O objetivo deste trabalho é desenvolver um plano de estrutura
Por: Gabriele Mercadante • 29/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.402 Palavras (6 Páginas) • 733 Visualizações
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é desenvolver um plano de estrutura, para a empresa Hipermercado Hoterdan. Será desenvolvido pesquisas com os princípios de uma motivação apresentados aspectos relevantes a fim de buscar os objetivos a serem alcançados.
Dando importância de uma gestão bem sucedida influenciando no crescimento pessoal e no lucro da empresa.
O planejamento será visto para a seleção de programas de ação e para sua execução, dando coerência e sustentação.
PASSO 1
PASSO 2
Propostas para melhorias e retenção de talentos
Vamos definir uma forma clara para responsabilidades básicas de cada cargo, além de determinar os valores relativos a cada cargo, desenvolvendo um equilíbrio interno sem distorções salariais e de acordo com o mercado são os passos seguintes. Integrar os interesses de crescimento e qualidade de vida de seus colaboradores com os interesses financeiros da organização é uma forma sábia de motivá-los. Por fim, iremos buscar a racionalização e a simplificação da estrutura organizacional. Ficando perceptíveis os objetivos citados a importância deste eficiente instrumento gerencial, desta forma, seguem as fases de implantação de um Plano.
Fase 1 – Organização e Planejamento
Inicialmente devem-se coletar informações que permitam o conhecimento de caráter organizacional, hierárquico e funcional, procedimentos, políticas e níveis de remuneração praticados. Outras importantes informações são relacionadas aos aspectos estratégicos, administrativos, objetivo negociarem, concorrência, sindical, enfim, tudo em torno da organização que diz respeito a sua mão de obra. Todas estas informações são de extrema importância para uma melhor compreensão da cultura da organização, fundamentais para o sucesso do projeto. O máximo envolvimento e interesse do corpo executivo com relação ao projeto são imprescindíveis para o sucesso do trabalho.
Fase 2 – Divulgação do Projeto
A divulgação do projeto é de suma importância para dar conhecimento a todos os níveis e colaboradores da organização em relação aos objetivos e metodologias a serem empregados, com o intuito de buscar participação e comprometimento de todos.
Fase 3 – Levantamento de Atribuições
Fase que visa identificar e levantar todas as funções existentes na organização, por meio de processos de entrevistas ou questionários para elaboração das descrições de cargos. Este processo também deve servir para uniformização e padronização dos cargos.
Fase 4 – Descrição de Cargo
A análise e levantamento de todos os postos de trabalho da organização é a base para a elaboração das Descrições de Cargos. A mesma é a narrativa que possui os aspectos do cargo, seu conteúdo, enfim, o que o cargo faz, como faz e para que faz, bem como as competências, especificações e habilidades para o melhor desempenho do ocupante da posição.
Fase 5 – Avaliação e Classificação dos Cargos
Momento de adequar o valor relativo de cada cargo, dimensionar e hierarquizar por ordem de importância todos os cargos da organização. Existem inúmeras metodologias e técnicas de Avaliação de Cargos, cabe à organização escolher a mais adequada às suas necessidades.
Fase 6 – Pesquisa Salarial
Juntamente com a Avaliação dos Cargos, é parte fundamental de todo o Plano de Cargos e Salários, pois através da Pesquisa Salarial é possível obter elementos de comparação entre a estrutura da organização e os níveis de remuneração praticados no mercado na qual a mesma faz parte, é uma forma justa de garantir equidade externa de qualquer política salarial.
Fase 7 – Determinação de Estrutura Salarial
Nesta fase a organização deve fazer a junção entre a Avaliação de Cargos e os resultados da Pesquisa Salarial. Momento em que se calculam os valores das faixas salariais para cada cargo ou grupo de cargos da empresa, assim como determinar o grau de agressividade definido pelo Salário Médio de Mercado. A Estrutura Salarial, ou Tabela Salarial é um agrupamento de cargos em classes, com uma faixa salarial para cada classe de cargos e dividida em níveis salariais.
Fase 8 – Exercício de Enquadramento de Cargos e Salários
Fase onde se calculam os custos envolvidos na implantação do Plano de Cargos e Salários, bem como a estratégia de implantação de acordo com as condições financeiras da organização, de forma a minimizar os impactos que possam vir a ocorrer.
Fase 9 – Política de Cargos e Salários
Por fim, encerramos todo o processo e implantação do Plano de Cargos e Salários, assim como os meios e mecanismos para a manutenção do mesmo. A Política de cargos e Salários consiste no conjunto de normas, ações e procedimentos que zelam pelas premissas básicas da administração de cargos e salários, são critérios usados para as trajetórias de cargos e salários, políticas de crescimento profissional e posicionamento da estrutura salarial frente ao mercado de trabalho.
O hipermercado HOTERDAN é uma empresa voltada no nível regional que deseja expandir a nível estadual, e com alguns ajustes e mudanças citados poderá ser realizados, principalmente no que diz respeitos a melhoria das operações.
PASSO 3
Vamos aplicar no dia a dia das organizações em que atuam uma das práticas mais saudáveis em uma organização sendo a troca de ideias, conhecimentos e informação. O nome corporativo desse ato será utilizado uma gestão de conhecimento onde será feito formalmente, com reuniões, palestras e treinamentos, quando de maneira informal, com pequenas conversas, ensinamento de alguma técnica ou resolução de dúvidas. A divulgação de informações e capacitação constante dos colaboradores isso fará importante no dia a dia das organizações. Irão gerar um ambiente de colaboração e confiança, que por si só é um agente motivador. Além disso, quanto mais as pessoas aprendem e são reconhecidas pelo seu esforço, elas darão muito mais de si e literalmente “vestem a camisa” da empresa. Para favorecer a criação de conhecimento novo na empresa é necessário que a empresa passe por mudanças contínuas e crescentes transformações sociais, econômicas e culturais. Essas mudanças nos dias de hoje, decorrem do conhecimento e compartilhamento entre todos os pontos de vista do mundo, gerando assim, um efetivo bem empresarial que relaciona o fator de produção e geração de riqueza.
...