O Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Por: brunasilva15 • 17/5/2018 • Resenha • 559 Palavras (3 Páginas) • 398 Visualizações
Nesta resenha iremos abordar o tema de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas abordados no artigo de mesmo nome disponibilizado na aula disciplina de Gestão de Recursos Humanos. O artigo de estudo foi elaborado por Marisa de Oliveira de Marchi, Thiago Menezes Souza e Maria Balbina de Carvalho.
Já iniciando o estudo torna-se necessário definir e diferenciar alguns conceitos, além de posicionar o leitor quanto aos diversos aspectos de desenvolvimento de um programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas dentro de uma organização. Treinamento auxilia o colaborador na execução das tarefas que são previamente determinadas pelos gestores enquanto o desenvolvimento tem foco no estímulo de conhecimento, habilidades e atitudes que somando-se aos seus valores éticos auxiliarão no desempenho de sua função.
Modificar e remover condutas dos colaboradores que possam ter impacto negativo nas organizações não é tarefa fácil e por isso requer muito empenho e investimento, que não pode ser visto como custo, por parte da gerência, podendo alcançar resultado altamente satisfatórios. Um sistema efetivo de Treinamento e Desenvolvimento auxilia na adaptabilidade dos funcionários à novas perspectivas de gestão e evitam muito gastos com erros de processo e perda reputação da companhia.
O cenário competitivo atual estimula as companhias a tentarem superar cada vez mais sua concorrência com o desenvolvimento de produto e serviços cada vez mais dotados de características que os diferencie e, também, tecnologia agregadas ao seu processo produtivo. A partir dessa perspectiva entende-se que e necessário envolver o fator humano de forma ais eficiente possível no desenvolvimento de competências que podem agregar valores a esse processo.
Devemos considerar que treinamento tem seus esforços voltados para o curto prazo, presente e tarefas específicas que torna-o um processo contínuo e com objetivo na formação profissional, especialização e reciclagem. Já o desenvolvimento volta-se para o longo prazo e tem uma macrovisão, mais abrangente estendendo-se à carreira da pessoa.
A identificação da necessidade de treinamento pode ser identificada de várias formas, como, avaliação do processo produtivo, retroação direta e treinamento é um processo cíclico e contínuo, composto por quatro etapas:
- Diagnóstico: levantamento das necessidades;
- Desenho: planejamento das ações de treinamento com objetivo específico pré-definidos;
- Implementação: execução e condução do programa;
- Avaliação: verificação dos resultados obtidos com o treinamento.
Além de todas as etapas imprescindíveis para planejamento de um programa de treinamento também é necessário levar em consideração aspectos como a metodologia a ser utilizada e também localização da aplicação do treinamento para o sucesso. Programas de treinamento devem ser avaliados antes e depois de sua aplicação quanto nível de aprendizagem, impacto nos negócios e no trabalho além do valor agregado à organização em termos financeiros.
O desenvolvimento está relacionado com o crescimento profissional do funcionário, na mudança de hábito e condutas, tende a focar em funcionários que possuem habilidades potenciais para preenchimento de cargos
...