O Transporte e Infraestrutura
Por: MirnaNaty • 21/4/2019 • Dissertação • 368 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
Os serviços de transporte, energia, telecomunicações e saneamento constituem a infraestrutura essencial para o desenvolvimento de um lugar. São os elementos essenciais que impulsionam seu crescimento econômico. A agilidade na identificação dos problemas de infraestrutura urbana deve ser a prioridade do gestor da área logística de qualquer organização, garantindo os investimentos necessários para que a infraestrutura atenda às reais necessidades dos usuários, seja no âmbito empresarial, seja num país como o Brasil.
Cadeia de suprimento envolve os processos de compra, armazenamento, transformação, embalagem, transporte, movimentação interna, distribuição e todo suporte necessário para que cada um desses processos funcione adequadamente. Infelizmente, no Brasil, a infraestrutura de transporte encarece, e muito, o valor final do produto oferecido ao cliente.
Grande parte dos problemas viários na infraestrutura de transporte envolve os casos de corrupção, o que dificulta a conclusão de grandes obras que facilitariam a logística e, consequentemente, diminuiria o preço final dos produtos. Reforça-se aí a importância do gestor da área de logística em não envolver-se com negócios ilegais. A preocupação com a boa gestão passa, necessariamente, pelo compromisso com a legalidade dos processos.
A falta de investimentos em níveis adequados e no tempo correto pode levar a diferentes consequências. Para alguns tipos de infraestrutura, gera colapsos e interrupções, como o racionamento de energia, no começo da década de 2000. Já em outros tipos, a falta de investimento, apesar de não provocar interrupções, leva à deterioração dos serviços e ao aumento de custos. A falta de investimentos nas rodovias e ferrovias provoca aumentos de frete, utilização de rotas menos eficientes e maior manutenção da frota.
Convém que os clientes estejam sempre satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos pelas empresas. Fazendo uma boa gestão de riscos, identificando os problemas e os fluxos do processo, com o Big Data, uma organização está focada em ajudar os seus clientes, consequentemente, ajudar o seu próprio negócio.
O Plano Nacional de Logística de Transportes, o incentivo aos modelos de concessões de rodovias ao setor privado e a expansão de modais sustentáveis, seguindo o Plano Nacional de Mobilidade urbana são caminhos que estão dando certo no Brasil. Cabe ao gestor da área de logística fazer a sua parte no processo e contribuir para a melhoria da insfraestrutura no país.
...