O Papel de um gerenciador de Projetos
Por: belademoraes • 21/4/2018 • Dissertação • 1.122 Palavras (5 Páginas) • 183 Visualizações
SENAC
Isabela de Moraes Fernandes
Elaboração e Gestão de Projetos
Campinas
2017
O projeto e seu gerenciamento
Um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único (PMBOK, 2000).
Destinado a atingir um objetivo claro e definido, é conduzido dentro de parâmetros pré-estabelecidos de tempo, custo, recursos envolvidos (humanos e materiais) e qualidade. Por se tratar da criação ou serviço diferente de todos os seus semelhantes não deve ser confundido com atividades rotineiras da empresa.
Em função das características específicas dos projetos, existe a necessidade de uma gerência também específica para os mesmos. “Gerenciamento de projetos é a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender os seus requisitos” (PMBOK, p.5, 2000). A pessoa designada para liderar a equipe responsável pelo cumprimento de tais requisitos e alcançar os objetivos pré-estabelecidos do projeto é o gerente de projetos.
Habilidades de gestão
Fleury e Fleury (1999) definem competências como “um saber agir responsável e reconhecido, implicando em mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agregue valor econômico à organização, e valor social ao indivíduo”. Para os autores, a competência do indivíduo pode ser estendida segundo três eixos fundamentais: pela pessoa, por sua formação educacional e por sua experiência profissional. Essa associação entre a competência no âmbito individual e da organização que permitem a agregação de valor social e econômico. As competências organizacionais se referem à capacidade de indivíduos ou equipes conduzirem seus projetos de forma a alcançarem os objetivos estabelecidos.
O guia PMBOK (PMI, 2000) considera gerentes de projetos eficazes aqueles que adquirem um equilíbrio de habilidades técnicas e interpessoais, que os ajudam a analisar situações e a interagir de forma adequada. Tais habilidades interpessoais estão listadas a seguir:
Liderança
Por meio de um objetivo comum, a liderança motiva e direciona os membros de uma equipe a alcançar um alto desempenho nos resultados esperados. Cabe ao líder atrair e reter as pessoas certas, com as competências corretas e redireciona-las para as tarefas adequadas.
Comunicação
Uma comunicação eficaz dentro da equipe do projeto e entre o gerente de projeto, os membros da equipe e todas as partes interessadas (stakeholders) permite a condução do projeto uma visão mais transparente e, consequentemente um desempenho maior.
Habilidades comportamentais
O gerente de projetos precisa compreender a multiplicidade de funções e personalidades presentes em um projeto para poder adaptar-se de maneira competente seu estilo pessoal de gerenciamento à situação. O gerente é acima de tudo, gestor de pessoas e deverá estabelecer a confiança na equipe do projeto e em outras partes interessadas para que haja cooperação, ao compartilhamento de informações e à solução eficaz dos problemas.
Técnicas de gestão
Para que o gerente de projetos possa desempenhar corretamente sua função e assim, obter êxito no projeto que gerencia, as etapas de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle são fundamentais e devem ser bem definidas. O uso de ferramentas de gestão aliadas a esses aspectos contribui para o controle do escopo do projeto e aumenta a probabilidade de um bom resultado.
Técnicas organizacionais
Cada organização possui uma cultura que reflete em fatores como a diversidade de normas, políticas e procedimentos e expectativas dos envolvidos em um projeto. Para que haja comprometimento dos membros é necessário que o gerente de projetos compreenda a empresa e suas políticas organizacionais, e transmita de forma transparente para a equipe as informações necessárias para que o projeto tenha maiores chances de sucesso.
O gerente de projetos
Para Ricardo Vargas em seu Podcast intitulado ‘O que faz um “grande” gerente de projetos’, uma certificação profissional aliada a uma sólida formação, são condições relevantes para que o indivíduo entre no mercado de trabalho. Mas isso não são requisitos para definir que ele será um profissional renomado. Significa que ele tem pelo menos a qualificação técnica e o mínimo entendimento sobre a complexidade gerencial de um projeto. Vargas estabelece 3 pontos chaves que quando juntos tornam o gerente de projetos excepcional.
...