O Setor Agroindustrial
Por: Jessica2503 • 13/8/2018 • Trabalho acadêmico • 4.119 Palavras (17 Páginas) • 210 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INTERATIVA
JÉSSICA RODRIGUES DA SILVA OLIVEIRA
RA 1824507
COAMO AGROINDUSTRIAL COOPERATIVA
PIM II
CAMPO MOURÃO
2018
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INTERATIVA
JÉSSICA RODRIGUES DA SILVA OLIVEIRA
RA 1824507
COAMO AGROINDUSTRIAL COOPERATIVA
PIM II
Projeto Integrado Multidisciplinar II para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP Interativa.
Orientador: Mauro Trubbianelli
CAMPO MOURÃO
2018
RESUMO
O setor agroindustrial, ao longo dos anos, vem mostrando grande versatilidade e crescimento nas mais variadas áreas da economia do mundo. O objetivo nesta análise é o de fixar todos os conceitos que foram ministrados no decorrer deste primeiro semestre do curso de Gestão Recursos Humanos e demonstrar o trabalho de uma empresa reconhecida pela excelência no desenvolvimento e produção de produtos alimentícios, como café, margarina, farinha de trigo e o óleo, além da produção de adubos e sementes. A empresa utilizada para pesquisa é a Coamo Agroindustrial Cooperativa, uma empresa multinacional de grande porte fabricante de produtos alimentícios, que se destaca no mercado por investir em capacitação técnica, pesquisa, desenvolvimento, atendimento e logística.
Este trabalho foi desenvolvido visitando e pesquisando a Gestão Organizacional da empresa, onde são destacados os seus aspectos funcionais e estratégicos analisando desde sua estrutura administrativa, passando pelo processo de produção, principais produtos, e seus aspectos legais, éticos e econômicos.
Palavras-chave: Gestão – Recursos – Pesquisa – Cooperativismo – Produtos Alimentícios.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................05
1.1 Identificação da Empresa................................................................................05
1.2 Descrição da Empresa..................................................................................06
1.2.1 Pioneiros que Construíram a História da Coamo.................................................08
2. 2. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS..................................................09
2.1 Os Recursos Organizacionais ........................................................................09
2.2 Recursos Materiais e Patrimoniais Utilizados pela Empresa.......................11
3. ECONOMIA E MERCADO...................................................................................13
3.1 Revista Exame - Edição Melhores e Maiores 2017........................................15
4. MATEMÁTICA APLICADA..................................................................................16
4.1 Faturamentos....................................................................................................16
4.2 Demonstrações de Sobra e Perda..................................................................18
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................19
6. REFERÊNCIAS ...................................................................................................20
1. INTRODUÇÃO
Visitamos e pesquisamos a empresa Coamo Agroindustrial Cooperativa, em Campo Mourão - PR em especial os setores responsáveis pelas áreas de Logística, Compras e Recursos Humanos onde pudemos conversar com os gestores de cada área identificando seus pontos fortes e os problemas que enfrentam no dia a dia.
Com 47 anos de vida, a Coamo, é uma empresa marcante na Indústria Brasileira de Cooperativismo, uma posição consolidada através de um trabalho sério, baseado na qualidade de seus produtos e serviços, em constante processo de modernização.
E com base nos estudos realizados sobre a gestão dentro das organizações, o gestor tem como papel: encontrar aspectos que facilitem e garantem a sustentabilidade visando o lucro com menos custo e mais criatividade, maior conhecimento no mercado atual, com visão sempre atualizada nos aspectos tecnológicos de olho na demanda e nos processos organizacionais através de técnicas administrativas.
1.1 Identificação da Empresa
RAZÃO SOCIAL | Parque Industrial - Coamo Agroindustrial Cooperativa |
ENDEREÇO | Rodovia BR 487- Km 167- s/nº, saída para Luiziana. |
CNPJ | 75.904.383.0006-36 |
TELEFONE | (44) 3599-8000 |
CNAE | 10.41.4-00 |
DENOMINAÇÃO DA ATIVIDADE PRINCIPAL | Cooperativista |
GRAU DE RISCO | 03 |
NÚMERO DE EMPREGADOS | 7.500 |
1.2 Descrição da Empresa
[pic 1]
O engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini conduziu os primeiros experimentos de trigo na região de Campo Mourão no período de abril a setembro de 1969 com pesquisa de competição de variedades, adubação, calagem e época de plantio. Depois foi a vez da soja. Os agricultores, então, passaram a ter outra preocupação: afinal, para quem vender a produção? Foi assim que começou a ganhar força à ideia de se montar uma cooperativa de produtores rurais.
O ciclo da madeira estava chegando ao fim na região de campo mourão, no centro-oeste do Paraná, quando o engenheiro agrônomo Jose Aroldo Gallassini chegou ao município. Era maio de 1968 ele era funcionário da extinta Acarpa (hoje Emater) e foi enviado a Campo Mourão com a missão de levantar a realidade rural da região. Tarefa difícil, pois a região contava com terras impróprias para a exploração devido à acidez do solo e os agricultores desconheciam a tecnologia agrícola, tratores, por exemplo, só havia cinco na região. Pelos campos, geravam algumas lavouras manuais de arroz, milho e algodão. Gallassini conduziu os primeiros experimentos de trigo na região no período de abril a setembro de 1969 com pesquisa de competição de variedade, adubação, colagem e época de plantio. Depois foi a vez da soja. Os agricultores passaram a ter outra preocupação, afinal para quem vender a produção? Foi assim que começou a ganhar força à ideia de montar uma cooperativa de produtores rurais. Como funcionário da Acarpa Gallassini sabia que a formação de uma cooperativa era fundamental para o desenvolvimento da agricultura regional. Foram identificadas as lideranças do setor e se iniciou uma série de reuniões e encontros para debater o assunto. Foi assim, que em 28 de novembro de 1970, nasceu a Cooperativa Agropecuária Mourãoense LTDA- Coamo. A sigla foi sugerida pelo cooperado e posteriormente vice-presidente Gelindo Stefanuto.
...