O conceito de aprendizagem organizacional
Artigo: O conceito de aprendizagem organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JACIARA33 • 9/11/2013 • Artigo • 458 Palavras (2 Páginas) • 373 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A teoria da administração e o papel do administrador nas organizações são uns dos pontos primordiais para uma boa gestão, nesse sentido, a questão do planejamento, da estrutura de organizar e controlar uma organização.
Chiavenato (2000), diz que a administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos, no entanto ele completa sua definição dizendo que a tarefa básica da administração é a de fazer as coisas por meio de pessoas de maneira eficiente e eficaz, enfatizando a importância dos seres humanos em processo administrativo. O termo administração é tão abrangente e complexo que se torna complicado definir em tão pouco espaço, sendo nesse caso importante destacar a necessidade de mudança de conceito conforme a ênfase que se deseja dar ao ato de administrar.
1.1 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
O conceito de aprendizagem organizacional pode ser entendido como “um processo de apropriação de novos conhecimentos nos níveis individual, grupal e organizacional, envolvendo todas as formas de aprendizagem – formais e informais – no contexto organizacional, alicerçado em uma dinâmica de reflexão e ação sobre as situações, problemas voltado para o desenvolvimento de competências gerenciais”. Assim definido, o conceito é complexo e multidimensional, e apropria um leque de campos referenciais teóricos heterogêneos, como psicologia, sociologia, antropologia, cultura, metodologia, e gestão. Em relação às teorias organizacionais, o conceito se articula com as teorias interpretativas já estudadas, pois essas permitem que se defina a organização como um processo, o que concorda com o conceito de aprendizagem organizacional exposto que, usando a imagem das organizações como sistemas que se autodesenvolvem, permite definir a organização que aprende também como um processo, resultado de atitudes, compromissos, regras e estratégias da cultura da sua coletividade, cultivadas em um ambiente propício à aprendizagem, especificamente com as características de ser ao mesmo tempo individual e social que é interpretativo e compreensivo e, por isso, com a mudança contínua, geralmente visando a melhorias.
1.2 GESTÃO DO CONHECIMENTO
A Gestão do Conhecimento é um processo estratégico, contínuo e dinâmico que visa gerar o capital intangível da empresa e todos os pontos estratégicos a ele relacionados e estimular a convenção do conhecimento. Deste modo deve fazer parte da estratégia organizacional e ter sua implantação garantida e patrocinada pela alta gerência, a quem deve estar subordinado todo o processo de Gestão do Conhecimento.
A partir disso, pode-se afirmar que o conhecimento aumenta a flexibilidade organizacional e promove maior capacidade de inovação o que vem a fazer um diferencial no futuro organizacional, porém apenas ter esse conhecimento não é garantia de avanço, também é necessário ter uma visão empreendedora, inovadora e audaciosa do que se pretende alcançar e que estratégias adotarem, esses fatores acabam pondo o conhecimento como um proativo mais importante da era da informação.
...