Organizacao sistema e metodos
Por: magdielem • 7/7/2015 • Dissertação • 909 Palavras (4 Páginas) • 292 Visualizações
TRABALHO 2
Descrição do trabalho
Neste trabalho os alunos deverão responder as questões 1 a 6 abaixo, construindo raciocínios, análises, justificativas e relatos através de observações de tirinhas/ilustrações (vide questões 1 e 2).
A questão 3 – diz respeito à administração de conflitos, através de um acontecimento vivenciado.
Na questão 4 – deverão analisar um mini caso, usando como subsídio as abordagens contempladas na aula 6 da apostila.
Na questão 5 - deverão apresentar um relato de experiência/vivência que contemple o aprendizado da aula sobre Ética e, para finalizar na questão 6 – a abordagem é sobre Mudança Organizacional (manifestações de resistências).
Formato
- Execução da atividade ocorrerá de forma individual (nada impede a troca de ideias e/ou comentários, via fórum, entre os demais colegas).
- Postagem do resultado final no ambiente de trabalho MOODLE, (word).
Questões para serem refletidas e respondidas
- De acordo com tipos de poderes organizacionais ora estudados, avaliem as “tirinhas” abaixo e responda a questão que segue:
[pic 3]
[pic 4]
fonte: por Scott Adams http://www.dilbert.com/
- Que tipo (s) de poder (es) pode-se observar como presente e/ou ausente na 1ª ilustração e na 2ª ilustração? Justifique:
Resposta: na primeira tirinha da para observar que o tipo de poder usado e o de referencia, o individuo e reconhecido pelo seu trabalho pelo seu gestor, mas nao recebe pelo cargo ocupado, isso com o tempo ira gerar insatisfacao e desmotivaçao.
Na segunda tirinha o poder exercido e o de reconpensa, a dedicação do funcionario não é reconhecida como ele espera gerando uma também uma desmotivação.
2. Fazendo uso de seus conhecimentos sobre as diferenças comportamentais de grupos e equipes, comente a ilustração abaixo:
[pic 5]
- É possível identificar um trabalho em equipe ou em grupo? Justifique sua observação.
Resposta:
Neste caso não existe trabalho em equipe, esta claro que não há um objetivo coletivo, nen solidariedade entre os menbros, isso salienta que nen todo grupo é uma equipe, o descaso de um membro pode resultar no fracaso de todo o grupo.
3. Relatar um acontecimento vivenciado (em sua empresa ou numa outra situação) na qual fique nitidamente clara a “administração de conflitos”, identificando se o mesmo poderá ser encarado como variável positiva ou negativa e o porquê.
Resposta:
Teve um caso que ocorreu na empresa que trabalhei , que todas mudanças eram encaradas como uma ameaça, uma dificuldade ate mesmo antes de ser colocadas em pratica, e no caso de ser solicitado uma tarefa a mais ou fora do vivenciado no dia a dia so eram realizadas se ouvese um tipo de recompensa, premiação propriamente dita, o gestor por sua vez com medo de perder seus funcionarios que já eram experientes e qualificados para a tarefa acabava sedendo, a resistência dos funcianarios, criando um vicio entre eles que sempre faziam o que achavam certo.
4. Analise o mini caso abaixo transcrito e a seguir responda os questionamentos pertinentes:
Fonte: http://feedbackpucpr.blogspot.com.br/2009/06/estudo-de-caso.html (adaptado)
Silva, gerente de departamento de uma grande empresa, está com dois problemas: deve demitir um funcionário que não está rendendo o suficiente e deve tentar reter outro, excelente, que pediu desligamento.
Ao primeiro, ele diz:
- João, você está conosco há 12 meses, mas até agora não mostrou a competência que esperávamos de você. Por isso a empresa está dispensando seus serviços. Lamento. E ouviu de resposta:
- Mas, chefe, há um ano que estou fazendo a mesma coisa e ninguém nunca me orientou que deveria fazer diferente. Por que vocês não me alertaram antes?
Ao segundo, pede:
- Carlos gostaria que você reconsiderasse sua saída da empresa. Você está conosco há dois anos, estamos muito satisfeitos com você e estamos pensando, inclusive, em promovê-lo. Por que você quer sair? E foi obrigado a escutar:
- Porque recebi uma proposta melhor de outra empresa que ouviu falar de mim e ficou interessada. Eu até achei que não faria falta por aqui, pois nunca senti que meu trabalho fosse valorizado.
...