Sistema de Recomendação: Aplicativo de Recomendação Dinâmica de Rotas e Pontos Turísticos no Brasil
Por: Alan Menk • 7/10/2020 • Projeto de pesquisa • 2.186 Palavras (9 Páginas) • 212 Visualizações
TÍTULO
Sistema de Recomendação: Aplicativo de recomendação dinâmica de rotas e pontos turísticos no Brasil;
INTRODUÇÃO
O setor de turismo é considerado um dos principais motores da economia contemporânea e uma das atividades humanas mais intensas das últimas décadas. De acordo com FECOMERCIO - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (2013), é a atividade do setor terciário que mais cresce no mundo. A OMT – Organização Mundial de Turismo estima que, em 2005, o setor tenha movimentado, direta e indiretamente, mais de $ 3,5 trilhões anuais. Em 2012, o turismo no Brasil foi responsável por 3,7% do PIB nacional, movimentando várias atividades do setor, como serviços de alojamento, alimentação, atividades de agências e organizadores de viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas (SILVA, 2013).
Com esse cenário positivo, este projeto busca realizar o estudo e desenvolvimento de uma nova técnica de extração de informação e recomendação dinâmica, agrupando-a ao Generalist Recommender System Kernel (GRSK), desenvolvido pelo departamento de Informática, na área de Inteligência Artificial da Universidade Politécnica de Valência, Espanha (TARIN, 2013), aplicando o resultado em um sistema embarcado a fim de realizar recomendações inteligentes para as viagens e passeios turísticos no Brasil.
Generalist Recommender System Kernel (GRSK)
O Kernel do Sistema de Recomendação Generalista é responsável por fornecer “sugestões” para usuários individuais e grupos. As duas tarefas principais do GRSK são a análise do perfil dos usuários para chegar a um modelo de preferência e a geração de uma lista de itens a serem recomendados.
O GRSK é baseado na utilização de uma taxonomia para representar gostos do usuário e os itens para recomendar, sendo projetado para ser generalista, ou seja, independente do catálogo atual de itens para recomendar. Portanto, o GRSK é adaptável para ser utilizado em qualquer domínio de aplicação, desde que os dados do novo domínio sejam definidos através de uma representação taxonômica.
A criação do perfil do usuário é composta por:
(1) informações pessoais e demográficas;
(2) o modelo geral-likes, que é uma lista de características da taxonomia, juntamente com a avaliação do usuário para esses recursos;
(3) informações sobre a interação histórica do usuário com o RS.
Com tais dados, o GRSK pode aplicar quatro diferentes técnicas de recomendação: baseada em gostos demográficos; baseada em conteúdo; colaborativo e geral. O resultado é uma lista de preferências para cada técnica, que descreve o modelo de preferência do utilizador. No caso de uma recomendação individual, estas preferências são usadas para selecionar os itens para recomendar.
Smart Tourism
A proposta do aplicativo embarcado Smart Tourism é sugerir rotas personalizadas aos turistas, tanto em viagens individuais quanto em grupos. Também são sugeridos pontos turísticos, pratos típicos, hospedagens, paisagens, entre outras informações, de acordo com o seu perfil, assim como perfis semelhantes, a partir da região em que se encontram, trabalhando portanto de forma dinâmica.
Para desenvolver tal solução, este projeto propõe o desenvolvimento de uma nova técnica de extração de informação e recomendação em modo dinâmico, que será responsável por realizar as recomendações adaptáveis, isto é, dependendo da região onde ele se encontra será realizado um tipo de recomendação, tornando-se com isso um sistema adaptável ao ambiente.
A nova técnica será agrupada à base do kernel GRSK, tornando-a ainda mais importante e inovadora no que diz respeito a sistemas de recomendação para o setor de turismo.
As características do aplicativo são:
Turista:
- Hospedagem, recomendar locais que sejam compatíveis com o interesse do indivíduo ou grupo, considerando questões financeiras e histórico de hospedagem;
- Alimentação, apresentação de restaurantes típicos da região, valores e formas de pagamento;
- Locais: Tipos de paisagem, condições das estradas, montanhas, campos, bosques, cidades, cultura, história, roteiros gastronômicos etc.;
Veículo:
- Abastecimento: Postos de sua preferência, distância entre eles etc.;
- Estilo do veículo: Características do veículo, estilo on ou off road, (em caso de off, sugestões de estradas de terra, cascalhos, etc; caso contrário, será evitado este tipo de terreno);
- Autonomia: Baseando-se no tamanho do tanque será feita a recomendação de postos próximos a fim de evitar a “pane seca”;
- Marca do veículo, com o objetivo de apresentar concessionárias na região em que o turista se encontra, em caso de problemas mecânicos.
Nova técnica de recomendação:
A Recomendação de rotas e lugares turísticos pode ser considerada uma tarefa complexa e difícil de ser realizada. Isso porque devem ser levados em consideração os vários elementos de uma região, contendo inúmeras características. Para facilitar o desenvolvimento e entendimento do projeto, foram definidas duas formas de recomendação, chamadas de pontos estáticos e pontos dinâmicos.
Os pontos estáticos são os locais e/ou rotas turísticas fixas, que não são alterados de local, já os pontos dinâmicos incluem eventos, exposições, encontros, festivais etc., os quais são organizados em um local específico e seguem o calendário para a sua ocorrência, consequentemente para sua visitação. Neste caso, será considerado o perfil do turista, utilizando técnicas tradicionais de mineração de dados, como também o contexto no qual ele está localizado (uma cidade ou uma região), recomendando de forma dinâmica baseando-se em conjuntos de páginas previamente selecionadas, contendo informações como eventos, encontros, museus, entre outros.
...