OS INDICADORES FINANCEIROS
Por: Clauciani da Silva • 1/5/2019 • Artigo • 6.719 Palavras (27 Páginas) • 150 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado com o intuito de demonstrar a importância da gestão financeira para uma empresa de médio porte, do setor moveleiro, considerando que a continuidade das empresas dessa amplitude é importante para o desenvolvimento da economia do país, pois geram empregos, tecnologia e renda para a sociedade.
A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido, proveniente das atividades operacionais.
Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados, demostrando a realidade da organização através de indicadores.
O que se procura mostrar nessa pesquisa é a importância da utilização desses indicadores para tomada de decisões gerenciais, através do seu referencial teórico e do estudo de caso, apresentado para os administradores da empresa, visando apoiá-los na gestão e garantir a segurança financeiro da empresa.
Palavras-Chave: Indicadores econômico-financeiros; Demonstrações contábeis; Gestão empresarial; Gestão financeira.
2 OBJETIVOS
Este trabalho, tem como objetivo geral demonstrar a importância do uso dos indicadores financeiros, para tomada de decisão gerencial, através das informações contábeis, no processo de gestão de uma empresa do setor moveleiro.
Para orientar o rumo da pesquisa, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos:
a) Identificar os principais indicadores econômico-financeiros no processo da gestão empresarial;
b) Avaliar a importância dos indicadores financeiros para tomada de decisão;
c) Desenvolver um estudo de caso em uma indústria do setor moveleiro.
3 JUSTIFICATIVA
No século XXI estamos vivendo num ambiente cada vez mais competitivo, para que uma empresa possa se manter saudável financeiramente, continuar crescendo, é importante saber analisar os seus resultados, conseguir compreende-los, buscando avaliar o seu desempenho.
As organizações bem-sucedidas, através de uma rigorosa análise das demonstrações financeiras, conseguem antecipar aos acontecimentos e apoiar-se em planejamento, realizando previsões e determinando os pontos críticos, apontando as prioridades e as oportunidades.
Este artigo tem como objetivo demonstrar como construir os principais indicadores financeiros e demonstrar a importância da utilização dos mesmos como fatores de análises no apoio para as tomadas de decisões gerencias, como fonte de informações para apuração dos índices, de forma transparente e observando os padrões mundiais de comparabilidade.
Com isso, será muito mais fácil entender a situação em que a organização se encontra, para posteriormente criar estratégias de melhorias e construir o plano de ações, visando aprimorar seu desempenho e resultados a longo prazo.
Devido a esses argumentos, aliado a necessidade de ressaltar a importância da atividade gerencial para o meio empresarial, principalmente em empresa de médio porte e com administrações familiares, muito presentes na nossa região, surgiu o interesse de desenvolver esse tema.
As análises de demonstrações contábeis podem ser realizadas de várias maneiras, através de indicadores econômico-financeiros, ou de análises vertical e horizontal. Considera-se importante que os resultados dos indicadores sejam comparados com demais empresas, especialmente do mesmo ramo, nos mesmos períodos analisados, para uma avaliação da situação da empresa com o mercado.
- REFERENCIAL TEORICO
- CONTABILIDADE FINANCEIRA
Com a globalização e a entrada de ofertas de produtos e serviços, as empresas, nos dias atuais, enfrentam novos desafios, os clientes e o mercado exigem que a qualidade e os preços sejam compatíveis com a concorrência. Para que os gestores possam tomar decisões assertivas, averiguando se a empresa atende as necessidades do mercado sob aspectos técnicos e de preços, são utilizados índices econômico-financeiros. (MATARAZZO, 2003)
Segundo Matarazzo (2003, p. 148):
“Os índices servem de medida dos diversos aspectos econômicos e financeiros das empresas. Assim como um médico usa certos indicadores de pressão e temperatura, para elaborar o quadro clínico do paciente, os índices financeiros permitem construir um quadro de avaliação da empresa”.
Matarazzo (2003) ainda afirma que, a partir das demonstrações contábeis, os indicadores econômico-financeiros representam o diagnóstico da situação econômica e financeira da empresa, apresentando sua liquidez, rentabilidade e estrutura de endividamento.
Para Coronado (2006), a sobrevivência das empresas, em um ambiente competitivo, vincula-se diretamente à capacidade que os elementos têm de se antecipar aos acontecimentos desse ambiente. A administração das empresas bem-sucedidas, apoia-se em processos de planejamento de suas atividades, buscando informações nas demonstrações de resultado.
As demonstrações contábeis fornecem uma série de dados sobre a empresa, de acordo com as regras contábeis. A análise das demonstrações transforma esses dados em informações, como uma espécie de comunicação, para quem as recebe, podendo gerar uma reação ou decisão. (MATARAZZO, 2003).
Segundo Matarazzo (2003, p. 27):
“O diagnóstico de uma empresa quase sempre começa com uma rigorosa Análise de Balanços, cuja finalidade é determinar quais são os pontos críticos e permitir, de imediato, apresentar um esboço das prioridades para a solução de seus problemas”.
Essas informações oriundas da contabilidade financeira evidenciam o resultado, o desempenho da gestão da entidade em dado exercício e perspectivas futuras, fornecendo aos usuários, dados para apoiá-los nas decisões de condução do seu negócio, aumentando o poder de interpretação dos métodos de mensuração em formatos de relatórios que podem acumular dados a respeito das operações realizadas pelas empresas, resumido nas Demonstrações Financeiras. (STICKNEY, 2001).
- ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Sticney (2001), diz que a administração financeira tem por objetivo auxiliar os empresários e administradores nas tomadas de decisões, a fim de prever, planejar, organizar, executar e controlar, proporcionando um melhor gerenciamento:
...