O SISTEMA LEAN NA WIPRO TECHNOLOGIES
Por: carolinesilva12 • 10/4/2021 • Trabalho acadêmico • 930 Palavras (4 Páginas) • 350 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROCESSOS
Resenha Crítica de Caso
Gilmar da Silva Moreira
Ferramentas da Qualidade e Gestão por Processos
Tutor: Prof. Janaina de Carvalho Aguia
Resende
2021
CASO HARVARD - O SISTEMA LEAN NA WIPRO TECHNOLOGIES
Referência:
David M. Upton
Bradley R.Stasts
Visão Geral da Empresa
A Wipro Technologie situada em Bangalore Índia, desejava implantar o sistema Lean.
No fim de 2005 a Wipro tinha mais de 35 mil funcionários e com cliente localizados em mais de 30 países. A receita no final do ano de 2005 foi de U$$1,2 bilhão de dólares,
essa receita era distribuída globalmente, os serviços oferecidos variavam in loco e a distância. A empresa costuma ser procurada para oferecer serviços de melhorias de software de aplicativos de rede, desenvolvimento e gerenciamento de dados. Para isso era necessário conhecer a fundo os requisitos para que as soluções e ou melhorias ocorressem. Ou seja seu trabalho nunca era um software fechado, trabalhavam com programas existentes com adaptações e sistemas de apoio.
Seu diferencial distinto era de trabalhar com soluções de engenharia, soluções empresariais e Bancos, finanças e poupança de seguros. O diferencial da Wipro girava em torno da qualidade oferecida por seu trabalho, sendo esse seu principal foco. Esse foco em qualidade se deu durante sua entrada no mercado nos anos 80.
Em 1990 a Wipro foi uma das primeiras empresas de software a ser certificada na ISSO 9000, essa conquista se deve aos processos internos padronizados como melhoria contínua, padrões de qualidade específicos, rigor em gerenciamento, nível 5 em CMM.
Com padrão de melhorar continuamente a empresa foi certificada por 2 vezes.
Mesmo com as certificações a Wipro passou por dificuldades que variavam de questões de organizacionais, competitividade, clientes.
Implementação do sistema Lean
Após as dificuldades 2004 a Wipro decidiu que era hora de melhorar processos, uma junção de qualidade e inovação.
Para implantação foram listadas três alternativas: Malcon Baldridge, TRIZ e o sistema Lean.
O sistema Lean seria a junção com as duas qualidades visadas pela Wipro. O projeto se iniciou com 10 pessoas, o primeiro objetivo era estudar e entender o Lean, para que a sua implantação ocorresse de forma segura. Conhecer empresas que já utilizavam a metodologia era importante, entre elas a planta da TOYOTA. Porém, decidiram trazer consultores japoneses que possuíam familiaridade com o Sistema Lean, eles abrirão seus olhos e estimularam discussões.
Teoria é diferente de prática, sendo assim resolveram que os novos projetos seriam desenvolvidos dentro dos novos padrões e resultados demostrados em dois ou três meses. Implantar um novo sistema foi desafiador e por semanas muitos não conseguiam dizer ao menos do que se tratava e como implantar em seus processos.
No fim de 2004, com resultado 8 projetos de 10 obtiveram sucesso, uma melhoria de 80% em seu resultado final, fazendo assim que a continuidade do Sistema Lean se estabelecesse. O processo foi gradua, o sistema Lean vai além de um gerenciamento é uma cultura organizacional. E mudar uma cultura organizacional como sabemos demanda tempo e treinamento.
...