O Segredo de Luísa
Por: Enyleide Nogueira • 3/4/2016 • Trabalho acadêmico • 482 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
Capítulo 1. A motivação e o perfil do empreendedor
Luísa está à espera da anunciação do Prêmio de Melhor Empreendedor Global do Estado de Minas Gerais, mas a história de Luísa acontecera muito antes disso.
Luísa é uma jovem de 20 anos, estudante de odontologia em Belo Horizonte, natural de Ponte Nova, interior de Minas Gerais, noiva de Delcídio que era uma pessoa sem muitas pretensões intelectuais e com um cargo na prefeitura.
Em sua família, todos conseguiram alcançar um padrão de vida muito bom, mas Luísa era admiradora de sua tia e madrinha Fernanda, a única empresária e bem sucedida da família. Luísa desde pequena sempre trabalhou com a tia em suas férias e ela sempre foi sua fonte de inspiração. A tia Fernanda construiu considerável patrimônio na cidade, reunindo em uma só loja, serviços e comércio de variadas naturezas, o estabelecimento tinha o nome de Sereia Azul, que ficava localizada no centro de Ponte Nova, na Praça Getúlio Vargas.
Cursar odontologia nunca foi o sonho de Luísa, mas para satisfazer um sonho de seu pai, que não pôde ser doutor como sonhara por tão cedo ter que trabalhar para sustentar sua família, Luísa não hesitou em cursá-lo.
As características da personalidade de Luísa se resumiam em criatividade, sede pelo conhecimento que a levava para além da escola, uma beleza extrema e paixão pela cozinha, em que seu maior hobby era cozinhar.
Em Ponte Nova a goiabada-cascão fazia fama, para Luísa não era algo fora do comum, até que um dia, em Belo Horizonte, foi servido a um amigo da faculdade um pedaço da tão famosa goiabada de Ponte Nova que se deliciava com a guloseima. Antes de retornar para casa o amigo mendigou um último pedaço de goiabada para sua mãe. Essa situação tirou a noite de sono de Luísa que se questionava o que leva uma pessoa a mendigar um último pedaço de um doce, foi quando Luísa percebeu o poderoso produto que tinha em mãos.
Tal pensamento levou Luísa a enfrentar sua nova realidade, estava ela prestes a tomar novas decisões sobre sua vida, pois reconheceu o quanto seria infeliz em uma profissão que não era algo que lhe dava prazer. Seu noivado com Delcídio também era algo que não lhe trazia muitas certezas.
Diante de tantos novos fatos, Luísa decidiu pensar em si e descartar o peso das expectativas depositavam nela, e realizar algo que lhe causava grandes emoções seguindo o sonho de ter sua própria empresa.
Luísa não estava disposta a desistir do seu sonho e trabalhou a sua ideia em silêncio até que a amadurecesse. Após consolidá-la, Luísa precisava do apoio de um familiar e escolheu sua tia madrinha Fernanda para confidenciar seus planos, mas sabia que a tarefa não seria fácil, pois todos na família já sonhavam com Luísa como doutora, e ela teria que usar de muitos argumentos para convencer a tia.
No fim, Luísa ganhara uma aliada para alcançar aquilo que almejava.
...