O Processo Administrativo Planejamento da Ação Empresarial
Por: Larissa Sant Ana • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.826 Palavras (12 Páginas) • 230 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário
Anhanguera Educacional 1
Fernanda Ricelle de Oliveira Siqueira RA 9893498084
Joici Aparecida dos Santos RA8826391575
Jozelaine Fatima de Toledo Souza RA 8894414761
Juliana Aparecida de Toledo Maciel RA 8872424735
Maiara de Moraes RA 8872426060
Thiago de Jesus Santos RA 7297609133
Taubaté
2015
Sumário
- Introdução 3
- Etapa 1 4
2.1. Passo 1 4
2.2. Passo 2 5
2.2. Passo 3 6
- Etapa 2 6
3.2 Passo 2 7
3.3 Passo 3 _ 8
- Conclusão 10
- Bibliografia 11
Introdução
Com a globalização as empresas terão que adotar uma postura mais proativa e dinâmica, para que possam permanecer no mercado, independentemente do ramo que elas atuam. As organizações devem estar atentas às novidades do mercado, investir em tecnologias, treinar e capacitar os funcionários, estabelecer boas parcerias com fornecedores, fidelizar clientes e conhecer bem seus concorrentes. Por isso este trabalho consiste em aplicarmos os conceitos aprendidos em sala de aula em um caso prático. A Empresa Cafeteria X, vem passando por algumas dificuldades internas, como por exemplo, a queda do faturamento, falta de um gestor capacitado, qualidade em atendimento entre outros. E para que a Cafeteria X possa continuar a existir, algumas atitudes deverão ser tomadas de forma estratégica, conforme detalharemos nos passos a seguir.
Etapa 1- O processo Administrativo – Planejamento da ação empresarial.
Passo 1 – Diferença entre Gestor, empresa e empresário e seus conceitos, empresas de sistemas abertos , e determinação de missão ,visão e valores.
Hoje em dia dentro de uma empresa um gestor de sucesso precisa demonstrar três habilidades necessárias, e elas se dividem da seguinte forma:
1ª Habilidades técnicas: consistem em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas com base em seus conhecimentos e experiência profissional;
2ª Habilidades humanas: consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas;
3ª Habilidades conceituais: consiste na capacidade de lidar com ideias e conceitos abstratos.
Falando um pouco desse assunto vimos que um bom gestor precisa ter a capacidade de lidar com problemas, assim como ele também deve ter polivalência, que é ter uma visão geral da empresa, saber um pouco sobre cada setor ou área, assim ele saberá lidar melhor em diversas situações, precisa ser adaptável, assim também conseguirá gerenciar todos os tipos de situação. Além de ponderoso e Interferido, pois ele saberá interagir com sua equipe e com membro da empresa de uma forma mais saudável, e saberá qual a melhor opção em cada momento, bem como as consequências envolvidas no processo.
Conceito de Empresa, Empresário e Gestor.
Com base nas pesquisas que fizemos, definimos os conceitos de empresa, gesto e empresário da seguinte forma:
Conceito de empresa: Juridicamente, empresa é uma ação que o empresário exerce, pode se dizer que é um ambiente, território físico. Também pode se dizer que são organizações inventadas pelo homem para se adaptarem continuamente as mutáveis circunstâncias ambientais e, assim, alcançarem objetivos.
Conceito de gestor: ele é o condutor do negócio e o navegador em um oceano de oportunidades e ameaças que constituem o entorno do negócio. O termo cultura organizacional vem diretamente associado de que as organizações são marcadas pelas intenções sociais entre as pessoas, destacando as relações informais que ocorrem na escola, para além de uma visão meramente burocrática do funcionamento da instituição.
Conceito de empresário: proprietário, acionista ou administrador profissional escolhido. É a ideia do conceito de instituição em que instituição é o que perdura no tempo. O empresário é a pessoa que exercita profissionalmente a atividade economicamente organizada, vis0ando a produção ou circulação de bens ou serviços para o mercado. (art. 966 do código civil).
Empresas de sistema Aberto
Observamos que dentro do processo administrativo temos inúmeras informações sobre plano de negócios e uma delas aborta sobre empresas que são consideradas sistemas abertos, fazendo um estudo mais definido vimos que as empresas são consideradas sistemas abertos porque é um sistema vivo, com entradas e saídas, em constante intercâmbio em relação ao meio ambiente (organizações, empresas, economia global ou nacional, mercado, negócios, pessoas, et.). O sistema aberto é também chamado de sistema orgânico, e seu melhor exemplo de sistema aberto são as organizações em geral e as empresas em particular. Nas organizações não existe uma separação muito nítida entre o sistema e seu ambiente, isto é as fronteiras do sistema são abertas e permeáveis.
...