Estatistica Aplicada E Seus Conceitos Importancia Para Efetividade Processos De Recursos Humanos
Casos: Estatistica Aplicada E Seus Conceitos Importancia Para Efetividade Processos De Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: izidorio • 26/3/2014 • 890 Palavras (4 Páginas) • 4.162 Visualizações
A ESTATÍSTICA NO MUNDO MODERNO
Carlos Eduardo da Costa – ME -383914
Prof. Antônio César da Silva
Prof. José Tafner
Prof.ª Íris Welduschat
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD1641) – Estatística
18/01/08
RESUMO
O presente trabalho vem mostrar a importância adquirida pela estatística nos últimos anos. Explica como a estatística começou a surgir no mundo e chegou até os dias atuais. Cita como as empresas e os governos usam e aplicam as estatísticas em seu dia-a-dia. Esclarece a importância da estatística para o governo que com esses dados conseguem um melhor aproveitamento dos recursos públicos.
Palavra-chave: Números; Dados; Pesquisa.
1 INTRODUÇÃO
A estatística passou a ser usada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica. Tomou força no século XX, mas já era utilizada pelos povos antigos e até na Bíblia existe citações dela. Mas é nas organizações que ela demonstra toda a sua força. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados de uma empresa. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. Censos demográficos ajudam o Governo a entender melhor sua população e a organizazar seus gastos com saúde e assistência social. Com a velocidade da informação a estatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e atuação do conhecimento.
2 A ESTATÍSTICA
Para Ramos (2007), os métodos estatísticos modernos formam uma mistura de ciência, tecnologia, e lógica para que os problemas de várias áreas do conhecimento humano sejam investigados e solucionados. Ela é reconhecida como um campo da ciência e é uma tecnologia quantitativa para a ciência experimental e observacional em que se pode avaliar e estudar as incertezas e os efeitos de algum planejamento e observações de fenômenos da natureza e principalmente os da sociedade.
Para Inesul (2007), a utilização da estatística já remota há quatro mil anos antes de Cristo, quando era utilizada por povos guerreiros na conquista de territórios. A própria Bíblia ns descreve isso:
Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. (BÍBLIA, N.T. Lucas, 2:1-3)
Inesul (2007) destaca que foi somente no século XIX, que a Estatística começou a ganhar importância nas diversas áreas do conhecimento. E a partir do século XX começou a ser aplicada nas grandes organizações, quando os japoneses começaram a falar em qualidade total.
3 APLICAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES.
Para Ramos (2007), a estatística é uma ciência multidisciplinar que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Podem fazer analises e utilizar de resultados estatísticos um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo, psicólogo e cientista político. Neste sentido a estatística tem sido utilizada para a otimização de recursos econômicos, aumento da quallidade e produtividade, na analise de decisões políticas e judiciais e tantas outras. Em entrevista ao site do IBGE (2007), o Presidente do Conselho Federal de Estatística, Francisco de Paula Buscácio, “A estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para que possa, racionalmente, lidar com situações de incerteza”.
3.1 QUALIDADE E CONTROLE ESTATISTICO EM
...