O RELATÓRIO PESQUISA DE CLIMA ATUALIZADO
Por: soniwlli • 28/11/2022 • Artigo • 2.480 Palavras (10 Páginas) • 121 Visualizações
Relatório – Pesquisa de clima
A motivação dos funcionários é um dos fatores mais importantes que influenciam o desempenho da equipe e os resultados dos negócios, sendo diretamente influenciada pelo clima organizacional. O clima organizacional pode ser comparado ao caráter de uma pessoa. Nossas personalidades nos tornam únicos e nos fazem ver de forma diferente daqueles que convivem conosco. Algumas pessoas gostam de nós, outras nem tanto. O mesmo vale para o clima organizacional: um conjunto de características de uma empresa que mantém seus funcionários engajados no negócio. Como o capital humano é o ativo mais valioso de uma empresa para alcançar seus objetivos, a felicidade e o contentamento são fundamentais para a produtividade e bons resultados. Considere que este material irá ajudá-lo a criar um clima organizacional positivo em sua empresa.
1-[pic 1]
Avaliando o primeiro dado, chegamos a conclusão que, em grande parte da empresa os colaboradores são fiéis e todos conhecem sua função dentro da mesma.
Identificamos também que, existe uma pequena porcentagem na qual ainda é “novata”, precisando assim de uma “atenção” especial quanto a suas funções e tarefas.
2- [pic 2]
Avaliando o dado, chegamos à conclusão que a maioria acha que recebem seu feedback devido.
Pensando como gestores, uma maior frequência no recebimento de feedback seria construtiva para a equipe.
3- [pic 3]
Bom, em sua grande maioria gostam do ambiente e o classificam como bom.
Todavia, pensando em melhorar esses índices, buscaríamos uma maior união e melhoria no clima. Talvez, inserindo coffee break, ou uma reunião descontraída entre a equipe, um lugar de descanso, etc.
4- [pic 4]
Bom, as opiniões de fato são bem divididas. Quando se relacionamos com pessoas, trabalhamos com diferentes personalidades, o ideal seria uma inserção melhor de todos, tendo em vista que 3 pessoas talvez se sintam mais excluídas das demais pessoas ou se incomodem com algumas atitudes.
Uma melhor comunicação entre liderados e líderes, traria benefícios em questão de conhecer o que pode ser esses problemas, talvez uma palestra do mesmo, e reuniões pessoais na qual possamos entender o que pessoalmente leva essas pessoas a se sentirem assim.
5- [pic 5]
Confiança, não é conquistada somente com palavras, mas também com atitudes.
Voltamos ao primeiro índice na qual, a grande maioria dos colabores já são de “casa” e conhecem o local e suas atitudes. O líder, precisa tomar extremo cuidado na maneira com que se comunica e age, dizer coisas e fazer promessas que não irá ser possível de se cumprir. Só prejudicara sua imagem perante a equipe.
Cuidado com decisões precipitadas, atitudes incoerentes com sua palavra ou até mesmo comportamentos infantis. Lembrando que, o liderado não é uma pessoa na qual não passa nenhuma segurança, mas o índice demonstra que para a maioria, ele ainda as tem.
6- [pic 6]
Bom, os índices estão bem divididos significando assim que nem todos se sentem inseridos nos meios comunicativos da empresa.
Uma sugestão, seria a implementação das novas plataformas de comunicação, exemplo: Monday, google workspace, gmail, ou até mesmo o WhatsApp (Rede social com maior número de download do mundo) , etc...
Grupos na qual seria utilizado para avisos de futuros, tarefas, eventos e tudo que relacione a equipe em geral.
7- [pic 7]
Um ótimo índice e muito bem avaliado, este prazer é caracterizado por vontades e sonhos pessoais de cada um, obviamente, a empresa deve fornecer o melhor ambiente e função possível, todavia, esta acaba sendo uma resposta pessoal.
8- [pic 8]
Tendo em vista que já conseguimos avaliar algumas opiniões, temos a conclusão que a maioria já conhece todo o ambiente. Existe alguns fatores, que podemos avaliar como pessoais. Neste índice, a grande maioria das pessoas crê que é bem aproveitada, talvez as pessoas que votaram em “não” ou “talvez” possa ser algo pessoal. Cabe a empresa se comunicar com elas e entender isto. Obviamente isto não exclui a obrigação da empresa, em ajudar no desenvolvimento de cada colaborador como profissional.
9- [pic 9]
Avaliando o índice, seria ideal uma autoavaliação da empresa de como está seus fatores financeiros, quais são suas metas e pretensões. A grande maioria sente que recebe menos do que entrega, isto é ruim.
Avaliando seu lado financeiro, veríamos se é possível estabelecer metas para que eles possam produzir e assim receber mais. Uma avaliação da média de salário das empresas que prestam o mesmo serviço e de suas funções, e buscar, pagar mais. Sempre com a mente, somos acima da média.
10- [pic 10]
O índice foi bem avaliado, mas ainda pessoas que se sentem de forma desrespeitadas em alguns momentos. Devemos tomar cuidados com brincadeiras e atitudes, muitas vezes elas não demonstram ter machucado, mas machucam.
11- [pic 11]
Avaliando o gráfico, podemos chegar a conclusão que a grande maioria da equipe recebe devidas informações sobre o futuro de suas atividades dentro da organização, todavia, 1 ainda se sente que em certos momentos é pega de surpreso, e 1 de fato não recebe informações sobre o que irá acontecer.
Uma boa solução seria reuniões antecessoras a todas as mudanças de cargos, funções e atividades individualmente com cada colaborador.
12- [pic 12]
Avaliando o mesmo, chegamos à conclusão de que reuniões periódicas não estão sendo feitas. É ruim, pois, prejudica a comunicação da equipe e futuras decisões grupais, anulando assim opiniões e pensamentos diferentes. Reuniões são essenciais para planejamentos futuros, metas e melhorias.
13- [pic 13]
Podemos chegar à conclusão de que, dentro do possível todos se ajudam.
...