O Sistema de Inovação: Aplicativo Uber
Por: 91165677 • 30/4/2019 • Trabalho acadêmico • 804 Palavras (4 Páginas) • 203 Visualizações
Sistema de Inovação: Aplicativo Uber
Considerado um aplicativo seguro e que se destaca em diversos países, originando a ideia na França através da participação em uma conferência chamada LeWeb por Garett Camp e Travis Kalanick, onde não obtiveram sucesso ao retornar de um hotel o qual estavam hospedados, ao chamar o táxi e tentar utilizar meios públicos.
O objetivo principal era a locomoção das pessoas entre as cidades, utilizando um aplicativo com apenas toques, o que tornaria mais simples o processo. Originou então o UberBlack em São Francisco (EUA). É um meio de tecnologia, não uma empresa que sirva de meio de transporte, conectando usuários e parceiros, possibilitando uma viagem segura e tranquila. Permite com que o passageiro efetue o pagamento de forma online e direta.
Através de diversos pontos positivos é considerado um sistema inovador e prático. É possível fazer o pagamento online, saber como identificar o veículo que irá transportá-lo como: cor, modelo, placas e além, o nome do motorista e identificação por meio de foto.
O Uber vem ganhando proporção e destaque no dia-a-dia do brasileiro e demais países. Através do aplicativo em seu smartphone, é possível realizar um “chamado”, o que gera economia de tempo e de dinheiro (destacado como principal diferencial, em relação ao concorrente). Criando uma barreira e disputa por território com os taxistas que por sua vez, não aceitam o mesmo no mercado. Além de serviços comparados com os de taxistas, serem diversificados e aceitos pela população, abriu uma escala em grande proporção de empregos e renda extra. O qual o parceiro utiliza de seu próprio veículo de forma privada, e não de empresas terceirizadas, recebendo por serviços prestados.
[pic 1]
Uber no Brasil
No Brasil chegou um tempo depois de ser lançado oficialmente. Em 2014 quando acontecia a Copa do Mundo. Disponibilizando cinco serviços: UberBLACK, UberSELECT, UberX, UberPOOL e UberEATS, e outros.
UberX: São carros compactos, com locomoção ideal para o dia-a-dia. 4 portas e preço acessível.
UberPOOL: Encontrados no estado de São Paulo e Rio de Janeiro permite uma economia, fazendo com que o serviço seja disponível pra duas ou mais pessoas, no mesmo trajeto e tempo. Ainda mais competitivo do que o Uber X, em quesito preço.
UberEATS: Permite que os usuários frequentem locais de refeições e solicitem os restaurantes mais badalados da cidade.
UberSUV: Carros que possuem mais lugares e conforto.
UberLUX: Carros de luxo que distribuem mais comodidade e status pelas ruas.
UberPOP: Carros compactos para as viagens.
UberRush: Serviço por meio de bicicletas.
Passageiro e Motorista
O aplicativo permite notas a serem dadas, tanto para passageiro quanto para motoristas Uber, visto como um requisito importante para ambos. O que permite a credibilidade do usuário. Variando de notas que vão de uma a cinco estrelas (nota máxima). Caso haja nota abaixo do esperado, a empresa solicita o motivo para aprimoramento do mesmo. Com a exigência principalmente de nota máxima para ser um motorista conceituado. Em caso de média abaixo do requisitado (4,7), o motorista pode ser suspenso dos serviços.
Dicas são dadas para melhoria de atendimento dos motoristas:
-Manter o carro com água e bala para os clientes;
-Simpatizar e ser agradável;
-Garantia de carro limpo e comodidade;
-Deixar a escolha sobre a estação de rádio que queira ouvir;
Dicas fornecidas para melhoria da avaliação dos passageiros:
-Não jogar o lixo no carro;
-Não bater à porta com força;
-Não solicitar a parada em locais proibidos e difícil acesso.
Após esse meio adentrar de forma direta na vida de muitos que dependem de conforto e comodidade, que antes os táxis não ofereciam, o crescimento é surpreendente. Antes era visível a dominação de um produto no mercado oferecido pelos taxistas que não buscavam inovação, e melhor atendimento, e preço que mantivesse uma clientela agradável e segura.
...