O PIM VI UNIP
Por: Fabricio Duarte • 18/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 2.623 Palavras (11 Páginas) • 478 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1][pic 2]
GRACIELE CONSONI DA SILVA – RA 1702593
HOSPITAL SÃO LUCAS
PIM VI
TREVISO
2018
UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 3][pic 4][pic 5]
GRACIELE CONSONI DA SILVA – RA 1702593
HOSPITAL SÃO LUCAS
PIM VI
Projeto Integrado Multidisciplinar III para
Obtenção do título de Tecnólogo em
Gestão Pública, apresentado à
Universidade Paulista – UNIP.
Orientador: Fábio Ricardo Brandão.
TREVISO
2018
RESUMO[pic 6]
O PIM VI apresenta a pesquisa realizada em uma instituição hospitalar e engloba os aspectos apresentas nas disciplinas FINANÇAS E ORÇAMENTOS PÚBLICOS, PLANOS DE NEGÓCIOS e ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL. Através da pesquisa qualitativa complementar, demonstra o funcionamento da instituição Hospital São Lucas aplicando os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de graduação tecnológica em gestão pública. O Hospital São Lucas fornece atendimento 100% SUS, com um espaço privilegiado para a pesquisa, serviços e como um importante campo de práticas em saúde. Todo esse processo de identificação é para assegurar que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina. O objetivo do PIM V é identificar de que forma as disciplinas abordadas nesse estudo podem trazer melhoras para o funcionamento da instituição, através da coleta e analise de dados na própria instituição e também através da literatura específica, cruzando informações e obtendo um diagnóstico da situação institucional. Serão aqui apresentadas ferramentas importantes para o gerenciamento da instituição com dicas acerca de melhorias para otimizar o serviço prestado pela instituição.
Palavras-chaves: Finanças e orçamentos públicos. Planos de negócios. Ética e legislação: trabalhista e empresarial.
SUMÁRIO[pic 7][pic 8]
1. INTRODUÇÃO 5
2. FINANÇAS E ORÇAMENTOS PÚBLICOS 6
2.1 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL 6
3. PLANO DE NEGÓCIOS 7
4. ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL 8
4.1 ASPECTOS AMBIENTAIS 9
5. CONCLUSÃO 9
6. REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
O presente projeto integrado multidisciplinar VI destina-se a apresentar a empresa de saúde hospital São Lucas, localizada na cidade de Siderópolis – SC, inaugurado em 13 de setembro de 1945, integrante da rede estadual de saúde de Santa Catarina. Durante grande parte de sua existência, a unidade de saúde serviu a população do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Siderópolis e municípios vizinhos como hospital geral e a partir de 2007, passou a atender exclusivamente as áreas de saúde da mulher e da criança.
Funciona como clinica de internamento (alto-risco, maternidade, ginecologia, berçário e pediatria), além do pronto-socorro materno-infantil, triagem obstétrica e UTI. A unidade possui 35 leitos, sendo 10 de UTI. Com um corpo de aproximadamente 80 funcionários, servidores municipais, estaduais e contratados terceirizados a equipe multiprofissional do Hospital São Lucas conta com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e técnicos administrativos. O Hospital São Lucas é referência no atendimento materno-infantil oferecendo mensalmente uma média de mais de 400 atendimentos de urgência e emergência, cerca de 30 partos, 50 cirurgias ginecológicas e mais de 1000 atendimentos ambulatoriais em mastologia, pediatria, ginecologia geral, fonoaudiologia, nefrologia, psicologia e gastroenterologia.
O Hospital conta ainda com um banco de leite materno com capacidade para realizar 10 atendimentos por dia, beneficiando o público interno e externo. Como parte de um projeto de melhoria e humanização no atendimento, foi inaugurada em 2010 a Casa de Apoio, onde há uma instalação com dez leitos disponíveis para mães com filhos internados na UTI pediátrica e que moram longe do hospital. Toda a pesquisa foi realizada procurando estabelecer correlação entre os conhecimentos adquiridos durante o semestre letivo e a organização da instituição, analisando e identificando de que forma que tais conhecimentos podem ser aplicados e fomentar melhoria no gerenciamento da organização.
2. FINANÇAS E ORÇAMENTOS PÚBLICOS
O Hospital São Lucas possui um sistema orçamentário formal, pois tem cota orçamentária para Almoxarifado geral (materiais), Farmácia e Nutrição. O orçamento é elaborado com o propósito de controlar os gastos de cada setor hospitalar. As diferenças entre os resultados reais e os objetivos orçamentários são analisadas, e as ocorrências de maior ou menor custo são comparadas mês a mês com os previamente orçados na procura de corrigir, diminuir os custos. O sistema de custo projetado não é adotado pelo hospital, não se fazendo comparações entre os custos reais e o projetado. O sistema atual de custos não faz separação entre custos fixos e variáveis. Ao contrario do que ocorre com os custos diretos e indiretos, pois os custos diretos são apropriados diretamente aos centro de custos, exemplo é o consumo de material e medicamentos, e os custos indiretos são transferidos aos demais centro de custos.
...