O PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO
Por: Célia Regina Ortega • 25/2/2018 • Trabalho acadêmico • 3.115 Palavras (13 Páginas) • 257 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Curso de Tecnologia em Marketing
POLO: Anhanguera Pirituba
ACADÊMICO: Célia Regina Ortega dos Anjos – RA: 6003443948
TUTOR A DISTÂNCIA: Priscila Cintra
RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER I
São Paulo/SP
Maio 2017
ACADÊMICO: Célia Regina Ortega dos Anjos – RA: 6003443948
TUTOR A DISTÂNCIA: Priscila Cintra
RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Marketing do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP Pirituba, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I).
São Paulo/SP
Maio 2017
- SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. RELATÓRIO DA ENTREVISTA 4
2. PARECER PESSOAL SOBRE O EMPREENDEDORISMO 5
3. ANÁLISE DA MATRIZ SWOT 6
3.1 PONTOS FORTES 8
3.2 PONTOS FRACOS 8
3.3 OPORTUNIDADES 8
3.4 AMEAÇAS 8
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
ANEXO I 11
INTRODUÇÃO
Para realizar este trabalho fiz um levantamento em Irmãos Gregio Comércio de Alimentos localizada na Rua Emílio Colela, nᵒ 11, Parque São Domingos, zona oeste de São Paulo – SP. Esta empresa vem se destacando em vendas de ovos, frangos, pães, hortifrutti e em vários outros tipos de produtos alimentícios para facilitar a vida das pessoas que moram no bairro e que trabalham fora e também de pessoas que trabalham nos comércios e empresas da região.
Este comércio já é antigo no bairro e bem conhecido, se destacava na venda de ovos e frangos, e tinha o nome de Granja Dois Irmãos. Foi vendido para o novo empreendedor que resolveu investir e inovar colocando vários tipos de mercadorias se tornando um hortifrutigranjeiro e mini mercado.
Com as informações obtidas identifiquei os pontos fortes e fracos, as ameaças e o negócio (SWOT).
RELATÓRIO DA ENTREVISTA
Na entrevista realizada, com respostas no Anexo I, o empreendedor deixou claro como foi que resolveu investir no seu comércio e o que o influenciaram a isto.
Desde os onze anos o mesmo já trabalhava com seu pai numa banca de frios no mercado municipal da Lapa e pegou gosto pelo trabalho de comerciante, e com o falecimento de seu pai, resolveu abrir seu próprio negócio. Foi quando apareceu a oportunidade de entrar na sociedade de compra da Irmãos Gregio Comércio de Alimentos, (antigamente chamada de Granja Dois Irmãos), localizada na rua Emilio Colela, 11 no Parque São Domingos/SP/SP, num ponto muito bem localizado e movimentado no Parque São Domingos. No começo só adquiriu 25% das ações e as outras 75% ficaram nas mãos de pessoas que não eram do ramo e com isto não sabiam como administrar e nem o que fazer para inovar. O empreendedor sempre ficou de olho nas oportunidades que surgiam, foi quando surgiu a oportunidade de comprar os outros 75% que era a parte dos outros sócios e assim o fez. Superando este ponto crítico que teve que passar, hoje é dono exclusivo juntamente com sua esposa conseguindo assim mais liberdade e maior chance de sucesso. O lado positivo disto é ser seu próprio patrão e o lado negativo é que as responsabilidades são maiores e dependem do cliente todos os dias para fazer o seu salário.
Já a 3 anos o Sr. Rogério tem madrugado para abrir o seu comércio na hora certa e com isto está progredindo pois consegue abranger clientes que saem muito cedo para trabalhar.
Com o sucesso obtido, O Sr. Rogério logo transformou a granja em um comércio de todos os tipos de alimentos, vendendo ovos, frango (cru e assados), carnes assadas de todos os tipos aos (sábados, domingos e feriados), pães de todos os tipos, variedades de alimentos caseiros embalados como (maionese, salpicão, farofas) verduras, frutas e legumes, se tornando quase em um mini mercado.
O fator que mais contribuiu para um bom desempenho foi o de Sr. Rogério ter cursado o curso de administração, no qual o tem ajudado muito em todos os aspectos e o bom relacionamento com a clientela, passando a elas a confiança e honestidade no que faz, cativando assim um respeito mútuo e uma clientela fiel.
O fator que o empreendedor mais teme é o risco da instabilidade financeira e com o atual quadro político, gerando assim certo desconforto na parte financeira de todos, e não sabendo como e se pode ou não investir mais no seu negócio, como em ampliações do estabelecimento, em mercadorias inovadoras e em novos funcionários.
O empreendedor e sua equipe fazem questão de seguir princípios éticos como a transparência na preparação dos alimentos onde o cliente é muito bem atendido, pontualidade na abertura do estabelecimento e recebimento de críticas e sugestões sempre com um sorriso no rosto. A boa relação com toda a equipe é outro fator preponderante. Este é um dos ramos em que mais se observa a necessidade da qualidade do “produto entregue ao cliente”.
PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO
Empreendedorismo para mim significa pesquisar oportunidades de investir, é se arriscar na criação de empresas ou produtos novos ou mudanças em empresas já existentes, é não ter medo de aproveitar as tais oportunidades, é ter garra e dedicação naquilo que foi investido, sempre olhando para frente procurando acertar o alvo que é o crescimento profissional e satisfação pessoal, sem medo, mais com os pés no chão.
...