O menino e a caixa
Por: wala • 9/12/2015 • Trabalho acadêmico • 740 Palavras (3 Páginas) • 497 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
LUCIENE SANTOS DE ALMEIDA RA 1321568___
DIELLY LYARA MOREIRA DE SOUZA RA_1319331
POLO
TAGAUTINGA - DF_
26/09/2015
Qual a intenção da autora com o texto?
O menino e a caixa
RAMAL, Andrea. Histórias de gente que ensina e aprende: contos para repensar a educação. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
O texto apresentado “o menino e caixa” relata a história de um entregador de objetos e de um menino que recebia e os guardava dentro de uma caixa, no entanto ao analisarmos atentamente o texto, percebemos que não se trata apenas de um objeto qualquer, mas sim de algo bem valioso, o conhecimento.
O entregador em questão trata se de um educador que entra em sala de aula para poder repassar os seus conhecimentos, o menino por sua vez, faz o papel de receptor, que vai acumulando essas informações ao longo do tempo.
No decorrer da história há o relato que os objetos lançados são guardados desordenadamente, nos fazendo refletir sobre a questão da preparação de um educador em transmitir informações tão preciosas para a vida de um aprendiz, pois para que se possa obter um bom retorno no ensinamento é necessário que se desperte a curiosidade e o desejo de se adquirir o conhecimento, caso contrario ira acontecer exatamente o que ocorreu com o menino que não sabia ordenar de forma correta todas as informações que ia adquirindo, o que acontece muitas das vezes aos alunos que não conseguem assimilar e fazer a ligação de certas matérias ou assuntos com o futuro, fazendo-se certas perguntas como: Para que isso vai servi, ou quando, como e onde vou usar isso?
Muitos educadores chegam em suas salas de aula com conteúdos programáticos definidos, que não visam objetivamente o desenvolvimento necessário para com o educando, e usando os métodos antigos, tornando o ensino repetitivo e cansativo. Com a velocidade das informações e o avanço da tecnologia, se faz necessário que os educadores estejam em constantes atualizações, como por exemplo, se dedicando a uma reciclagem para que possa aprimorar os métodos de educação, podendo então assim dar aos seus alunos uma melhor qualidade de ensino.
O importante nem sempre é a quantidade de informações que se é passada, mas sim a qualidade do ensinamento, seguida de uma boa orientação para que possa lançar no mundo agentes transformadores, capazes de transformar o seu meio, com o aprendizado adquirido no decorrer de suas vidas.
...