O ambiente organizacional do cenário "Rent Buggy"
Projeto de pesquisa: O ambiente organizacional do cenário "Rent Buggy". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GleidsonPinto • 6/11/2014 • Projeto de pesquisa • 6.953 Palavras (28 Páginas) • 247 Visualizações
GLEIDSON CARLOS PINTO
GLEIDSON CARLOS PINTO
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
“Soluções para “Aluga Buggy” ”
Trabalho interdisciplinar semestral do curso de Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Desenvolvimento Orientado a Objetos e Seminário V.
Santa Luzia
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...................................................................................................... 4
2 OBJETIVO............................................................................................................ 5
3 DESENVOLVIMENTO .........................6
3.1. ALUGA BUGGY – DIAGRAMA DE CLASSES......................................... .......... 6
3.2. ALUGA BUGGY – PROJETO DE BANCO DE DADOS.......................................7
3.3. ALUGA BUGGY – IMPLEMENTAÇÃO DE CLASSES E PROGRAMAÇÃO.......8
3.4. ALUGA BUGGY – IMPLEMENTAÇÃO DE REDES........................................ 18
4 CONCLUSÃO 21
REFERÊNCIAS 22
1 INTRODUÇÃO
A solução em software deve ser apresentada de forma eficaz dentro das organizações oferecendo uma gama de caminhos para resolver os problemas levantados a respeito de TI dentro da organização. Abordaremos neste trabalho o ambiente organizacional do cenário "Aluga Buggy", onde devemos discutir as soluções para esta organização através das diversas plataformas que detemos o conhecimento.
As plataformas de conhecimento aplicadas aqui são destacadas desde as noções de linguagem orientada a objetos a modelagem de banco de dados e estruturas de redes de computadores a serem destacadas como soluções.
2 OBJETIVO
O nosso objetivo é demonstrar as aplicações das noções de orientação a objetos, banco de dados e redes de computadores dentro de uma organização aqui representada como a "Aluga Buggy". Destacaremos a importância de identificar as classes envolvidas no negócio da organização e como estas podem representar a estrutura de informação da organização sendo aplicadas como banco de dados e podendo ser acessadas dentro do sistema desenvolvido. Também destacamos a necessidade e possibilidade de uma matriz da organização poder se comunicar com suas filiais através dos conceitos de redes computadores o que permite uma comunicação entre as partes envolvidas de forma eficaz e única.
3 DESENVOLVIMENTO
Apresentar soluções é um objetivo essencial dentro de uma organização. Apresentamos aqui o cenário da “Aluga Buggy” empresa que trabalha com o negócio de aluguel de buggys, que possui uma matriz localizada a certa distancia de suas filiais e que como toda organização necessita de um suporte em TI para o andamento de seu negócio. De acordo com os problemas apresentados devemos pensar em soluções práticas que atendam a nossa organização. Voltaremos às noções de orientação a objetos para representação deste cenário proposto.
3.3. ALUGA BUGGY – DIAGRAMA DE CLASSES
A medida que conhecemos a organização conseguimos conhecer a estrutura da mesma, a demanda de soluções de determinada parte e a regra de negócio da empresa. Os diagramas de classes foram usados para representar a gama de objetos envolvidos dentro da “Aluga Buggy” que agrupados em classes demonstram as características a serem trabalhada pelo futuro sistema (atributos e propriedades) e as operações que o sistema deve desempenhar dentro da organização a serem implementadas por métodos na programação.
Abaixo seguimos com a construção destas classes através do apoio de uma ferramenta CASE, o Astah, que nos auxiliou na construção do diagrama das mesmas.
Figura 1 – Diagrama de classes Aluga Buggy
O diagrama de classes acima representa as classes envolvidas no cenário proposto da Aluga Buggy onde a classe cliente está relacionada com a classe reserva (um cliente tende a fazer uma reserva); a classe reserva tem associação com a classe Buggy (uma reserva oferece seu produto, Buggys) e a classe Buggy se associa a classe Tipo_De_Buggy (um Buggy pode apresentar tipos diferentes conforme a necessidade de um cliente).
3.4. ALUGA BUGGY – PROJETO DE BANCO DE DADOS
Um projeto de banco de dados demonstra a estrutura de armazenamento da informação que gira no ambiente interno da organização. A “Aluga buggy” é uma organização que precisa movimentar estes dados de maneira íntegra e segura e principalmente disponibilizar os mesmos a sua demanda interna (filiais) e externa (clientes). Temos a disposição os SGBDs que através das propriedades ACID satisfazem a tarefa de armazenamento e disponibilidade de dados.
Um futuro software dentro da organização necessita de trabalhar em cima de um projeto de banco de dados que unido a um SGBD apresentaria a solução tecnológica para a demanda de dados da organização descrita acima.
Segue neste tópico o projeto de banco de dados proposto para esta demanda construído desde a
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