O Plano de Gerenciamento de Risco da Empresa
Por: MarianaSCi • 2/9/2016 • Trabalho acadêmico • 2.311 Palavras (10 Páginas) • 610 Visualizações
A Gestão de Risco da Transmil tem por objetivo mapear e definir em detalhes o perfil real das operações de transportes de cargas. Segundo o gerente, para que isso ocorra é importante analisar todos os fatores que envolvem a operação.
O Plano de Gerenciamento de Risco da empresa estudo é um conjunto de ferramentas que foi elaborado pelo proprietário, o gerente geral e os responsáveis por cada departamento, pois para a implantação do PGR, são necessárias informações oriundas de todos os departamentos que fazem parte da organização. A análise dos dados que é feita a cada trinta dias ou sempre que se fizer necessário, conta com pessoas e informações inerentes às regiões, veículos, carga embarcada, horários e históricos de perdas, seguros, entre outros fatores, que variam de acordo com as operações que foram realizadas. O resultado é um mapa detalhado de toda a operação, que será utilizado para garantir perfeita harmonia entre segurado, seguradora e a empresa.
Quadro 8 - Conjunto de ferramentas que a empresa Transmil utiliza no programa de gerenciamento de risco
Ferramenta Utilização
Sistema de Informação (TI) Ferramenta indispensável que agrega uma sequência lógica de dados e que são traduzidas em informações.
Técnicas de coleta de informações A utilização de planilhas para coleta de dados é primordial na empresa.
Sistema de Rastreamento O rastreamento de veículos serve para a localização e o monitoramento da frota.
Roteirizador – Google Earth Este sistema realiza o detalhamento de diversos tipos de rotas.
GPS – Sistema de Posicionamento Global O GPS tem o poder de encontrar o caminho para um determinado local, saber a velocidade e direção do seu deslocamento.
Computador de bordo Registra tudo o que é realizado pelo caminhão. Exemplo: velocidade e média de gasto de combustível, quanto tempo ficou ligado e informações similares.
Banco de dados Reúne as informações necessárias para alguns processos gerenciais em um único documento, que pode ser utilizado como um guia, e ainda, reduz tempo de pesquisa e informações.
Seguro total da frota Seguro total da frota dos veículos que oferece duas opções de cobertura. Compreensiva: para danos parciais ou integrais e também a Indenização Integral: exclusivamente para danos integrais.
Seguro da carga transportada Para cobertura dos danos causados ao objeto segurados, especialmente à carga transportada, com indenização por reembolso, inclusive sinistros.
Compartilhamento de riscos com parceiros Sistema de troca de informações a respeito dos riscos existentes em rodovias e rotas do Brasil, bem como demais possíveis riscos.
Anjo da carga Sistema de localização de cargas. É um chip de comunicação que é colocado entre a carga para identificação e localização em caso de sinistro.
Sistema de controle de acesso Os acessos às filiais são restritos apenas a pessoas autorizadas, através de um sistema de controle remoto.
Fonte: Transmil
O principal objetivo da Gestão de Riscos da Transmil é avaliar as incertezas de forma a tomar a melhor decisão possível em relação ao transporte de cargas, em prol de que os benefícios venham a somar nos planejamentos e nas tomadas de decisões futuras, além da melhora no relacionamento com as partes interessadas. Para melhor visualização da gestão de riscos da empresa, será demonstrado a seguir um quadro onde estão incluídos os pontos dos processos de gerenciamento de risco da Transmil:
Quadro 9 – Pontos no processo de gerenciamento da Transmil
Principais pontos no processo de gerenciamento de risco da Transmil Conceito
Planejar o gerenciamento de risco Processo de definição de como conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos de um projeto.
Identificar os riscos Processo de determinação dos riscos que podem afetar o projeto e de documentação de suas características.
Realizar a análise qualitativa dos riscos Processo de priorização dos riscos para análise ou adicional através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.
Realizar a análise quantitativa dos riscos Processo de analisar numericamente o efeito dos riscos identificados, nos objetivos gerais do projeto.
Planejar as respostas aos riscos Processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças ao projeto.
Monitorar e controlar os riscos Processo de implementação dos planos de respostas aos riscos, acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificação de novos riscos e avaliação da eficácia dos processos de tratamento dos riscos durante todo o projeto.
Fonte: Transmil
Conforme o gerente, quando o PGR contém informações precisas, gera resultados positivos na segurança, no apoio logístico e na minimização de perdas, caso contrário pode acabar gerando prejuízos incalculáveis.
A Transmil utiliza ações com foco na frota, condutores e entorno, visando à melhoria contínua da gestão patrimonial, e a redução da frequência e gravidade de acidentes. Para que isso ocorra a contento, a gerência informou que alguns itens são analisados sistematicamente para a melhoria da execução do PGR: São eles:
- Avaliação de Rotas;
- Análise de riscos de trajetos e parametrização da viagem;
- Averiguações no 08000 – Disque denúncia, constante em cada veículo;
- Informações constantes em planilhas de viagens;
- Análise do cliente, mapeando toda a carga a ser transportada;
- Análise de apólices de seguro, já que cada transporte possui uma apólice;
- Possíveis pontos de melhoria;
- Avaliação constante da atuação da seguradora contratada.
Além disso, a empresa Transmil faz uso de indicadores básicos que são monitorados constantemente:
Quadro 10: Indicadores de risco
Indicador Forma de medição
Taxa
...