O Patrimônio é o Campo de Atuação da Contabilidade
Por: Katia Sizilo • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.507 Palavras (11 Páginas) • 285 Visualizações
PATRIMÔNIO
O Patrimônio é o campo de atuação da Contabilidade, representado o conjunto de Bens, direitos (valores receber) e Obrigações (valores a pagar) vinculadas a uma pessoa física ou jurídica, ou a uma entidade. Avaliado em moeda.
Bens
Tudo o que possa ser avaliado economicamente, são coisas capazes de satisfazer as necessidades das pessoas ou empresas.
Esses bens podem ser:
- Bens Tangíveis (materiais): têm existência física, são palpáveis, e classificam-se em: bens de uso, consumo e troca.
Bens de uso: Balcão, prateleiras, veículos, máquinas, móveis e utensílios computadores, instalações, imóveis e etc.
Bens de consumo: material de limpeza, material de expediente, material de embalagem.
Bens de troca: mercadorias e dinheiro
- Bens Intangíveis (imateriais): não são palpáveis, são incorpóreos, não tem existência física. São exemplos: marca e patentes, capital intelectual, direitos autorais, patentes de invenção, franquias e etc.
Direitos
Em contabilidade, entende-se por Direito ou Direito a Recber, todos os valores que a empresa tem a receber de terceiros. Exemplos: Duplicatas a Recebe, Promissórias a Receber, Alugueis a Receber.
Obrigações
Em contabilidade temos dois tipos de obrigações:
- Obrigações para com terceiros. (Passivo)
São dividas com terceiros . Em contabilidade tais dívidas são denominadas obrigações exigíveis, isto é, obrigações a pagar e que serão reclamadas na data do vencimento. Quando for empréstimos bancário, a empresa fica devendo ao banco,
Obrigações a pagar, que é muito comum nas empresas é decorrente da compra de mercadorias a prazo. Ao comprar a prazo, a empresa fica devendo ao fornecedor da mercadoria, sendo que essa dívida é conhecida como Fornecedores ou Duplicatas a Pagar.
Temos, também, outras obrigações exigíveis como: impostos a pagar, financiamentos, salários a pagar, alugueis a pagar, adiantamentos de clientes e etc.
- Obrigações para com os sócios (Patrimônio Líquido)
Valores que os sócios (proprietários) integraram à sociedade, mais o que ela gerou através de suas atividades.
Os Bens e Direitos, em contabilidade, são representados pelo ATIVO e as Obrigações pelo PASSIVO e PATRIMÔNIO LÍQUIDO.
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PATRIMÔNIO
No lado esquerdo, denominado do Ativo, são classificados os elementos(Bens e Direitos). No lado direito, denominado lado do Passivo e Patrimônio Líquido , são classificados as (Obrigações). Obrigações para com terceiros e obrigações para com os sócios.
BENS + DIREITOS (Ativo) | OBRIGAÇÕES (Passivo e Patr. Líquido) |
BENS Dinheiro Mercadorias em estoque Máquinas e Equipamentos Veículos Imóveis Ferramentas Móveis e Utensílios Marcas e Patentes DIREITOS Depósitos em Bancos Duplicatas a Receber Títulos a Receber Contas a Receber Ações | OBRIGAÇÕES para com 3ºs} (Passivo) Fornecedores Salários a Pagar Duplicatas a Pagar Financiamentos Impostos a Pagar Títulos a Pagar Aluguéis a Pagar Encargos Sociais a Pagar Promissórias a Pagar Contas a Pagar PATRIMÔNIO LÍQUIDO (SL) Recursos próprios (*) |
(*) as obrigações para com os sócios são também denominadas de “recursos próprios”
Tendo-se como base o livro “Contabilidade Financeira” (PLT 707) da Anhanguera pg. 40 diz: é colocado do lado esquerdo os bens e os direitos e no lado direito as obrigações exigíveis.
Na contabilidade, o lado esquerdo do quadro, Bens + Direitos, é chamado de ATIVO e o lado direito, Obrigações, é chamado de PASSIVO.
Como podemos verificar, a diferença entre os valores totais do Ativo e do Passivo, esta diferença é conhecida com SITUAÇÃO LÍQUIDA ou PATRIMÔNIO LÍQUIDO –PL.
O quadro abaixo mostra essa diferença:
Ativo | Passivo | ||
Bens + Direitos | Valor | Obrigações Exigíveis | Valor |
Bens Direitos | 1.830 2.800 | Obrigações | 4.500 |
ATIVO
O Ativo é o conjunto de bens e direitos à disposição das empresas, isto é, o conjunto de bens e direitos sobre os quais a empresa tem controle.
PASSIVO
O Passivo corresponde às obrigações exigíveis das empresas, isto é, as dívidas que serão cobradas, reclamadas pelos seus credores (terceiros) a partir da data de seu vencimento.
PATRIMÔNIO LÍQUIDO OU SITUAÇÃO LÍQUIDA
O Parimônio Líquido representa o registro que os proprietários de uma empresa tem aplicado no negócio. Ou também é o valor investido pelos sócios na empresa, ou ainda o valor prometido pelos sócios para ser investido na empresa.
Equação Fundamental do Patrimônio
Os recursos próprios formam o Patrimônio Líquido ou Situação Líquida de uma determinada empresa, seu valor pode ser encontrado quando se resolve a seguinte equação:
(BENS + DIREITOS) – OBRIGAÇÕES Ou ATIVO – PASSIVO |
ORIGENS X APLICAÇÕES
As contas que integram o Ativo (bens e direitos) denotam por base aplicação de recursos, enquanto que as contas que aparecem no Passivo e no Patrimônio Líquido indicam por base origens de recursos.
Para a contabilidade, não pode haver uma aplicação sem que haja uma origem respectiva. Sendo assim, sempre que houver entrada de um bem ou de um direito haverá origens respectivas a entrada. Da mesma forma que se houver uma saída de bens ou uma redução dos direitos, deve-se justificar onde o valor dos mesmos foi aplicado.
...