O Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM)
Por: Sah Barauskas • 2/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.776 Palavras (8 Páginas) • 222 Visualizações
UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA TATUAPÉ
PIM I
VIVIANE BARAUSKAS, JOSE RAIMUNDO, LUCAS MONTANARI, FABRICIO SANCHEZ, ARON VICTOR.
EMPRESA: DHL
SÃO PAULO-SP
2019
VIVIANE BARAUSKAS RA: N486317
JOSE RAIMUNDO RA: F04IDE3
LUCAS MONTANARI RA: F063EE6
FABRICIO SANCHEZ RA:N365390
ARON VICTOR RA: N443EDO
DHL
Projeto integrado multidisciplinar I da universidade UNIP de comercio exterior apresentando a empresa DHL com as disciplina em comunicação empresarial, economia, fundamento da administração, recursos matérias e patrimoniais, informática e matemática aplicada.
São PAULO- SP
2019
Sumário
Introdução
Projeto integrado multidisciplinar (PIM) com foco em demonstrar como é a empresa DHL, com base nas pesquisas de acordo com a disciplina em comércio exterior.
Este projeto visa compreender as praticas de gestão organizacional como a comunicação empresarial na organização, o Recurso material e patrimonial, economia, as pratica do fundamento da administração sobre os funcionários e a sustentabilidade, métodos de utilização da matemática aplicada e informática usadas na empresa.
Estudos baseados na empresa multinacional DHL que atua no ramo de logística com prestação de serviço, terceirizados, planejamento, recursos, armazenagem, distribuição e transporte.
A DHL é líder de mercado com segmento, pois alem do seu diferencial no mercado sua meta é sempre ser a numero um para os clientes.
Este trabalho foi elaborado dispondo de referencias bibliográficas, acesso aos sites da empresa, informação internas da organização com total apoio técnico dos nossos orientadores.
Fundamentos da administração DHL
A DHL é a empresa líder no mercado internacional em vários serviços são eles correios expressos, logística contratual, a empresa emprega mais de 380.000 trabalhadores distribuídos por mais de 220 países. Chegou no Brasil em 1978 e atua com três divisões DHL Express, DHL global forwarding e DHL suppy chaim operado com filial em todo país.
A DHL é uma empresa que prioriza a segurança, alem disso tem as iniciativas que colaboram com o meio ambiente, e também a vários eventos ao longo ano em que se adotam teorias da administração implementados no dia – a -dia do trabalhador como Kaizen entre outros uma empresa que sempre busca melhorar e esta disposta a ouvir colaboradores.
Kaizen
“Kaizen do japonês” melhoraria ou mudanças para melhor, refere se as atividades que melhorem continuamente todos as funções e envolve todos os funcionários, desde o chef executive (CEO) ate os trabalhadores da linha de montagem , também se aplica a processos, como compra e logística, que cruzam fronteiras organizacionais da cadeia de suprimento.
Visão
Ser operador logístico preferencial do mercado dos colaboradores e dos investidores, ser uma arca reconhecida no mercado nacional, associada a qualidade inovação e responsabilidade socioambiental .
Missão
Provem soluções logísticas inteligentes e inovadores em todo território nacional que promovam o crescimento sustentável dos nossos clientes e acionistas através de
- Foco aos clientes
- Excelência em serviços
- Melhorias
- Continua de eficiência
- Aplicação de soluções oferecidas.
- Atração, desenvolvimento e retenção de talentos.
- Responsabilidade social.
Coleta de dados sobre a teoria da administração
Deu se pelo estudo e pesquisa através de site, email e telefonemas tive a oportunidade de analisar as praticas da teoria da administração que mais se adapta a organização sendo a teoria neoclássica, que tem como princípios básicos: ênfase nos objetivos e resultados e o estudo da administração se baseiam na apresentação de princípios como planejar, organizar, controlar etc..
Enquanto a administração cientifica coloca ênfase nos métodos e na racionalização do trabalho e a teoria clássica coloca ênfase nos princípios gerais da administração, a teoria neoclássica considera os meios na busca da eficiência, mas enfatiza os fins e os resultados na busca de eficácia, e de acordo com as características apresentadas e analisadas da empresa foram possíveis chegarmos a conclusão que a DHL é uma organização que adere aos padrões da teoria administrativa neoclássica, porque busca sempre os resultados eficazmente. Visando o bom relacionamento e o bem- estar dos seus funcionários e clientes, planejamento e compromisso com prazos e garantia de excelência nos serviços prestados.
Recurso humano na DHL
Numero de funcionário
7.888
Numero de executivos
407
Idade media dos funcionários
30
Tempo médio na casa ( em anos)
5
Mulheres – 26%
Homens – 74%
Benéficos:
- Plano de saúde da Unimed com abrangências para todo Brasil,
- Vale transporte/ fretado de linha tronco e principais rodovias
- Vale transporte com desconto
- Vale refeição no valor de 810 reais por mês um valor de 40 a dia
Há sete anos na DHL e no comando de 3.100 funcionários, (Maurício direto de RH) acredita que o diferencial de sua gestão é a “delegação de tarefas”. Dar autonomia para as pessoas realizarem, asas para o pessoal voar. Faz muito follow up e poucas reuniões, a definição de estrutura do processo seletivo e aprovação de vagas tem que passar pelo RH e também pelo presidente, assim como os novos negócios e as mudanças, porque tudo isso afeta diretamente os profissionais e o clima da empresa. Fazem parte do board de diretores, que discute tanto RH como Finanças, Marketing e todo o resto. Tem 3.100 funcionários no Brasil, que estão divididos em três unidades de negócios: Express (porta-a-porta internacional), Solutions (armazenamento de bens para os clientes) e Air and Ocean. (frete de cargas em container aéreo e marítimo). Cada unidade tem um country manager e um gerente de RH. Tem equipe de salários e benefícios e outra para cuidar do desenvolvimento de políticas e gerenciamento de pessoas.
...