O Planejamento e Estratégias Organizacionais
Por: Tiago Bortolotto • 2/3/2017 • Trabalho acadêmico • 726 Palavras (3 Páginas) • 272 Visualizações
O conceito do planejamento e de sistema se resumem em dois aspectos, os de fatores externos que são considerados não controláveis e o dos fatores internos que são considerado os controláveis. Além desses aspectos, existem cinco dimensões do planejamento:
O primeiro é o assunto abordado, que corresponde às finanças, pesquisas, marketing. Essas funções são desempenhadas pelas próprias empresas. A segunda dimensão é a dos elementos do planejamento, onde se discutem os objetivos. A terceira dimensão é a de tempo do planejamento, que pode ser longo, médio ou curto. Essa dimensão sempre é analisada de forma integrada. A quarta dimensão é a de unidades organizacionais, onde o planejamento é elaborado. Nessa dimensão ele pode se caracterizar por corporativo, de unidades estratégicas de negócios ou subsidiárias. A quinta e última dimensão é correspondente às suas características, bem como a de complexidade, simplicidade, qualidade ou quantidade, estratégico ou tático, confidencial ou público.
O planejamento em si pode ser conceituado como um processo contínuo com variáveis e fatores e enfatiza que o processo de tomada de decisão deve conter componentes individuais e empresariais.
O processo de planejar envolve todo um modo de pensar e de frequentes perguntas (o que, como, quando, quanto, para quem, por quê, por quem, e onde fazer).
Sobre os princípios do planejamento, eles são divididos em gerais e específicos. O princípio geral se caracteriza pela contribuição aos objetivos, que seria listar os objetivos e procurar alcançá-los. O princípio da precedência do planejamento que seria a função administrativa, de como tudo será feito. Outro princípio seria o da maior influência e abrangência, que pode provocar uma série de modificações no âmbito geral.
Em si só, o planejamento provoca modificações diretamente nas pessoas, tecnologias e sistemas. As pessoas têm a necessidade de treinamento, substituições e transferências, A tecnologia é afetada pela evolução dos conhecimentos, seria um processo evolutivo. Os sistemas provocam uma alteração nas responsabilidades, níveis de autoridade, etc
“O planejamento têm grande influência nos resultados da empresa”.
O quarto princípio seria o da maior eficiência, eficácia e efetividade, que seria procurar aumentar os resultados e diminuir as deficiências. Uma boa administração necessita que esses três componentes andem lado a lado. Todos têm sua particularidade, e a eficiência traz uma medida individual, que seria a de resolver problemas que surgem, cumprir deveres e responsabilidades. A eficácia é uma medida de rendimento global, que nada mais é o fazer o que precisa ser feito; produção de alternativas mais criativas; obtenção e aumento dos resultados estabelecidos; etc) A efetividade também seria uma medida de rendimento global, para manter-se no mercado, mostrar os resultados positivos e consequentemente permanece-los. Basicamente a efetividade é composta de esforços e energias.
A eficiência e eficácia nas empresas é um contexto estratégico. Ela depende de dois aspectos: o de identificar as oportunidades e as necessidades do ambiente. Também ter uma certa flexibilidade e adaptar-se; usufruir das oportunidades e atender as necessidades.
Os princípios do planejamento, segundo Ackoff seriam: Planejamento participativo: com foco no desenvolvimento do processo; Planejamento coordenado: todos os aspectos com atuação independente; Planejamento integrado: focado nas empresas de porte médio e grande; Planejamento permanente: condições exigidas em relação à turbulências internas;
...