TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÃO SOBRE O CORRETO PREENCHIMENTO E INFORMATIZAÇÃO DOS PRONTUÁRIOS, EVITANDO GLOSAS HOSPITALARES

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.558 Palavras (23 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 23

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO

Juliana Ricardo de Souza

Sandra Regina Souza de Lima Rodrigues

ORIENTAÇÃO SOBRE O CORRETO PREENCHIMENTO E INFORMATIZAÇÃO DOS PRONTUÁRIOS, EVITANDO GLOSAS HOSPITALARES.

São Paulo

2016


Juliana Ricardo de Souza

Sandra Regina Souza de Lima Rodrigues

ORIENTAÇÃO SOBRE O CORRETO PREENCHIMENTO DOS PRONTUÁRIOS, EVITANDO GLOSAS HOSPITALARES.

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de pós-graduação em Administração Hospitalar do Centro Universitário São Camilo, orientado pelo prof. Adriano Antonio Marques de Almeida, como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Administração Hospitalar.

São Paulo

2016


RESUMO

Este artigo tratou da nossa observação frente ao impacto das anotações de enfermagem no contexto das glosas hospitalares. A pesquisa se norteia pela seguinte questão: como o profissional de enfermagem pode contribuir através dos registros para a não ocorrência da glosa hospitalar? Nosso objetivo foi identificar o impacto causado pelos registros feitos de forma errônea da equipe de enfermagem causando às eventuais glosas que tem um impacto significativo no faturamento da instituição. O tipo de pesquisa utilizada foi descritiva, onde utilizamos uma abordagem de pesquisa-ação (pesquisar e buscar uma ação corretiva). O estudo se materializou por meio de algumas leituras exploratória e interpretativa. Desta forma, elaboramos um manual de como deve ser preenchido os prontuários e assim expor a importância da contribuição do registro de forma correta dos dados no processo de diminuição de glosas hospitalares, mostrando como o profissional de enfermagem é a ferramenta fundamental neste contexto. Sendo assim, pretendemos conscientizar e conduzir a prática dos profissionais da saúde que estejam envolvidos com o preenchimento dos prontuários, da responsabilidade e do comprometimento da elaboração completa e adequada do prontuário médico hospitalar.

Palavras-chaves: Glosas hospitalares. Prontuário médico. Prestadores de serviços médicos.

ABSTRACT

This article dealt with our observation against the impact of nursing records in the context of hospital glosses. The research is guided by the following question: how professional nursing can contribute through the records to the non-occurrence of hospital gloss? Our goal was to identify the impact made by records wrongly nursing team causing the possible glosses that have a significant impact on revenues of the institution. Methodologically the type of research used was descriptive, which used an action research approach (search and seek corrective action). The study materialized by some exploratory and interpretative reading. Thus, we developed a manual of how to be filled the charts and so expose the importance of the contribution of the record correctly the data on the reduction of hospital glosses process, showing how the nursing professional is the key tool in this context. Therefore, we aim to raise awareness and lead to practice of health professionals who are involved with filling the records, responsibility and commitment of complete and appropriate hospital medical records.

Keywords: Hospital glosses. Medical records. Medical providers.


INTRODUÇÃO

        O sistema de saúde tem como peculiaridade lidar com procedimentos técnicos realizados por profissionais que estão distantes do gerenciamento de custos, ao mesmo tempo em que aqueles que são responsáveis pela cobrança têm pouco conhecimento técnico. Este fato, muitas vezes repercute no surgimento de glosas.

        Neste cenário, o faturamento hospitalar é prejudicado pela má informação ou pelo registro inadequado das ações de saúde as quais os usuários foram submetidos. Estes tipos erros são encontrados tanto em instituições públicas como em privadas.

        Nas entidades públicas estes tipos de problemas são menos percebidos, uma vez que o pagamento por meio do Sistema Único de Saúde obedece a um teto financeiro acordado por meio de um contrato entre as Secretarias Municipais de Saúde e os órgãos prestadores de serviço.

        No caso das unidades particulares tal situação, tem maiores consequências visto que pode ocorrer a glosa (cancelamento ou recusa parcial ou total do pagamento referente a um serviço ou procedimento realizado por um prestador de serviço). Geralmente, a glosa é uma justificativa dos convênios para não efetuar o pagamento de um procedimento material ou de medicamento.

        Apesar da glosa ser a dor de cabeça dos gestores hospitalares, ela tem sua origem na própria unidade de saúde que gerou o custo, uma vez que essa ocorre quando: há indícios de erros no preenchimento das guias ou formulários, falta de informações sobre os procedimentos que foram realizados nos pacientes e registros de prescrição envolvendo os componentes da equipe clínica (o médico quando não registra sua prescrição; a equipe de enfermagem quando não checam os horários das medicações ou não atendem às particularidades exigidas pelos convênios médicos).

        Provavelmente, este fato ocorre devido à condição em que a cobrança dos procedimentos realizados acontece, isto é, por conta da análise dos prontuários, uma vez que, muitas glosas são geradas a partir deste documento, pois, durante a assistência o registro dos procedimentos é considerado uma atividade não muito importante.

        Se imaginarmos que os setores de maior custo são aqueles que possuem pacientes em estado clínico mais crítico, poderemos entender a origem de uma grande maioria de glosas: os profissionais de saúde se detêm no cuidado direto ao cliente.

        Porém, apesar de reconhecer a importância deste cuidado, o serviço de saúde não pode ter perda financeira, pois do pagamento correto dos procedimentos depende a saúde financeira da instituição de saúde. O faturamento revela que os registros de enfermagem são os principais geradores de glosas em hospitais, visto que este grupo deve registrar os serviços e materiais utilizados no tratamento do paciente. Nestes processos, as anotações de enfermagem são complexas e acabam gerando interpretações incorretas e consequentemente, as glosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (185.4 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com