O que são contribuições parafiscais?
Por: Matheus Piffer • 29/8/2021 • Monografia • 408 Palavras (2 Páginas) • 85 Visualizações
Impostos
1 – O que são contribuições parafiscais?
São contribuições com fins econômicos, sociais e culturais de competência privativa da União. Abrangem, por exemplo: o FGTS, as Contribuições Econômicas, Taxas e Emolumentos. Diz respeito ao exercício de atividades, as anuidades dos conselhos profissionais: advogados, contadores, entre outros.
2 – O Município pode aumentar o IPTU – imposto predial e territorial urbano sem lei? Justifique.
As prefeituras municipais não podem alterar a base de cálculo e elevar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por decreto, mas apenas por lei, aprovada pelo Legislativo.
3 – Imposto pode ser instituído por medida provisória? Justifique.
As Medidas Provisórias podem criar ou majorar tributos, com exceção das exações que necessitam ser instituídas por lei complementar. A cobrança dos impostos instituídos por meio de Medida Provisória depende da conversão desta em lei antes do exercício financeiro em que a exação deve ser exigida.
Medida provisória não poderá instituir ou majorar o imposto de importação, exportação, IPI e IOF por serem tributos extrafiscais.
CONFERIR COM PROFESSORA
4 - Cite os impostos de competência dos Municípios para instituir e cobrar:
Os municípios são responsáveis por recolher os seguintes impostos: ITBI, ISS e IPTU.
5 - Cite os impostos de competência dos Estados para instituir e cobrar:
Os Estados, por sua vez, são competentes para instituir o ITCMD, ICMS e IPVA
6 - Cite os impostos de competência da União para instituir e cobrar:
Imposto de Importação, Imposto de Exportação, Impostos sobre Grandes Fortunas, IPI, Imposto de Renda, Impostos Residuais da União, OF, IEG (Imposto Extraordinário de Guerra), ITR (Imposto sobre Propriedade Territorial Rural)
7 – De acordo com o princípio da anterioridade e a noventena a partir de qual data pode ser cobrado o imposto que sofreu aumento?
Esse princípio determina que os entes cobrem o tributo somente depois de decorridos 90 dias da publicação da lei que o instituiu ou aumentou.
Publicação da lei que aumentou o imposto a cobrança pode ocorrer a partir de:
30/05/2019
15/12/2020
?????
...