. Para a entrevistada ter ética é, ”Agir com respeito, seja com o cliente, ou mesmo com as pessoas da concorrência, não mentir, não falar mal, nem mesmo deixar dos meus princípios de caráter para ganhar clientes.”. E isso de certa forma é ter ética, pois como disse (Marinz), “Pessoas que ampliam os limites da ética são especiais e são as que fazem a diferença na empresa de hoje.”. É essas pessoas que fazem um empreendimento dar certo, são pessoas que além de inteligentes, sabem respeitar tudo e todos, pessoas assim que conseguem o sucesso. E claro além da ética, o que mais é necessário para um empreendedor ter sucesso é o amor e a crença que o seu empreendimento. Tendo essas qualidades e com mais um pouquinho de trabalho e persistência, certamente você terá sucesso em seu empreendimento futuramente.
...