O conceito de gestão de recursos humanos
Relatório de pesquisa: O conceito de gestão de recursos humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pm • 30/5/2014 • Relatório de pesquisa • 1.687 Palavras (7 Páginas) • 802 Visualizações
Administração de Recursos Humanos
A ARH é uma especialidade que surgiu a partir do crescimento e da complexidade das tarefas organizacionais. Suas origens remontam ao inicio do século XX, após o forte impacto da Revolução Industrial, com a denominação inicial de Relações Industriais, que era uma atividade mediadora entre as organizações e as pessoas com o objetivo de reduzir os conflitos existentes entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas.
Posteriormente, a partir de 1950, o conceito de Relações Industriais foi ampliado e passou a ser tratado por Administração de Pessoal visto que seu objetivo não era apenas a de intermediar conflitos, mas, sobretudo, administrar as pessoas de acordo com a legislação trabalhista vigente.
A partir da década de 70, surgiu o conceito Recursos Humanos (ARH), onde as pessoas passaram a ser consideradas o recurso fundamental para o sucesso organizacional, porém essa concepção ainda sofria da miopia de visualizar as pessoas como recursos produtivos ou meros agentes passivos cujas atividades devem ser planejadas e controladas a partir das necessidades da organização.
Com as características do terceiro milênio - globalização da economia, forte competitividade no mundo dos negócios, mudanças rápidas e imprevisíveis e o dinamismo do ambiente -, as organizações bem-sucedidas não mais administram as pessoas, pois isso significa tratá-las como agentes passivos e dependentes, mas, sobretudo, administram com as pessoas.
Isso corresponde a tratá-las como agentes ativos e proativos dotados de inteligência e criatividade, iniciativa e decisão, habilidade e competências e não apenas de capacidades manuais, físicas ou artesanais.
Assim, o conceito de Administração de Recursos Humanos migrou para Administração de Pessoas (ou Gestão de Pessoas) por entender que as pessoas participam da administração da empresa como parceiros e não como meros recursos.
Podemos dividir o Século XX em:
o Industrialização Clássica – 1900 a 1950;
o Industrialização Neoclássica – 1950 a 1990;
o Era da Informação – Após 1990.
Pessoal / Relações Industriais
o As pessoas são consideradas como apêndice das máquinas e meras fornecedoras de esforço físico e muscular.
o Anotações em carteira;
o Contagem de horas trabalhadas;
o Aplicação de medidas disciplinares;
o Contagem de férias, etc.
Recursos Humanos
o Recrutamento;
o Seleção;
o Treinamento;
o Avaliação;
o Remuneração;
o Higiene e segurança no trabalho;
o Relações trabalhistas e sindicais.
Gestão de Pessoas
o As pessoas – de agentes passivos que são administrados – passam a constituir agentes ativos e inteligentes que ajudam a administrar os demais recursos organizacionais.
o As pessoas passam a ser consideradas como parceiros da organização que tomam decisões a respeito de suas atividades, cumprem metas e alcançam resultados previamente negociados.
CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO
A vida das pessoas constitui uma infinidade de interações com outras pessoas e com organizações. O ser humano é eminentemente social e interativo. Não vive isoladamente, mas em constante convívio e relacionamento com seus semelhantes. Devido a suas limitações individuais, os seres humanos são obrigados a cooperar uns com os outros, formando organizações para alcançar certos objetivos que a ação individual isolada não conseguiria alcançar. A organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas. A cooperação entre elas é essencial para a existência da organização. Uma organização somente existe quando, existem pessoas capazes de se comunicarem e que estão dispostas a contribuir com ação conjunta, a fim de alcançarem um objetivo comum.
A sociedade moderna é uma sociedade de organizações. As organizações são sistemas extremamente complexos. Elas revelam-se compostas de atividades humanas em diversos níveis de análise. Personalidades, pequenos grupos, intergrupos, normas, valores, atitudes, tudo existe sob um padrão complexo e multidimensional. Contudo, essa complexidade constitui a base de compreensão dos fenômenos organizacionais e, por outro, torna difícil a vida do administrador.
TEORIAS COMPORTAMENTAIS
Teoria de Campo de Lewin
O modelo de comportamento humano segundo a teoria de campo pode ser representado esquematicamente pela equação:
C = f (P, M)
C = comportamento
f = resultado ou função
P = pessoa
M = meio ambiente
A Motivação Humana
De um modo geral, pode-se afirmar que motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento
...