Olimpíadas - Atletas Brasileiros Desconhecidos
Por: Araujo9994 • 14/11/2022 • Trabalho acadêmico • 1.190 Palavras (5 Páginas) • 77 Visualizações
[pic 1]
Trabalho: Olimpíadas - Atletas Brasileiros Desconhecidos
Ronaldo Porto Rodrigues Filho. RA: 060520
Ricardo de Matos Andrade RA: 032767
1° Semestre / 2022-03
São Paulo – SP
2022
Sumário
Organograma da Pesquisa 3
Desenvolvimento 4
Referencias 6
Organograma da Pesquisa
Objeto de estudo: Conhecer atletas da Primeira Olimpíada que o Brasil participou.
Dando ênfase em um dos atletas, visando ter mais objetividade no trabalho.
Período de Estudo: Primeira Olimpíada de 1920.
Esta foi a primeira vez que o Brasil participou dos Jogos Olímpicos, na cidade de Antuérpia, na Bélgica, a delegação foi composta por 21 atletas. Mesmo sendo a primeira vez, os brasileiros conseguiram três medalhas, todas no tiro esportivo: duas individuais e uma por equipe. A delegação enfrentou uma viagem de quase um mês a bordo do navio Curvello, cedido pelo Governo Federal.
Fontes: Livro, sites, artigo.
Tem outros trabalhos sobre o tema: Tem, falam sobre as histórias de vida de alguns atletas Olímpicos das gerações passadas.
Informações de tempo e lugar: 1920 – A cidade de Antuérpia, na Bélgica, recebeu uma delegação composta por 21 atletas.
Desenvolvimento
O estudo tem o intuito de apresentar e retirar do anonimato atletas renomados que foram pouco divulgados pela mídia e por fim esquecidos por quase todas as pessoas, tanto do meio como pessoas que não vivem o esporte, e identificamos essa necessidade, sendo essa a justificativa do estudo, com o objetivo de enriquecer com detalhes o estudo, vamos destacar curiosidades sobre a vida destes heróis brasileiros.
O início desse marco histórico começa com uma convocação de uma delegação, composta por 21 atletas, que se tornaram heróis, mesmo em meio a inexistência da estrutura esportiva robusta em todo país. É possível identificar o pioneirismo dos atletas que, sem incentivo governamental, arcaram com praticamente todos os seus gastos. Merece destaque, ainda, a estreita relação entre os atletas e o Exército brasileiro visto que vários deles eram militares, motivo que, em parte, explica a origem das medalhas conquistadas, todas relacionadas à modalidades de tiro. (CALHEIROS; GOELLNER, 2007).
Após navegarmos por dados, em sites e artigos, notamos que não existem documentos existentes sobre os outros atletas que compunham a seleção da época. Mas após começarmos nossas pesquisas, encontramos alguns atletas do ano de 1920, o primeiro atleta, se chama Guilherme Paraense, o mesmo era o tenente do exército Brasileiro, sendo o responsável pela conquista do primeiro ouro olímpico, no tiro rápido (25m) individual, os outros atletas receberam medalhas, colocando o Brasil no Mapa.
Nosso Próximo atleta se chama Afrânio Antônio da Costa, que por sinal tinha uma fama muito boa, chamado de bom atirador por seus colegas, nascido no dia 14 de maio de 1892, o mesmo tinha a ocupação de advogado e diretor de tiro esportivo do Fluminense, seu falecimento foi em 26 de junho de 1979, Rio de Janeiro.
Sebastiao Wolf, medalha de bronze (tiro livre por equipe) Hoje Tiro esportivo, Nasceu na cidade de Gössweinstein Alemanha em 05 de fevereiro de 1869 veio para o Brasil ainda criança para o estado do Rio Grande do Sul sua forte ligação com sua nova pátria fez com que seu nome de batismo (Sebatian) fosse abrasileirado. Ele foi naturalizado brasileiro, aprendeu a atirar com seu padrasto, foi a atleta mais velho da equipe Brasileira tinha 51 anos quando disputou a competição em Antuérpia, sendo mais um herói olímpico.
O quarto atleta é o Dario Barbosa, Medalha de bronze (tiro livre por equipe) hoje Tiro Esportivo, Nasceu em 21 de julho de 1882 no Rio Grande do Sul, não encontramos muitas informações, mas o mesmo não se torna menos importante.
Temos dentro da nossa pesquisa, Fernando Soledade, Medalha de bronze (tiro livre por equipe) hoje Tiro Esportivo, Nascido a 05/02/1869 no Rio de Janeiro era Médico e integrou a equipe de tiro livre por equipe do Brasil usava um chapéu de abas largas para se proteger do sol (sua marca), venceu os campeonatos brasileiros de 1909 e 1910 de tiro livre.
Durante os jogos, os atletas brasileiros demonstraram coragem, força de vontade e determinação, deram significado a versatilidade, pois alguns atletas participaram de mais de uma modalidade, por exemplo, Orlando Amêndola, competiu nos 100 metros nado livre, ele ficou em sexto lugar na quarta bateria, e então foi eliminado. Fez parte da equipe de polo aquático, marcando três gols nas duas partidas que a seleção disputou, sendo mais um herói dentro dessa seleção original do ano de 1920 e João Jório, nascido em 1900, sendo remador, os dois heróis disputaram provas em três modalidades: natação, remo e polo aquático. Temos também outros três nadadores, que expandiram suas habilidades para mais um esporte além da natação: Abrahão Saliture (remo), Adhemar Ferreira Serpa e Angelo Gammaro (polo aquático), Apesar de que a Europa passava pelo verão, aconteceu em julho os jogos, o frio era profundo e água da piscina, registrava a temperatura de três graus no dia da primeira competição.
...