O que é ISO 9001
Projeto de pesquisa: O que é ISO 9001. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatanovelli • 24/2/2015 • Projeto de pesquisa • 959 Palavras (4 Páginas) • 154 Visualizações
Introdução:
Antes do século XX o gerenciamento da qualidade se baseava em dois princípios, inspeção dos produtos pelo consumidor e a confiança que era depositada no artesão. Durante a Revolução industrial o gerenciamento da qualidade passou a ser supervisionado conforme a administração científica de Taylor. Com a evolução do tempo a gestão da qualidade também evoluiu e o resultado obtido no controle da qualidade foi o surgimento de várias ferramentas, normas e conceitos. Dessa evolução surgiram dois parâmetros, a ISSO 9001 e o TQM, que o exposto vem mostrar o que é cada um e a relação entre eles.
O que é ISO 9001:
A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização. Ela é uma organização não governamental que está presente hoje em cerca de 120 países. Esta organização foi fundada em 1947 em Genebra, e sua função é promover a normatização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada.
No Brasil, o órgão regulamentador da ISO chama-se ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ISO cria normas nos mais diferentes segmentos, variando de normas e especificações de produtos, matérias-primas, em todas as áreas. A ISO ficou popularizada pelas normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas.
A série ISO 9000 é uma concentração de normas (ISO 9000 a ISO 9004) que formam um modelo de gestão da qualidade para a organização, certificando seus sistemas de gestão através de organismos de certificação. Foi elaborada através de um consenso internacional sobre as práticas que uma empresa pode atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente. A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas empresas a serem certificadas, a própria empresa é quem estabelece as metas a serem atingidas.
Em sua essência, a ISO 9001 é uma norma que visa estabelecer critérios para um adequado gerenciamento do negócio tendo como foco principal a satisfação do cliente e consumidor. A ISO 9001 tem como objetivo a melhoria da gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento.
A ISO 9001 especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade, quando uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer de forma consistente produtos que atendam ao cliente e metodologias aplicáveis e requisitos regulamentares. Pretendendo aumentar a satisfação do cliente através da aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para melhoria contínua do sistema e a garantia da conformidade com o cliente e requisitos regulamentares aplicáveis.
Todos os requisitos da ISO 9001 são genéricos e se pretende que sejam aplicáveis a todas as organizações, independentemente do tipo, tamanho e produto fornecido.
O que é TQM:
O conceito de (TQM) surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), quando a fabricante de automóveis do Japão, Toyota, adotou como estratégias de administração a distribuição de responsabilidade entre os colaboradores. Nesse período o sistema ficou conhecido como TOYOTISMO, que superou a o FORDISMO aonde as responsabilidades eram limitadas apenas ao nível da gestão. Com o surgimento do TQM a comunicação organizacional tornou-se uma peça-chave, em todos os níveis da dinâmica de organização.
A gestão da qualidade total (TQM) consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais. O objetivo é a implicação não só da empresa inteira mais também a organização estendida. O TQM é composto de estágios como planejamento, Organização controle, liderança.
O TQM é um conceito/filosofia que muda a forma de pensar e agir das pessoas, para que se atinja a qualidade total, por meio do planejamento, e varias outros meios de se obter melhoria continua como o ciclo PDCA e o 5S.
O TQM (Total Quality Management) tem sido amplamente utilizado em indústria, educação, governo e serviços. Chama-se total porque o seu principal objetivo é a implicação não só da empresa inteira mais também a organização estendida, abrangendo fornecedores, distribuidores e demais
...