O Planejamento Estratégico Governamental
Por: Larissa Przybylski • 26/5/2018 • Trabalho acadêmico • 740 Palavras (3 Páginas) • 484 Visualizações
Quais são as principais características que contrapõe o “Estado Necessário” ao “Estado Herdado”?
O Estado Necessário tem como objetivo compreender, por meio de pesquisa e análise de dados, e atender as reais necessidades da sociedade quanto a diversos aspectos sócio econômicos e políticos a fim de estabelecer planos, metas e planejamentos capazes de promover o bem estar social, tendo como perspectiva as diferentes necessidades daqueles indivíduos que compõem a população de um local determinado.
O Estado Herdado, por sua vez, é caracterizado pela manutenção do “status quo” através da reprodução e continuação de políticas realizadas por governos e governantes anteriores, sendo herdeiro do autoritarismo, clientelismo e patrimonialismo, mantendo os vício sócio políticos até então observados. Sem visar a quebra de paradigmas ou objetivar atender a massa da sociedade, prioriza apenas os interesses de uma porcentagem minoritárias da população, privilegiada pelas políticas anteriores.
De que forma o Planejamento Estratégico Governamental auxilia na transformação rumo ao Estado Necessário?
O Planejamento Estratégico Governamental é capaz de direcionar assertivamente ações governamentais para atender às necessidades e interesses da população ao possibilitar o estabelecimento de metas e objetivos pautados em fatos e dados, assim subsidiando as decisões de gestores públicos e serviços públicos para melhorar os níveis de desenvolvimento socioeconômicos. O Planejamento estratégico profissionaliza e subsidia as ações realizadas pela administração pública, aumentando o controle sobre os resultados e eficiência da gestão pública.
Por que o conceito de “Administração Geral” é entendido pelo autor como inadequado ao tratamento da gestão pública?
Segundo a autor, a “administração geral” tem como objeto de estudo conceitos, fatos e dados ligados intrinsecamente à área empresarial, que não se assemelham ou se aplicam diretamente à gestão pública. Diversos conceitos da Administração geral, porém, podem contribuir para a gestão pública ao respeitar as particularidades quanto ao ambiente público e aspectos de suas principais áreas de atendimento (como segurança, educação, entre outros) para a criação e controle de políticas públicas de forma mais assertiva e efetiva.
Qual a diferença entre o termo Gestão Pública e Administração Pública?
A administração pública concentra enfoque em planejamento, controle, coordenação e organização dos recursos organizacionais e estruturais do Estado e setor público, visando eficiência ao atender o interesse público.
A gestão pública, por sua vez, tem enfoque mais estratégico para alocação de recursos (orçamentários ou não), focado na aplicação de modelos e conceitos de gerenciamento provenientes do setor privado/“administração geral” ao contexto do setor público e da administração pública. .
ATIVIDADE - SEMANA 2
Qual a diferença entre o Planejamento Estratégico Situacional e o Planejamento Tradicional? Aponte as características principais de cada, enriquecendo sua resposta com exemplos.
O
...