O Pensamento Crítico
Por: Andreh Kawaii • 18/7/2016 • Trabalho acadêmico • 308 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
O Pensamento Crítico foi iniciado pelos filósofos gregos, na antiguidade. Pensar de forma crítica é saber defender as nossas opiniões com argumentos rigorosos, claros e sólidos, mas não se resume apenas à lógica formal, mas também se preocupa com a verdade ou falsidade das nossas crenças e com as capacidades, atitudes e práticas necessárias para construção de uma visão do mundo e para determinarmos aquilo em que vale ou não a pena acreditar. A filosofia investiga, critica, tenta explicar, e conceitua tudo que nos aborda no meio em que vivemos.
Apesar dos pensamentos serem transmitidos já pré-determinados, conceituados por filósofos, nós acabamos sendo convencidos. A última tentativa da razão é reconhecer que há uma infinidade de coisas que a ultrapassam. E esta, só é razão ao chegar a reconhecer isso. É preciso saber duvidar e afirmar ou julgar onde é preciso. Quem não faz assim não entende a força da razão.
A filosofia não se constitui em um processo inacabado. Ela questiona o saber, induzindo à reflexão a partir da razão. Todos somos indivíduos com capacidade de pensar e nenhum ser humano é superior a outro. Ao afirmar que a filosofia é o diálogo entre iguais, Savater nos mostra que a imposição de ideias nos leva a um impasse onde nenhum dos lados leva vantagem, onde a troca de ideias, esta sim, abre portas para um bom debate.
“Quem é capaz de ver o todo, é filósofo; quem não é capaz, não o é”. (Platão / 427-347 a.C).
Todos nós somos filósofos, uma vez que pensamos, indagamos, criticamos, tentamos responder e solucionar e esbarramos em dúvidas, buscando sabedoria e a verdade. Filosofar é buscar incessantemente a sabedoria, com base na verdade e na consciência do respeito pos si mesmo e pelos outros. A busca da sabedoria e da verdade é também a busca da perfeição, do equilíbrio e da harmonia.
...