O PERFIL DO PROFISSONAL EM GESTÃO FINANCEIRA
Por: luizhff3030 • 19/8/2022 • Trabalho acadêmico • 3.540 Palavras (15 Páginas) • 100 Visualizações
[pic 1]
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
LUIS HENRIQUE F. FERREIRA - RA: 8124970
O PERFIL DO PROFISSONAL EM GESTÃO FINANCEIRA
Projeto Integrador apresentado para o Curso de administração, da Faculdade Claretiano de Curitiba, com o requisito parcial para aprovação desta disciplina. Professor: Francisco de Assis Breda
CURITIBA/PR
Maio de 2022
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. PRINCIPAIS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESTUDO DA GESTÃO FINANCEIRA DAS ORGANIZAÇÕES E SEUS OBJETIVOS CENTRAIS 4
2.2 Controladoria 4
2.3 Contabilidade 5
2.4 Administração financeira 5
3. PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DO TRABALHO DO PROFISSIONAL EM GESTÃO FINANCEIRA E SUAS PROCUPAÇOES........................................................ . 6
4. DESTACAR, DE FORMA GERAL, O CONJUNTO DE CONHECIMENTO ATUAIS AO PROFISSIONAL GESTOR FINANCEIRO, COM ESPECIAL ATENÇÃO PARA O CAMPO DA ECONOMIA. 6
4.1 Economia 6
4.2 Contabilidade 7
4.3 Fluxo de caixa 7
4.5 Planejamento Financeiro 8
5. QUALIDADES PESSOAIS QUE UM PROFISSIONAL DEVE POSSUIR PARA ATUAR NA GESTÃO FINANCEIRA. 9
5.1 Capacidade de comunicação e de trabalho em equipe 9
5.2 Disciplina 9
5.3 Capacidade de realizar múltiplas tarefas 9
5.4 Proatividade 10
6. METODOLOGIA 10
7. CONCLUSÃO 10
8. REFERÊCIAS 11
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir de dados qualitativos, extraídos de pesquisas bibliográfica, que visa nortear a condução e elaboração do projeto integrador numa perspectiva interdisciplinar, tendo como propósito desenvolver o senso critico e articular conceitos apreendidos nas disciplinas e aplicando-os de forma objetiva e pratica.
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem por objetivo mostrar o conjunto de práticas e ações da gestão financeira que, dento de uma empresa, buscam a análise, planejamento e controle de toda e qualquer atividade financeira. E mostrar quais são as atribuições de um gestor financeiro além de suas qualidades e responsabilidades, inerentes a um profissional dessa área.
Sabe-se que, além da redução de despesas e maximização dos lucros, a obtenção de recursos financeiros é própria da gestão financeira e que possibilita atingir níveis desejados. Portanto, o gestor financeiro é de extrema relevância nas organizações para que a empresa apresente ótimos resultados em seus registros, independentemente do tipo ou do porte da empresa. Mas para que o sucesso seja alcançado a gestão concentra-se sobre o estudo das decisões financeiras assumidas nas empresas. A empresa, como um agrupamento humano hierarquizado, tem a possibilidade de mobilizar meios humanos, materiais e financeiros para extrair, transformar, transportar, e distribuir produtos ou prestar serviços que atendam os objetivos definidos pela organização. Portanto é inerente ao profissional em gestão financeira, a responsabilidade de entender os mecanismos que o regem, pois esse instrumento será de extrema importância para a tomada de decisões, assim como a distribuições dos recursos inerentes ao sucesso da organização.
2. PRINCIPAIS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESTUDO DA GESTÃO FINANCEIRA DAS ORGANIZAÇÕES E SEUS OBJETIVOS CENTRAIS
O gestor financeiro tem como tarefa básica administrar aplicação de recursos monetários utilizando-se de eficientes métodos no controle das organizações. Dessa forma o tecnólogo em gestão financeira possuirá habilidades e competências para acompanhamento das funções pertinentes à gestão dos recursos financeiros nas organizações em geral. Portanto entre os principais elementos que compõem o estudo da gestão financeira, são algumas: a administração, a controladoria, a contabilidade, a administração financeira
2.1 Administração
A administração tem a papel a de coordenar pessoas e recursos, com a finalidade de alcançar objetivos e metas. Segundo Neivaldo Hakime Dutra (2013, p.34)
Administrar significa planejar, dirigir, organizar, coordenar, e controlar organizações e/ou tarefa, tendo como objetivo maior produtividade e/ou lucratividade. Para se chagar a isso, o administrador avalia os objetivos organizacionais e desenvolves as estratégias necessárias para alcança-los. Este profissional, no entanto, não tem apenas função teórica, ele é responsável pela implantação de tudo que planejou e, portanto, vai ser aquele que define os programas e métodos de trabalho, avaliando os resultados e corrigindo os setores e procedimento que estiverem com problemas.
Portanto ter conhecimento das ferramentas administrativas auxiliara futuros gestores nas decisões que irá tomar no dia a dia e, capacita-los a ter uma postura analítica de estilo empresarial.
2.2 Controladoria
A controladoria é a evolução da contabilidade, que Franco (1997 apud Cassio e Mário, 2013, p.22) define como:
[...] a ciência que estudos fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientação necessárias à tomada de decisões sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
...