O QUE INFLUENCIA O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES
Por: Thiago Torres • 15/5/2016 • Resenha • 555 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal de Campina Grande
Aluno: Thiago Fernandes Torres Farias
Curso: Administração
Disciplina: Psicologia das Organizações
Prof.ª.: Sheyla Siebra
Resenha Crítica
O SENTIDO DO TRABALHO
Ricardo Antunes
O livro o sentido do trabalho de Ricardo Antunes apresenta características marcantes em suas colocações sobre a relação intrínseca do trabalho com o ser humano, para o autor, após a revolução industrial, quando ocorreu a mecanização dos processos e o estudo dos tempos e movimentos, o trabalho perdeu os lados positivos que havia quando o operário na época artesanal, intervia em todos os processos do produto, atingindo assim, crescimento pessoal, espaço de criação e sentimento de identificação e coloca a indústria como transformadora do conceito do trabalho e da sociedade
O autor coloca o trabalho, na revolução industrial, como uma parte central na vida de um funcionário, onde há relações diretas entre o profissional e a vida pessoal, social, e familiar do indivíduo. Causando assim, sequelas ao indivíduo que é refém do trabalho para subsistência. Também é exposto o modelo japonês, que supriu falhas deixadas pelas fábricas industriais, como uma estrutura mais flexível para se adequar as crescentes mudanças do mercado, o aumento do grau de exigência dos clientes, que cansaram de produtos iguais, fabricados em série, sem contar com fatores externos, como as revoltas dos operários e a crise de welfare estate.
Também se falou sobre a falta de perspectiva do funcionário pelo desamparo do capitalismo flexível, onde a classe que vive do trabalho sente o medo de não estar mais empregado amanhã. Onde a maioria dos trabalhadores trabalha apenas por realização financeira, sem o mínimo de identificação com o trabalho e envolvimento. O mesmo trabalha em busca de alcançar outros objetivos, causando casos como sofrimento e depressão
Antunes destaca o papel das lutas sociais para a concretização de um processo de emancipação humana, apesar da complexidade e fragmentação da classe trabalhadora. Argumentando que todas as formas de rebeldia são igualmente importantes, ressalva que, numa sociedade produtora de mercadorias, as revoltas do trabalho assumem um estatuto de centralidade e as lutas ecológicas, assim como o movimento feminista, quando associam suas reivindicações à denúncia da lógica destrutiva do capital, adquirem maior vitalidade.
Por fim, o livro de Antunes demonstra uma visão reflexiva sobre o modelo capitalista o qual vivemos e mostra aspectos negativos, como a posição privilegiada do trabalho na vida de muitos indivíduos que geralmente ficam com sequelas, que são levadas até para a vida pessoal do indivíduo, que tem o trabalho apenas como uma fonte de renda para conseguir outros objetivos. Porém chama a atenção para as novas técnicas de gestão da força de trabalho que incluem as células de produção, o trabalho em equipes e em grupos semiautônomos, o trabalho multifuncional, mais qualificado e participativo. A obra apresenta uma contribuição imprescindível a um projeto de construção de uma sociedade para além do trabalho abstrato, fundada numa autêntica liberdade.
...