O PROCESSO DA MODERNA GESTÃO DE PESSOAS NO CI DA UFPB
Por: Hugo Barroso • 19/10/2019 • Relatório de pesquisa • 2.789 Palavras (12 Páginas) • 513 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
BACHARELADO EM GESTÃO PÚBLICA
GESTÃO DE PESSOAS
PROCESSO DA MODERNA GESTÃO DE PESSOAS NO CI DA UFPB
ALUNOS:
Hugo Barroso
Letícia Victor
Lucas Moura
Maria Alice
Paulo Colaço
Wellington de Oliveira
PROFESSORA:
Drª SABRINA CABRAL DE MELO
JOÃO PESSOA – PB
2018
Sumário
1. INTRODUÇÃO 1
2. DESENVOLVIMENTO 1
2.1 MODERNA GESTÃO DE PESSOAS 1
2.2 APLICAÇÃO DA MGP NO CENTRO DE INFORMÁTICA DA UFPB 4
I. Processo de agregar pessoas no CI 4
II. Aplicar Pessoas no CI 4
III. Recompensação de pessoas no CI 6
IV. Desenvolvimento de pessoas no CI 6
V. Manter de pessoas no CI 7
VI. Monitoramento de pessoas no CI 7
3. REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Essa pesquisa tem o objetivo de discorrer sobre os principais processos da Moderna Gestão de Pessoas, uma vez que as organizações precisam estar em constante evolução e desenvolvimento no intuito de suas atividades atingirem suas metas e objetivos. A escolha para realizar a demonstração dessa Moderna Gestão em instituição pública foi o Centro de Informática da UFPB (Campus V) por ser uma estrutura mais próxima da nossa realidade como discente na universidade.
A seguir, apresentaremos os detalhes de cada repartição para uma boa gestão e a partir disso, mostrar sua aplicação no CI da UFPB.
DESENVOLVIMENTO
MODERNA GESTÃO DE PESSOAS
- Processo de agregar pessoas
São processos utilizados para incluir novas pessoas dentro da empresa, ou seja, envolve os processos de recrutamento e seleção de pessoas.
O conceito mais básico é o de recrutamento e seleção. É importante salientar que são conceitos distintos. Enquanto o recrutamento se resume à comunicação de certa vaga na organização, selecionar é escolher, dentro do grupo de pessoas que se candidataram àquela vaga, a melhor.
Como exemplo, recrutar seria o edital e o processo de seleção, a prova.
De posse da diferença entre os termos, torna-se necessário adentrar em algumas peculiaridades. No caso do recrutamento, ele pode ser interno ou externo. O interno é quando dentro da organização se tem uma vaga disponível e a comunicação é dada às pessoas que já estão na organização. A vantagem desse tipo de recrutamento é que, além dele trazer motivação a equipe, envolve pessoas que já sabem como a organização funciona. A desvantagem é que pode acabar incluindo pessoas que possuem certos vícios e também não vai gerar renovação à cultura da organização.
O externo é a comunicação da vaga para fora da organização, por meio de jornais, internet. A vantagem é trazer pessoas com novos pensamentos para dentro da organização. A desvantagem é o investimento com treinamento e ambientação desse indivíduo na organização, ou seja, envolve um custo mais alto. Outra desvantagem é que o recrutamento externo poderia acabar desmotivando a equipe.
Os principais fatores que afetam o recrutamento em uma organização é a rotatividade (turnover) e o aumento do quadro de funcionários, sejam eles temporários ou permanentes.
Por sua vez, no processo de seleção de pessoas, para que seja feito uma seleção adequada, é preciso entender qual o tipo de atividade, responsabilidade e perfil desejado que se busca em um indivíduo. A melhor seleção é aquela onde se tem um bom desenho do cargo, afinal, vai saber objetivamente do que precisa e, consequentemente, torna-se mais fácil selecionar a melhor pessoa para trabalhar na organização. No processo de seleção, pode-se ter uma ou mais etapas, como a entrevista, provas de conhecimento, testes de personalidade e psicológicos etc.
- Aplicar pessoas
É um processo que basicamente se resume em definir o que as pessoas farão dentro de uma organização, orientá-las e acompanhar seu desempenho.
Existem alguns passos básicos nesse processo. O desenho organizacional (principal), a análise e descrição de cargos e a orientação das pessoas e avaliação do desempenho.
Desenho do cargo é a definição de quais serão as atividades desempenhadas, ou seja, a estruturação do cargo em si.
A descrição do cargo é o que ele faz, por que ele faz aquilo e como faz. Envolve o resumo do cargo (breve descrição), lista de funções, especificações do cargo (escolaridade, certificações etc) e outras informações, como o local, horário de trabalho, equipamentos etc.
Já a análise do cargo é o perfil desejado de seu ocupante, ou seja, suas capacidades, habilidades e conhecimentos.
- Recompensar pessoas
Consiste em incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Isso inclui recompensas, salários, remuneração e benefícios.
O processo de recompensar aborda maneiras e formas pelas quais a organização vai incentivar e motivar um funcionário.
As recompensas podem ser financeiras diretas (prêmios e comissões) e indiretas e não financeiras (promoções, viagens etc.).
...