O Processo Decisório
Por: renans123 • 13/4/2023 • Trabalho acadêmico • 666 Palavras (3 Páginas) • 63 Visualizações
[pic 1]
O problema pode ter origem em uma frustração, interesse,desafio, curiosidade para atingir um objetivo. Algum fato que precisa de uma ação corretiva, ou até a possibilidade de uma oportunidade é nessas situações que é necessário tomar uma decisão.
Diagnóstico é a fase de analisar a situação, ou seja: identificar as ameaças e oportunidades, causas e consequências.
Após o diagnóstico do problema é preciso pensar em Alternativas para solucionar. Em algumas situações as soluções são fáceis, mas em outras situações vai ser preciso julgar, comprar e avaliar as alternativas para chegar na melhor Decisão.
Após esse ciclo, a decisão pode e deve ser avaliada, e se o resultado da decisão não for satisfatório o ciclo deve ser reiniciado.
Assim, o conceito da Teoria da Decisão consiste em estabelecer uma visão geral da situação-problema e encontrar possibilidades de soluções para a escolha mais assertiva, de modo a aperfeiçoar recursos e tempo e ainda alcançar o objetivo estabelecido.
Teorema de Bayes é uma fórmula matemática utilizada para o cálculo de probabilidades de forma a presumir o acontecimento de um evento futuro com base em eventos passados
[pic 2]
Em seguida, temos a pergunta basilar da Teoria da Decisão: como tomar uma boa decisão? Foi precisamente no esforço de responder a essa pergunta que a Teoria da Decisão firmou-se como campo do conhecimento científico. Ainda assim, não é difícil perceber que uma decisão, que pode parecer excelente hoje, será amanhã passível de revelar-se catastrófica. Isso sugere que a noção do que é uma boa decisão somente vale para um cenário específico – aqui incluídos também os valores do cliente-alvo da decisão, seja uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma organização.
Nesse sentido, entendemos a Teoria da Decisão para além da ação de escolher. Trata-se também do levantamento necessário das alternativas existentes e de suas respectivas consequências nos parâmetros de curto, médio e longo prazos. Como podemos perceber, o processo de tomada de decisão não é tarefa simples, como poderia parecer.
Segundo Simon (1974), a tomada de decisão é algo além das afirmações com base em fatos: também é a previsão do que as coisas podem se tornar no futuro. O mesmo autor, com a premissa de organizar e gerenciar o processo, partilha a tomada de decisão em alguns passos, que são:
- Preparação da situação. [pic 3]
- Análise e definição do problema. [pic 4]
- Definição dos objetivos. [pic 5]
- Procura de alternativas de solução. [pic 6]
- Avaliação e comparação dessas alternativas. [pic 7]
- Escolha da alternativa mais adequada. [pic 8]
- Implementação da alternativa escolhida. [pic 9]
[pic 10]
Os gestores precisam ter conhecimento de que as mudanças ocorrem de duas formas, basicamente: ou são provocadas de forma planejada ou são obrigadas a acontecer de forma eventual.
A primeira situação se refere às empresas que conseguem realizar processos decisórios elaborados e com periodicidade, enquanto a segunda situação, quando é corriqueira, acontece em empresas cuja liderança não se adequa aos processos decisórios eficazes e previamente analisados, acabando por sofrer consequências não esperadas, o que as leva a tomar decisões rápidas e sob forte pressão. Isso ocorre porque o problema já está ocorrendo e com danos significativos em vigor. Nesse caso, as decisões são tomadas em forma de reparo, o que tende a prejudicar a saúde financeira e o clima organizacional, além de outros inúmeros problemas para a empresa.
...