O desenvolvimento da ciência da gestão
Artigo: O desenvolvimento da ciência da gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ketlymainardi • 17/11/2013 • Artigo • 675 Palavras (3 Páginas) • 234 Visualizações
A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
A administração é um conceito que foi fundado para organizar e delinear perspectivas futuras, com resultados positivos. Desde a época de Moisés, segundo a bíblia, já havia a administração, com a divisão de tarefas e todo o planejamento para conseguir chegar ao foco, a terra prometida.
Mas a administração foi aperfeiçoada a partir da revolução industrial caracterizada pela evolução do desenvolvimento econômico, com a interferência máxima da igreja e das organizações militares.
A administração consiste em planejar, organizar, liderar e controlar, tantos os recursos para o alcance dos objetivos, ou como a excelência no campo financeiro da empresa.
Os pensamentos administrativos são agrupados em escolas para facilitar o estudo. A primeira escola foi a clássica que abordou a ênfase nas tarefas por Frederick Taylor, Henry Ford e fonte de embasamento de todas as outras teorias posteriores que adaptaram as vantagens que ofereciam as mesmas. A escola de Henri Fayol com ênfase na estrutura organizacional, A escola de relações Humanas por Elton Mayo
Um dos precursores da administração científica foi Taylor que predominava a eficiência e a eficácia.
Henry Ford, grande empreendedor, baseado na teoria de Taylor com ênfase na divisão de tarefas aprimorou seu método e aplicou o conceito de descrever a produção em massa, com menos tempo a um menor custo.
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência.
A Teoria administrativa (TGA) surgiu no início do século passado. Ela é uma jovem senhora e atravessou fases bem distintas é que as superpõem. Cada uma das frases realça e enfatiza um aspecto importante da administração, a saber:
1. Ênfase nas tarefas;
2. Ênfase na estrutura organizacional;
3. Ênfase nas pessoas;
4. Ênfase na tecnologia
5. Ênfase no ambiente;
6. Ênfase nas competências e na competitividade
Teoria clássica, a primeira abordagem a enfatizar a estrutura organizacional nasceu com Henri Fayol (1841-1925), engenheiro francês que inaugurou a abordagem anatômica e estrutura da empresa, substituindo o enfoque analítico e concreto de Taylor por uma visão sintética, global e universal. Fayol defendia a visão anatômica da empresa em termos de organização formal, isto é, a síntese dos diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional, suas relações e suas funções dentro do todo.
Para Fayol, toda empresa desempenha seis funções básicas:
1. Funções Técnicas: Relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa.
2. Funções Comerciais: Relacionadas com a compra, a venda e a permutação.
3. Funções Financeiras: Relacionadas com a procura
...